A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Esse cara foi para a escola dirigindo seu Dodge da NASCAR!

Matthew Scannell é um jovem canadense de 17 anos que ainda está no colegial. Ele leva uma vida normal — exceto pelo fato de ser piloto na NASCAR Canadian Tire Series. E ele levou seu Dodge Challenger Stock Car para a escola na última quarta-feira (4)! E por uma boa razão: fazer seus colegas se interessarem por carros.

A iniciativa foi do próprio Matthew, que conversou meses com seu professor de Artes Industriais para convencer a escola a permitir que o carro de corrida fosse levado para lá. No Canadá, muitas escolas ensinam a disciplina de Artes Industriais, conhecidas como “shop class“, que dão aos estudantes noções de reparos domésticos e manutenção automotiva, e o professor achou que fosse uma boa ideia que Matthew desse aos colegas a oportunidade de conhecer um carro de corrida de perto.

 scannell

Matthew pilota desde os sete anos de idade, e representa a terceira geração de pilotos da NASCAR em sua família, seguindo os passos de seu pai e de seu avô. Ele diz que levar o Dodge Challenger Stock Car para a escola seria a maneira perfeita de compartilhar sua paixão com os colegas. “A maioria das pessoas não faz ideia do que se trata tudo isso”, ele diz. “Mas sempre foi uma parte muito importante da minha vida”.

O professor de Matthew, Paul Lydan, da John F. Ross High School, aproveitou para promover um mini-encontro automotivo em frente à oficina da escola. “É muito bom ver os estudantes mexendo nos carros e depois os exibindo”, conta Lydan. “O tema comum aqui é o amor aos carros”.

Amor aos carros este que está desaparecendo — estudantes não se interessam mais como antes em ter seu próprio carro, e as corridas não são mais tão populares. Matthew e seu professor querem mudar isso pelo menos um pouco. E eles e parecem estar conseguindo: os dois já estão planejando transformar o acontecimento em um evento anual, e certamente vão contar com o apoio da escola.

MScannell_car2

Em sua mais recente corrida, a primeira da temporada da NASCAR Canadian Tire Series, ele largou em 16º e terminou em 12º. Ele pretente participar de outras quatro corridas importantes na região da província de Ontario, onde vive, para atrair mais patrocinadores e conseguir financiar a expansão de sua carreira.

Ver jovens como Matthew, piloto de NASCAR, ou aquele neozelandês de 21 anos que construiu um carro de rali sozinho, ganhando a atenção da mídia e divulgando a cultura automotiva e automobilística nos fazem recuperar um pouquinho da fé nesta geração. Que continuem assim!

Matérias relacionadas

Ferrari F12 TRS: uma Testa Rossa moderna com motor V12 – e única no mundo

Leonardo Contesini

McLaren F1: a história e todos os detalhes do supercarro que inventou o futuro

Leonardo Contesini

Porsche 935: quando o 911 venceu as 24 Horas de Le Mans

Dalmo Hernandes