A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Vídeo WTF?

Esses caras cortam um Peugeot 205 ao meio em menos de três minutos… usando um machado!

O povo basco considera-se uma nação separada do resto da Espanha há muitos anos. Sabemos que eles têm suas razões para isto: há uma boa diferença cultural, como o idioma local e o esporte preferido deles. Enquanto os espanhóis duelam com touros em uma arena, os bascos preferem usar algo inanimado e mais metálico.

Não, não é um touro mecânico, é a Aizkolaritza, uma competição de cortar madeira com machados, mas que às vezes troca os troncos por carros…

Este vídeo mostra dois caras competindo para ver quem é o primeiro a conseguir cortar um Peugeot 205, para o desespero dos fãs de carros franceses. E é impressionante: eles sobem no carro e vão dando machadadas tão eficientes que em menos de três minutos temos um vencedor. Não queremos dar spoilers, mas é o do carro preto.

A precisão das machadadas é impressionante, e cada um dos participantes tem a ajuda de alguns amigos para tombar o carro para os lados e cortar as laterais e o assoalho. Tanta eficiência pode ser explicada pelo fato de que os esportes rurais bascos — Herri Kirolak no idioma deles — têm origem em nas duas ocupações mais comuns na região: fazendeiro e pescador.

As competições envolvem atirar, cortar madeira, carregar feno, cavar buracos, tosar ovelhas, correr com jumentos e realizar dezenas de outras atividades que, normalmente, são o trabalho deles. E, se um cara pratica como esporte algo que ele já faz para ganhar a vida, naturalmente ele vai fazer bem feito, não é?

Mas também há outra motivação: o primeiro que conseguisse cortar o carro ao meio levaria para casa € 1.500, ou mais ou menos R$ 4.650. Talvez dê até para comprar outro Peugeot 205 e continuar o ciclo! O vencedor, Iñaki Yaben, e seu adversário Oskar Goñi garantem que haverá uma revanche — mas também dizem que o mais importante nestas competições é se divertir, até por que sempre rola uma grande festa depois das disputas.

 

 

 

Matérias relacionadas

Policial é atropelado por um Mini Cooper roubado em São Paulo — e ainda consegue deter os ladrões

Dalmo Hernandes

Como é usar um supercarro para ir ao shopping fazer compras?

Leonardo Contesini

Ultimate VTEC Machine: quando alguns japoneses malucos colocaram o motor F20C do Honda S2000 em um BMW E36

Dalmo Hernandes