A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos Sessão da manhã

Esta deve ser a categoria mais divertida (e insana) do planeta

“Carros de tração dianteira não podem divertidos” — enquanto estas palavras forem proferidas, não vamos deixar de combatê-las. E vamos colocar este vídeo de uma corrida de Citroën Saxo entre os nossos argumentos. Porque, cara, o bagulho é muito louco.

Duvida? Pois então assista a esta edição com onboards de vários carros durante a primeira volta da última etapa da 750 Motor Club Stock Hatch no autódromo de Snetterton, no Reino Unido:

Os caras não são doentes? Sim, tudo isso aconteceu só em uma volta: carros se tocando o tempo todo, andando em duas rodas, colisões, vidros quebrados, saídas violentas de traseira… essas coisas caóticas. E sim, isso é rotina.

A 750 Motor Club Stock Hatch é uma categoria regional para hatchbacks disponíveis por lá, e os caras não tem dó dos carros. Dá só uma olhada nisso — a pista estava cheia de Citroën Saxo, versão rebatizada do Peugeot 106. E, se você acha que os carros são extremamente apimentados, fique sabendo que não é este o caso.

Os motores só podem ter até 1,4 litro se tiverem cabeçote de 16 válvulas, ou 1,6 litro se forem 8 válvulas. No máximo, se pode aumentar o diâmetro dos pistões em 0,5 mm, e mais nada. A suspensão pode ser rebaixada ou elevada, e amortecedores ajustáveis são permitidos. Barra estabilizadora, só se vier de fábrica. Freios precisam ser originais, bem como a transmissão — e nada de diferencial de deslizamento limitado ou coisas do tipo. Os pneus mandatórios são Yokohama AO48R.

[vimeo id=”94516693″ width=”620″ height=”350″]

Também é divertido para quem vê de fora!

“Mas os carros tem peso aliviado, certo?” Sim, mas há um peso mínimo incluindo o motorista. Pois é, não são foguetes, e nem precisam ser. Mas vai dizer que o ronco dos quatro-cilindros franceses não é empolgante? Automobilismo de verdade é feito com o que se tem, e estes caras certamente estão se divertindo à beça.

 Onde a gente assina?

Matérias relacionadas

O incrível Chevrolet Corvair com um V8 de corrida atrás dos bancos dianteiros

Dalmo Hernandes

Russos malucos fizeram um Nissan “Juke-R” de 850 cv – e ficou demais

Dalmo Hernandes

Fúria Wankel: pegue uma carona épica com o Mazda 767B em Spa-Francorchamps

Dalmo Hernandes