FlatOut!
Image default
Lançamentos

Esta é a nova cara do Troller T4

Depois de um flagra borrado, uma foto de uma sombra e um vídeo de um carro empacotado por camuflagens, a Troller finalmente mostrou a nova geração do T4 em um evento realizado ontem em São Paulo.

O novo modelo mantém os principais elementos do conceito TR-X, apresentado no Salão de São Paulo em 2010, que propunha um visual mais contemporâneo, bem diferente do Jeep YJ dos anos 1980 que influenciou o design da primeira geração jipe cearense.

Como o flagra do novo modelo já havia antecipado, as únicas diferenças em relação ao conceito são a linha de cintura mais baixa, que deixou as janelas laterais maiores, e alguns detalhes decorativos que não seriam viáveis em termos de funcionalidade em uma versão de produção, como os retrovisores integrados, o guincho embutido no para-choque dianteiro e os faróis de LED. Todo o restante manteve-se praticamente idêntico — como, aliás, tem acontecido com outros “conceitos” da Ford, marca proprietária da Troller.

TrollerT4-f

Mecanicamente o T4 evoluiu com a adoção do motor 3.2 turbodiesel da Ford Ranger no lugar do antigo 3.0 MWM. Da picape também vieram elementos da cabine como o volante e o painel. E por falar no lado de dentro do carro, ele também recebeu duplo airbag e ar-condicionado de duas zonas, além de freios ABS e comandos elétricos dos retrovisores e dos vidros. Outra mudança foi o teto-solar, antes um modelo de janela simples de abertura manual, que agora foi substituído por duas janelas com vidro fixo.

Como se imaginava, o novo modelo substitui a atual geração do T4, lançada em 1999 quando a empresa ainda era independente (ela só foi comprada pela Ford em 2007). O primeiro T4 usava motor Volkswagen AP 2.0 de 114 cv, tinha visual praticamente idêntico ao do Jeep YJ, o Wrangler dos anos 1980, e seu painel era um misto do VW Gol e do Ford Ka. Mais tarde ele adotou faróis circulares e um novo design interior até 2007, quando foi adquirido pela Ford e ganhou o visual atual.

TrollerT4-back

Agora, depois de 15 anos e já consolidado como o principal veículo off-road nacional, ele finalmente será substituído pela nova geração, embora a Troller ainda não tenha divulgado o início das vendas do novo modelo. O que acharam do novo Troller do futuro?