A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Esta é a nova geração do Honda Civic Si

Enquanto a nona geração do Civic Si segue um tanto esquecida no Brasil, os EUA já estão conhecendo a nova geração do esportivo. Ele foi apresentado nesta quarta-feira (16) no Salão de Los Angeles ainda em forma conceitual, mas já com muitos detalhes da versão de produção.

Começando pelo visual, ele será visualmente diferenciado das versões comportadas pelos para-choques mais agressivos, com splitter, tomadas de ar e dutos de arrefecimento maiores, pelas rodas de desenho exclusivo e pelo spoiler traseiro típico da versão.

2017 Honda Civic Si coupe prototype

Embora tenha sido apresentado como cupê, ele também será oferecido como sedã, mas não como hatchback — este formato está reservado para o Type R, que será vendido nos EUA pela primeira vez na história. O belo acabamento perolizado do Vermelho Rallye, cor oficial dos Si, é exclusivo do conceito; nas versões de produção ela terá acabamento sólido.

2017 Honda Civic Si coupe prototype

Na traseira o conceito exibe uma saída de escape trapezoidal centralizada, que deverá ser substituída por uma saída mais convencional, porém ainda posicionada na porção central do para-choques. As rodas HFP (Honda Factory Performance) de 19 polegadas exibidas no conceito serão oferecidas no modelo de produção, porém como opcionais de concessionária. Os pneus são 235/45.

2017 Honda Civic Si coupe prototype

Sob o capô uma surpresa talvez não muito boa para os fãs do modelo: em vez de uma versão amansada do 2.0 turbo K20C1 do atual Type R, o Si terá uma versão anabolizada do 1.5 turbo L15B7, já usada no Civic Touring oferecido no Brasil. A Honda ainda não entrou em detalhes de potência e desempenho mas, apesar do motor menor que o esperado, a marca disse que ele será o Civic Si mais potente já feito, o que significa que o motor 1.5 turbo terá ao menos 207 cv nesta nova geração.

Por dentro, com exceção do novo quadro de instrumentos mais convencional que os anteriores, o Civic Si manteve a receita consagrada: iluminação vermelha no painel, bancos esportivos mais envolventes e revestidos com camurça para você não ficar escorregando de um lado para o outro quando o Si se pendurar nas curvas, volante esportivo, pedais de alumínio, detalhes no painel e portas com padrão de fibra de carbono, costuras vermelhas nos bancos e volante e, claro, um câmbio manual de seis marchas.

Com o console mais elevado desta atual geração, a alavanca de câmbio agora fica bem próxima do volante e o motorista fica mais envolvido pelo carro. A Honda diz que o interior é muito próximo da versão de produção, mas talvez seja uma forma de não dizer que o carro será assim mesmo. Não há nada que pareça conceitual de mais a ponto de ser modificado em uma versão de produção. O quadro de instrumentos, que já usava velocímetro digital no formato “display de sete segmentos” agora substitui os mostradores físicos por uma tela TFT com instrumentos virtuais configuráveis e, claro, um skin vermelho como todo Si.

2017 Honda Civic Si coupe prototype

O modelo será lançado oficialmente somente no próximo ano, provavelmente no Salão de Detroit em janeiro ou em março, no Salão de Genebra.

Matérias relacionadas

Autódromo Internacional de Curitiba está perto ser vendido e transformado em condomínio

Leonardo Contesini

Mercedes-AMG confirma produção de hipercarro com powertrain de F1

Leonardo Contesini

Volkswagen paralisa produção de up!, Voyage e Gol, e dá férias coletivas a 4.200 funcionários

Leonardo Contesini