FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Esta Honda Odyssey é uma minivan V6 turbo com mais de 1.000 cv

Se você é leitor assíduo das páginas deste site (e é claro que você é), certamente vai lembrar de um Porsche 911 Turbo 1976 azul com dois turbos e mais de 1.000 cv. Se não lembra, refresque sua memória aqui. Trata-se de um projeto de Bisi Ezerioha, fundador da Bisimoto Engineering, uma das mais extremas preparadoras dos EUA, especializada justamente em carros turbinados com mais de 1.000 cv.

Filho de nigerianos, Bisi poderia ter sido um cientista de sucesso — começou a estudar engenharia petroquímica aos 15 anos na universidade de Anambra, na Nigéria e, depois de se mudar para os EUA, ainda conseguiu graduações em ciências naturais e engenharia química na Universidade da Califórnia. Sua maior paixão, contudo, sempre foi preparar motores, e foi com isto que ele decidiu ganhar a vida ao fundar a Bisimoto Engineering em 1995, e fez fama vencendo corridas de arrancada.

Foi mais recentemente que a Bisimoto começou a ficar realmente famosa por suas preparações turbinadas absurdamente potentes —  e dá para dizer que seu ápice foi justamente com esta minivan, feita para o SEMA Show de 2013. E ela foi encomendada pela própria Honda, dá para acreditar?

minivan (20)

Bem, talvez dê — a Honda não é exatamente conservadora quando se fala em publicidade, e dá para imaginar seus executivos chegando à conclusão de que uma boa maneira de aumentar as vendas da Odyssey, a minivan topo de linha da marca na época era levar um exemplar modificado e preparado para entregar mais de 1.000 cv.

A Honda Odyssey EX foi entregue novinha, pela própria Honda, na oficina de Bisi. Originalmente, ela tem um motor V6 de 3,5 litros e 248 cv — o que não é pouca coisa para uma minivan comum. Só que esta está longe de ser uma minivan comum.

minivan (13) minivan (3)

A ideia de Bisi, desde o início, era aproveitar para usar a minivan diariamente — afinal são sete lugares, bastante espaço, ar-condicionado e diversos itens de conforto. Por isso, ele concentrou as modificações na mecânica: o V6 foi completamente refeito e recebeu um turbocompressor enorme da Turbonetics, e o câmbio automático de seis marchas deu lugar a uma caixa manual, também de seis marchas vinda do Acura TL (que é, basicamente, um Honda Accord com outro nome) com embreagem reforçada e eixos feitos sob medida.

minivan (5)

A instalação do turbocompressor (um Turbonetics BTX7265) nem foi a parte mais complicada — como os cabeçotes do motor da Odyssey já trazem os coletores de escape embutidos, foi só adaptar dois tubos, um em cada cabeçote, e uni-los na tomada de ar do turbo. Foi instalado, também, um enorme intercooler, que fica exposto na dianteira — e é uma das únicas coisas que denunciam a selvageria que ocorre sob o capô.

minivan (14)

Internamente, o motor recebeu componentes reforçados — pistões Arias com taxa de compressão de 9,0:1; bielas R&R Racing; mangas Golden Eagle; válvulas, molas e retentores Supertech; parafusos ARP e  comandos mais agressivos, feitos sob medida. Bisi contou à revista Super Street que esta foi a parte fácil — a parte difícil foi fazer com que o novo módulo de controle do motor (um AEM Infinity 8) trabalhasse em harmonia com os sistemas eletrônicos do carro, como a partida a botão e as câmeras externas (para o assistente de mudança de faixa) — coisas das quais Bisi fazia questão. Das sete semanas gastas no projeto, uma semana e meia foi dedicada exclusivamente à eletrônica do carro.

minivan (12)

Olhando por dentro, dá para ver como as modificações se concentraram mesmo na mecânica e na aparência externa. Se, do lado de fora, a Odyssey recebeu um jogo de rodas Fifteen52 Tarmac R40 de 20 polegadas (que, junto com a suspensão a ar da Air Ride, certamente agrada à galera do stance), por dentro as modificações se restringiram à funcionalidade: um novo painel digital foi instalado no cluster e há uma gaiola de proteção na traseira, onde ficam as crianças. No mais, é tudo praticamente original — com exceção do classudi revestimento dos bancos em couro marrom.

Existem diversos vídeos da Odyssey na internet e, para quem acompanha a cena dos carros modificados mundo afora, trata-se de um carro bem famoso. Agora, ela será leiloada pela Mecum Auctions durante a Monterey Car Week, na Califórnia, que acontece entre os dias 18 e 20 de agosto de 2016. Não foi revelada a estimativa de preço — vamos ter que esperar e ver se alguém tem coragem de arrematar esta minivan sangue nos olhos.

minivan (9) minivan (10) minivan (11) minivan (19) minivan (18) minivan (20) minivan (7) minivan (1) minivan (16) minivan (2)

Fotos: SuperStreet, Bisimoto Engineering, Mecum Auctions

Matérias relacionadas

Que tipo de maluco constrói um Rolls-Royce Silver Shadow para drift?

Dalmo Hernandes

Ken Block, Magnus Walker, Akira Nakai e os ícones do novo Need For Speed

Dalmo Hernandes

Unicórnio rampante: esta Ferrari 348 é na verdade um dos protótipos da Enzo

Dalmo Hernandes