FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Esta van Chevrolet é o sleeper mais legal da galáxia (nesta semana)

Há quanto tempo não mostrávamos aqui no FlatOut um bom sleeper, não? Pois agora vamos tirar o atraso em grande estilo, com a Chevrolet Express Van da AMS Performance e seu V8 turbo de 700 cv. Sim: uma van com potência de Lamborghini Aventador!

É provável que você conheça a AMS Performance pelos seus Nisasn GT-R — especialmente o Alpha Omega, com seus 2.000 cv e 0 a 300 km/h 7,56 segundos, sendo um dos GT-R mais rápidos do mundo (e um sacrilégio para quem curte a habilidade do Godzilla de desafiar a física nas curvas, mas não se pode ganhar todas).

Ou talvez você lembre do carro funerário mais rápido do mundo, um Chevrolet Impala convertido em rabecão, completo com carroceria preta e interior vermelho, equipado com um V8 turbo de seis litros com mais de 1.000 cv e capaz de cumprir o quarto-de-milha em menos de dez segundos. De qualquer forma, a Express Van da AMS é diferente.

Diferente porque não foi feita pelos caras da AMS. Apesar de ser um dos donos de uma das preparadoras extremas mais famosas dos EUA, Arne Toman, é um entusiasta como todos nós. E, como você e eu, ele passa boa parte das horas vagas (que não são muitas) fuçando pela Internet, assistindo a vídeos e visitando fóruns e sites de classificados automotivos — afinal, nunca se sabe quando você vai dar de cara com seu próximo projeto, não é mesmo?

amsper (10)

Esta van é o que você chamaria de “project car”

E foi assim que, em 2009 (seis anos atrás, só para você se sentir velho), ele deu de cara com um vídeo chamado “Turbo Van Kills ZR-1”. A descrição dizia que era uma Chevrolet Express Van com motor V8 de 5,3 litros com peças originais, mas sobrealimentado por um turbocompressor, e tração integral também original. Está certo que o Corvette não larga muito bem, mas é impressionante do mesmo jeito.

O caso é que, como conta no blog da AMS, Arne assistiu o vídeo e ficou impressionado, mas achava que o vídeo não fazia justiça à van e que seu potencial ainda não fora verdadeiramente explorado. Foi então que, três anos depois, ele encontrou o carro à venda em um fórum (viu só?) e não pensou duas vezes antes de ligar para o dono, que se chamava Tyler, e fechar negócio. O mais legal é que o tópico do anúncio ainda está no ar!

amsper (4)

Na época, a van fabricada em 2004 tinha 74 mil km rodados — quase metade deles depois da preparação recebida. O legal destas vans americanas é que elas poderiam vir equipadas com belos motores V8, como o LSX com bloco de ferro fundido, cabeçotes de alumínio e generosos 300 cv. Sendo assim, com a adição de um turbocompressor Turbonetics de 72 mm atuando a 1,2 bar, intercooler Cummins e injeção de metanol Devil’s Own, a potência subiu para cerca de 700 cv.

O motor também recebeu revestimento de cerâmica nos pistões, cabeçotes GM 317, duas bombas de combustível Aeromotive de alta vazão, comando de Corvette e foi acoplado um câmbio automático 4L80E reforçado com conversor de torque Precision Industries 3000, com sistema de bloqueio (lock-up).

amsper (16)

Resultado? Uma van monstruosa, capaz de fazer o quarto-de-milha em 12,8 segundo — nada mau para um monstro de quase três toneladas que não perdeu um item de conforto sequer. Olha só as fotos — fora os relógios escondidos no porta-luvas, o interior é totalmente stock e parece muito confortável.

amsper (21)

 

Porta-copos: para você molhar a garganta enquanto vira 12 segundos nos 402 metros

Mas não se engane: o vídeo abaixo foi feito pela AMS Performance e, como o vídeo do rabecão, usa uma música do Iron Maiden como trilha sonora para mostrar o quanto esta van é fodástica:

[vimeo id=”57422035″ width=”620″ height=”350″]

Agora, Arne não modificou muita coisa nela — ele só fala em “algumas melhorias para botá-la firme nos 12 segundos” e, de fato, o aspecto da van parece o mesmo. Mas isto é o mais bacana, porque ela parece ter entrado por acaso na pista de arrancada e acaba deixando todo mundo de boca aberta. Olha só ela fazendo um Honda NSX comer poeira:

Nós teríamos medo de encontrar esta Express Van que realmente honra seu nome pelo caminho. Agora, seria legal fazer algo parecido com ela aqui no Brasil. Como seria a sua receita?