A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este belo Dodge Dart 1979 Plum Crazy preparado está à venda no Brasil!

O sonho de um carro antigo para chamar de seu não é dos mais fáceis de se realizar. Se você gosta de graxa, pode pagar barato em um carro que precise de restauração, mas pode se preparar para gastar mais dinheiro e tomar algumas canseiras atrás de peças e mão de obra decente — isto quando não quiser ou tiver que fazer tudo sozinho. Há quem prefira pegar um carro já “pronto” — muito bem conservado ou restaurado e preparado, por que não?

Nesse caso, este Dodge Dart que encontramos à venda pode ser uma bela opção.

dodge-dart-achados (8)

O Dart foi o carro que deu origem a todos os Dodge V8 fabricados no Brasil — Charger, Gran Sedan, Le Baron, todos eles eram baseados no Dart, mas com diferenças suficientes para serem tratados como modelos únicos. Alguns são mais raros, outros menos, mas todos eles são bem valorizados no mercado e apreciados pelos fãs da Dodge. E o Dart, o Dodge V8 nacional pioneiro, não é exceção.

Lançado em 1969, o Dart foi oferecido no Brasil até 1980, quando a Chrysler do Brasil deixou de fabricar automóveis. O carro das fotos, portanto, é um dos mais novos, tendo sido fabricado em 1979. Está muito bonito — foi totalmente restaurado e preparado, e ainda recebeu alguns itens que o tornam único.

dodge-dart-achados (9)

O motor é o mesmo V8 318 (5,2 litros) com o qual o carro saiu da fábrica, porém foi atualizado com componentes de primeira, entre eles cabeçotes RHS de ferro, pistões Keith Black, comando Mopar Performance 0.528, correias de comando Edelbrock e coletor de admissão single plane Mopar M1. As tampas de válvula e filtros também são Edelbrock. Cuidando da alimentação estão um carburador Barry Grant, de corpo quádruplo e 650 cfm e distribuidor MSD.

A potência é moderada pelo câmbio manual de quatro marchas, que foi todo revisado, e passa pelo diferencial Dana 44 com relação 3.54/1. O sistema de freios também foi atualizado — agora todos os quatro cantos têm freios a disco novos.

 

O departamento “ronco do motor” também recebeu atenção: agora, o sistema de escape recebeu um coletor dimensionado com abafadores Flowmaster e saídas de escape de 2,5” com ponteiras de inox.

Por dentro, o carro recebeu bancos concha reclináveis e cintos de cinco pontos e uma restauração geral no acabamento, incluindo o carpete e o forro de teto.

dodge-dart-achados (6)

O roxo da carroceria é o icônico Plum Crazy, e algumas peças foram personalizadas: a traseira recebeu um chapão (aquela peça entre as lanternas) Plymouth e a dianteira, a grade do Dart americano, enquanto o capô ganhou scoops do Plymouth Road Runner. Além disso, o carro tem rodas Rallye de 15 polegadas calçadas com pneus Mickey Thompson de medidas 215/70 na dianteira e 235/70 na traseira. Completam a lista de modificações a troca do radiador original por um de alumínio, tanque de combustível novo, em aço inox e a reforma da parte elétrica.

E quanto o dono quer por ele? O carro está anunciado na seção de classificados da America Parts, e o preço pedido é de R$ 70 mil. Um Dodge V8 em bom estado, porém com coisas a fazer, custa menos do que isto — mas, certamente, o investimento com uma reforma de qualidade e preparação semelhante acabaria ultrapassando este valor. No caso deste Dodge, R$ 70 mil te compram um carro garantidamente íntegro, bem acabado, bonito e preparado na medida certa. O que você acha?

dodge-dart-achados (11)

[ America Parts ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Turbo, câmbio manual e tração integral: este raríssimo BMW 335i xDrive está a venda no Brasil!

Gustavo Henrique Ruffo

Este raro Chevrolet Chevette S/R tem placa preta e está à venda

Dalmo Hernandes

À venda: este pode ser Ford Ka MP3 1.6 pode ser seu novo pocket rocket

Dalmo Hernandes