ha certos carros que nao precisam de uma gigantesca manada de cavalos para serem empolgantes isto e verdade com varios carros modernos claro mas a tendencia natural e olharmos para o passado quando procuramos evidencias e os sedas e cupes da familia neue klasse da bmw especialmente o modelo 2002 sao belos exemplos voce provavelmente ja leu isto em nossas paginas antes mas la vai de novo o bmw neue klasse foi lançado em 1962 e fabricado ate 1967 em diferentes configuraçoes de carroceria seda cupe e hatchback e equipado com uma gama de motores de quatro cilindros que ia de 1 5 a dois litros seu sucesso de publico se devia nao apenas ao visual para la de agradavel mas tambem por seu preço sua robustez e seu comportamento dinamico [youtube id= mjuaqmmvrl8 width= 620 height= 350 ] qualquer bmw 2002 ja e um carro fodastico mas tem gente que apela fica mais interessante quando notamos que mesmo as versoes mais potentes tinham numeros relativamente modestos o modelo mais iconico de todos o 2002 por exemplo seu quatro cilindros de 1 990 cm³ entregava 130 cv no 2002 tii que tinha taxa de compressao elevada e injeçao de combustivel definitivamente nao e um numero alto mas o carro pesava apenas 997 kg e assim era capaz de chegar aos 185 km/h — nada mau para um carro lançado em 1971 alem disso a suspensao mcpherson na dianteira e braços semi arrastados na traseira era muito bem acertada o que nos leva ao assunto de hoje por mais que um carro seja bacana mesmo sem tanta potencia ha quem acredite que alguns cavalinhos a mais nao fazem mal algum desse modo fica facil entender por que este bmw 2002 equipado com um seis em linha biturbo de tres litros e 340 cv e tao fodastico olha so para ele o carro e uma criaçao de um cara chamado paul cain se voce nao come bebe e respira bmw talvez nao o conheça no entanto entre os fanaticos pelas ultimate driving machines o cara e muito respeitado alem de ser um dos fundadores do legends of autobahn — uma especie de worthersee para carros da bmw que acontece todos os anos em monterey na california ele criou um dos project cars mais apreciados entre os entusiastas da marca bavara ele se chama bmw 3002 tii e a esta altura voce ja deve ter sacado o porque do nome se o 2002 tii tinha um motor de dois litros o 3002 tii de cain tem um motor de tres litros sua origem o cofre de um bmw x5 fabricado em 2002 bem sacado o suv era movido por um seis em linha de tres litros chamado m54 que originalmente entregava 231 cv agora com dois turbocompressores kkk operando a 0 6 bar a potencia e de 340 cv o torque que originalmente era de 30 5 mkgf passou para 43 7 mkgf a transmissao e manual de cinco marchas da getrag cain escolheu o m54 porque apesar de ter dois cilindros e um litro de deslocamento a mais ele e todo feito de aluminio assim seu peso e apenas 17 kg maior que o do motor original que tem bloco de ferro fundido desse modo a distribuiçao de peso nao seria prejudicada alias o exterior recebeu para lamas alargados e faixas nas cores da bmw motorsport em um visual que lembra bastante o bmw 2002 turbo — versao com turbo ah jura e 170 cv no motor 2 0 as rodas tambem sao maiores de 17x8 polegadas e fabricadas pela alpina que nao por coincidencia começou preparando o bmw 2002 para as pistas os freios sao brembo com pinças de quatro pistoes iguais aos usados no porsche 911 993 biturbo mas estas sao as mudanças que se ve outras nao se ve a parte interna dos para lamas foi alterada para dar espaço aos turbocompressores ao intercooler e a todos os dutos necessarios a transmissao por sua vez foi deslocada para a traseira do carro a fim de melhorar ainda mais a distrubuiçao de peso — agora sao 49% na dianteira e 51% na traseira ja o stance mais assentado e cortesia dos amortecedores ajustaveis da bilstein por dentro a atmosfera e uma mistura de old school com racer todas as forraçoes sao corretas para o periodo quando o carro foi fabricado; o volante tem menor diametro e tres raios de metal; instrumentos extras com a mesma fonte dos mostradores reais e detalhes em alcantara e carpete azuis o toque racer nao ha banco traseiro e sim uma gaiola de proteçao feita sob medida o mais bacana e que o bmw de cain nao entrega sua verdadeira natureza a uma primeira e descompromissada olhada voce precisa observar bem para enxergar a gaiola de proteçao e os freios brembo e so abrindo o capo e ouvindo o ronco claro que se nota o seis em linha com coletor de fibra de carbono e uma strut bar para manter tudo mais amarrado dirigi lo deve ser uma experiencia e tanto foto eurotuner agora um detalhe interessantissimo este nao e o primeiro bmw 3002 da historia em 1970 a bmw pegou um 2002 e colocou nele a dianteira e o seis em linha de um cupe e9 — o classico fez muito sucesso nas pistas com a versao 3 0csl o famoso batmovel o novo motor de 270 cv fazia milagres pelo carro de 950 kg que em 1970 competiu no tour de course classico rali que acontece na frança desde 1956
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