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FlatOut!
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Achados meio perdidos

Este BMW 328i Touring com câmbio manual pode ser seu novo Project Car – literalmente

Há pouco mais de um ano, nascia o FlatOut – e, junto com ele, uma ideia insana: abrir um espaço para que, todos os dias, um leitor mostrasse o progresso de seu projeto automotivo. Preparações leves e pesadas, restaurações, manutenção de modelos clássicos e raros, etc. Nascia ali o Project Cars. Contudo, desde o início sabíamos que nem todos os projetos seriam finalizados. Infelizmente, este é o caso desta bela perua BMW 328i geração E36: tração traseira, seis cilindros em linha, câmbio manual e perua – pense em uma combinação saborosa!

O BMW 328i era um sonho antigo de Filipe Soares, e quando conseguiu encontrar um carro bem conservado a um preço bacana, descobriu que ele trazia a bela combinação de câmbio manual (!), cor preta e o fato de ser uma perua — Touring, como a BMW costuma dizer.

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A terceira geração do BMW Série 3 (E36) é uma das mais comuns no Brasil e a mais acessível de todas, com preços a partir de R$ 14 mil. É um ótimo primeiro bimmer para os entusiastas, mas pode pegar muitos incautos de surpresa na hora da manutenção: apesar de ser um veículo robusto mecanicamente, os componentes eletrônicos (como sensores) são sensíveis e nenhuma peça é barata.

É o tipo de carro que exige bastante pesquisa: você vai precisar de um bom fornecedor de peças lá fora (felizmente, os E36 foram vendidos a rodo nos EUA e existem várias lojas, como a Pelican Parts), um mecânico especializado e, claro, estar bem informado. De cara, você pode começar com dois livros: BMW 3 Series (E36) Service Manual: 1992-1998 (Bentley Publishers)BMW 3 Series E36 Restoration Tips & Techniques (Greg Huddock).

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Um dos favoritos entre os entusiastas é o 328i. Vendido como sedã, cupê e perua, o 328i vinha com um seis-em-linha e 2,8 litros de 24v com comando duplo no cabeçote, 193 cv a 5.300 rpm e 28,6 mkgf de torque a 3.950 rpm — o bastante para, segundo os dados de fábrica, chegar aos 100 km/h em 6,7 segundos (7 s para a perua) com máxima de 240 km/h. Podia vir com câmbio manual ou automático de cinco marchas e a tração, claro, era traseira. Nada mal para um veículo familiar, hein? Especialmente quando nos lembramos da dinâmica ágil e precisa, assinatura dos BMW Série 3, especialmente até a geração E46, quando as carrocerias ainda eram baixas e relativamente compactas.

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Filipe comprou o carro com 92.000 km e, desde então, rodou até os 105 mil km. De acordo com ele, até os 60 mil km as revisões foram feitas em concessionárias, e depois disso, diversos serviços de manutenção foram realizados. Com o carro em suas mãos, foram trocados buchas e batentes da suspensão, instalados amortecedores ajustáveis do tipo coilover da alemã JOM, discos de freio novos na dianteira e novas pastilhas nas quatro rodas, novo cilindro mestre da embreagem e substituição dos óleos do câmbio e do diferencial, além da troca do óleo do motor.

Como conta a história do Project Cars #08, o 328i Touring também recebeu algumas modificações. Entre elas:

– Para-choque M3 original na frente
– Retrovisores M3 ECS Tuning
Strut bars (barras estruturais) dianteira e traseira
– Rodas 18″ (atualmente pintadas de prata)
– Grades pretas

O carro, que está anunciado no Bom Negócio, acompanha os itens originais (para-choques, retrovisores  e rodas de 16 polegadas), caso o dono prefira o visual de fábrica, e também as mangueiras de água prontas para serem instaladas.

Importante deixar claro: o motor ainda não sofreu modificações. O próximo passo seria a instalação de um kit turbo (Master Power, que acompanha wastegate, coletor e intercooler), mas agora este foi colocado à venda por R$ 3 mil e pode ser incluído no preço do carro. A propósito, a venda será necessária para a compra de outro carro — outro BMW.

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O carro atualmente, com das rodas de 18” pintadas de prata (clique para ampliar)

E quanto Filipe pede pelo carro? R$ 29 mil, valor médio que se pede por um Série 3 desta época em bom estado e em configuração rara. E aí? Quer abraçar este Project Car?

 

[ Bom Negócio ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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