A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Projetos Gringos

Este BMW M3 E30 passou anos esquecido em uma casa abandonada – e agora está de volta

O sonho de todo entusiasta — e temos certeza disso — é encontrar um exemplar de seu carro dos sonhos por um preço bem camarada e ser capaz de devolver a ele sua forma original. Claro, há quem prefira achar um carro já impecável, ou mesmo em bom estado, que só precise de alguns ajustes. Mas para a grande maioria de nós, boa parte da diversão está em colocar a mão na graxa: ver aquele carro que parecia um caso perdido se transformar naquilo que você sempre quis.

Foi exatamente este o caso deste BMW M3 E30. Um dos modelos mais adorados pelos fãs da marca bávara e da divisão Motorsport, este carro ficou parado por anos entre as árvores de uma propriedade rual, sujeita aos efeitos do tempo e dos elementos. Então, seu atual dono — que atende pelo nome de “Tippey764” no fórum R3Vlimited, dedicado exclusivamente ao E30 — o encontrou quase por acaso, pagou por ele um preço irrisório e partiu para a jornada de devolvê-lo a sua forma original. O resultado é impressionante.

“Tippey”, que mora em Rockville, Maryland, EUA, é entusiasta de BMW de longa data, e dono de um dono de um M3 E46. Foi durante um encontro de fãs da marca que ele ficou sabendo a respeito de um M3 E30 abandonado em algum lugar do estado da Virginia, estado vizinho. Segundo ele próprio, o evento não estava muito cheio por causa do tempo ruim, e alguns dos visitantes mais empolgados eram um grupo de garotos mais novos. Eles pareciam mesmo empolgados, e por isso Tippey ofereceu-se para levá-los para dar uma volta em seu M3.

No meio do passeio, um dos garotos falou a respeito do tal M3 E30, que pertencia a um conhecido da sua família e ficava em uma fazenda abandonada, parado. Depois de ver algumas fotos pelo celular, Tippey enxergou potencial no carro e, no dia seguinte, chamou alguns amigos para procurar a tal propriedade.

m3-restaurado (22)

Depois de passar algumas horas procurando o local, Tippey e seus amigos finalmente encontraram o lugar onde o carro estava. Apesar do aspecto gasto da pintura, o M3 E30 surpreendeu pela carroceria íntegra, alinhada e praticamente livre de corrosão. Sabendo que se tratava de uma base sólida para uma restauração, agora Tippey precisava encontrar informações sobre o dono. Para isto, ele e seus amigos decidiram entrar na casa e procurar pistas.

m3-restaurado (24)

Ainda que não recomendemos que isto seja feito em lugar algum, a ideia deu certo. Em uma gaveta na cozinha estavam alguns documentos e, assim, ele tinha um nome. No entanto, ele só encontrou a pessoa certa e seu endereço depois de mais algumas semanas de buscas — mais precisamente, depois de pesquisar pelo histórico de processos de Maryland e descobrir que o cara havia tomado uma multa por excesso de velocidade alguns meses antes.

Alguns dias depois, Tippey foi até o endereço que conseguiu. E se surpreendeu — era uma enorme mansão em Potomac, Maryland, cheia de câmeras e com carros de luxo e superesportivos entrando e saindo a todo momento. Apesar de ficar meio intimidado, ele decidiu bater à porta, onde falou com um senhor de idade que não tinha um inglês muito bom, mas pediu seu telefone e disse que retornaria no dia seguinte.

Como isto não aconteceu, Tippey acabou visitando a mansão na semana seguinte. Desta vez, ele falou com uma senhora mais nova (na casa dos 40 ou 50 anos). Esta mulher disse ser a dona da casa até 2012, e que conhecia a irmã do dono do carro. Foi uma questão de mais alguns telefonemas até que Tippey conseguisse falar com o cara.

m3-restaurado (23)

Depois de marcar um encontro e explicar ao homem a situação — e o modo como conseguiu contatá-lo, o que assustou-lhe um pouco —, Tippey conseguiu descobrir qual era a história do carro. O primeiro dono o havia comprado zero-quilômetro quando tinha 25 anos de idade e a usou regularmente por muito tempo — até que, em 2009, o motor acabou não aguentando. Uma cabeça de pistão lascada acabou com o bloco, e o carro precisou ser encostado em uma oficina para o conserto.

m3-restaurado (27) m3-restaurado (28)

O máximo que eles fizeram foi retirar e desmontar o motor, guardando alguns componentes no porta-malas. Assim, depois de alguns meses batendo cabeça com a oficina, o primeiro dono do M3 E30 decidiu tirar o carro de lá — ele mesmo daria conta do conserto. Foi deste modo que o carro foi parar na propriedade abandonada, mas acabou jamais saindo de lá.

Logo que o motor do carro explodiu, o dono original recebeu uma oferta de US$ 5.000 em 2009. No entanto, por causa dos anos que ficou parado, ele disse que aceitaria US$ 2.500 — cerca de R$ 9,6 mil em conversão direta. Tudo bem que estamos falando de uma realidade completamente diferente, mas menos de R$ 10.000 por um M3 E30, mesmo sem motor? Óbvio que Tippey aceitou na hora!

m3-restaurado (25)

Foi assim que o projeto de restauração começou. O tópico no R3V é bastante longo — muito mais por causa dos elogios que Tippey recebeu pelo projeto do que por causa das informações sobre o carro. No entanto, existem muitas fotos, e podemos ver que, de fato, a carroceria estava surpreendentemente íntegra — apenas a pintura tinha uma grossa camada de sujeira. Assim que tomou um banho, o M3 ficou com um aspecto bem melhor, ainda que faltassem alguns itens de acabamento por fora e por dentro.

m3-restaurado (26)

O carro foi totalmente desmontado, e todos os itens que puderam ser recuperados, assim o foram. Isto incluiu, felizmente, todos os painéis da carroceria (incluindo os para-lamas alargados); para-choques, saias laterais e asa traseira; e até mesmo as rodas BBS de 15 polegadas.

m3-restaurado (33)

O motor original, naturalmente, não poderia mais ser aproveitado. Depois de alguns meses garimpando, Tippey conseguiu encontrar um seis-em-linha S52, de 3,2 litros, usado na versão americana do M3 E36. Com bloco de ferro e cabeçote de alumínio com comando variável nas válvulas de admissão, o S52 entrega, originalmente, 240 cv a 6.000 rpm e 32,6 mkgf de torque a 3.800 rpm.

m3-restaurado (1) m3-restaurado (2) m3-restaurado (3)

Apesar de menos potente que sua contraparte europeia (o S50, que entregava 282 cv na versão de três litros e 321 cv com deslocamento de 3,2 litros), o S52 é um motor relativamente barato e fácil de encontrar nos EUA. Além de mostrar-se mais do que o suficiente para empurrar o M3 E30 com dignidade.

Por mais que o processo de restauração não esteja bem detalhado no tópico — boa parte dos usuários preferiram ficar questionando as escolhas mecânicas de Tippey e o fato de ele não ter dado algum dinheiro ao garoto que indicou-lhe o achado —, as fotos falam por si. O carro voltou a parecer novo. No entanto, seu atual dono não vai curtir muito tempo com ele, preferindo vendê-lo com uma boa margem de lucro. Cada um é livre para tomar suas próprias decisões… mas nós não venderíamos este carro se estivéssemos em seu lugar.

m3-restaurado (36)

 

 

Matérias relacionadas

Volkswagen Passat TS e GTS: a receita da preparação de fábrica

Dalmo Hernandes

McLaren P1, Porsche 918 Spyder e LaFerrari se enfrentam na pista de arrancada

Dalmo Hernandes

Quanto é o salário dos mecânicos, engenheiros e outros funcionários anônimos da Fórmula 1?

Leonardo Contesini