A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Este cara tem uma das maiores coleções Mopar do mundo — e uma garagem dos sonhos

Tim Wellborn é apaixonado pelos muscle cars da Mopar — especialmente o Dodge Charger — desde os 13 anos de idade, quando foi com seu pai a uma concessionária para encomendar um Charger 1971 com motor V8 Magnum 440. Hoje ele não tem um Dodge Charger, ele tem mais de 20 — de todas as cores disponíveis no catálogo — e uma bela seleção de outros muscle cars históricos da Chrysler. E todos eles vivem em uma casa que está mais para uma gigantesca garagem com quartos, salas, banheiros e jeito de mansão em Alexander City, Alabama, EUA. É a vida que todo mundo queria, não é?

Poucos anos depois, já no colégio, Wellborn comprou seu primeiro Mopar: um Charger, claro, equipado com motor Hemi. Foi nesta época que ele conheceu sua esposa Pam, e ia buscá-la todos os dias com o muscle car na porta da escola. Como não é raro nos EUA, o romance dos dois adolescentes se tornou um casamento e, com os anos, ela aprendeu a gostar da coisa tanto quanto ele.

Quanto, exatamente? O suficiente para que os dois morassem em uma kitchenette que mal tinha espaço para uma cama de casal, mas uma garagem com espaço para sete carros no andar debaixo. Ela também devorou os manuais do proprietário e qualquer outro tipo de literatura especializada nos muscle cars da Chrysler que pudesse encontrar e, em pouco tempo, sabia tanto sobre eles quanto seu marido. “Tim é dono do meu coração desde que eu era adolescente, e por isso eu quis compartilhar de suas paixões em todas as áreas”, ela contou ao site Dream Garages.

Na riqueza e na pobreza, não é o que dizem? Pois se antes os dois tinham uma garagem com espaço para sete carros e uma casa que mal dava para os dois, hoje a situação continua a mesma, na essência: o maior espaço da casa ainda é a garagem, e a casa só serve mesmo para dormir. A diferença é que estamos falando de uma construção inspirada na mansão Mount Vernon de George Washington, o primeiro presidente dos EUA, com duas garagens, uma principal e uma subterrânea, que são a alma da casa.

muscle-car-mopars (18)

 

Com uma estética que mustura pub inglês (com direito a bar) e celeiro. A garagem principal serve de escritório, sala de estar e salão de festas, além de abrigar os exemplares favoritos de sua coleção — os Charger, claro. Para se ter uma ideia, ao todo foram fabricados 63 Dodge Charger R/T com motor Hemi. Tim é dono de 23 deles. No total, ele tem 35 Charger e está em vias de comprar o 36º, e seus favoritos são os da terceira geração, fabricados a partir de 1971. Seu visual mais encorpado e arredondado o atrai mais — além do fato de o primeiro Charger de seu pai ter sido um exemplar 1971.

muscle-car-mopars (23)

O plano de Tim é ter um exemplar de cada variação do Dodge Charger lançada — ele é dono até mesmo de alguns Charger Daytona e Plymouth Superbird, os famosos “aero cars” da Mopar. Estes ficam em sua garagem subterrânea, que tem o visual mais clássico de uma garagem americana, com pôsteres e peças em exposição. O lugar também serve como o templo pessoal de Tim — enquanto a garagem principal também é usada para festas e encontros de entusiastas, a garagem debaixo do solo é onde ele curte ficar sozinho, fuçando nos carros. É como uma man cave.

Naturalmente, ele também tem outros muscle cars — Ford Mustang, Chevrolet Camaro e outros modelos da Chrysler, como o Dodge Coronet e uma pequena aglomeração de ‘Cudas — um deles é o conversível azul da sua esposa. E todos eles são guiados regularmente, pois esta é uma das condições estabelecidas pelo próprio Tim Wellborn para sua coleção e ele faz questão de cumpri-la rigorosamente — como se fosse um enoooorme sacrifício, não é?

muscle-car-mopars (11)

Contudo, se você acha que uma garagem em forma de mansão com salão de festas, um porão bacana e dezenas de muscle cars são o máximo que um homem pode conseguir, pense de novo: o projeto mais ambicioso de Tim envolveu a compra de uma antiga concessionária GM em Alexander City — ele está restaurou o local com muito esmero e transformou o espaço de quase 1.800 m² no Wellborn Muscle Car Museum, inaugurado em 2010. Lá ficam expostas dezenas de muscle cars de todas as marcas — todos eles legítimos representantes da era de ouro dos motores V8 americanos.

muscle-car-mopars (28)

Eis um cara que vive o sonho — e, o melhor, o compartilha com os outros. É este o espírito de um verdadeiro entusiasta!

[ Sugestão do leitor Matheus Utzig via Parachoques Cromados ]

Matérias relacionadas

Os carros mais marcantes de Velozes e Furiosos – Parte 6: Fast & Furious 6, 2013

Dalmo Hernandes

As melhores séries especiais de homologação já criadas

Dalmo Hernandes

Como era o mundo quando o Volkswagen Fox foi lançado?

Dalmo Hernandes