A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Sessão da manhã Vídeos

Este cara ultrapassa o grid todo (sim: de último a primeiro) em três voltas em Laguna Seca – e é nosso novo herói

Você conhece Anthony Magagnoli? Pois vai conhecer agora. Isto porque o piloto e instrutor americano foi protagonista de um dos vídeos onboard mais legais que já vimos nos últimos tempos. O palco é o circuito de Laguna Seca, em Monterey, na Califórnia. O instrumento é seu BMW M3 E46 de competição. E a pilotagem é nada menos que épica.

Anthony é instrutor de pilotagem em uma escola chamada Drive Faster Now e também é piloto de testes para a Fiat Chrysler. O cara deve entender uma ou duas coisinhas ao volante, não?

Certamente. Nas horas vagas, Magagnoli também participa de corridas de turismo realizadas pelo BMW Car Club of America. Os caras se denominam o maior clube monomarca do planeta mas, se isto é mesmo verdade, para nós não importa tanto. O que importa é que os caras promovem belos pegas entre pilotos amadores entusiastas da marca bávara, e foi durante o último deles, entre os dias 25 e 28 de agosto, que aconteceu a corrida mostrada no vídeo. Não vamos comentar o fato de o evento se chamar Oktoberfest e ser realizado em agosto.

[vimeo id=”180830090″ width=”620″ height=”350″]

Anthony participava de uma corrida da categoria C Modified, para carros de três a 3,5 litros com modificações intermediárias. Os carros precisam ter motor e câmbio BMW, a carroceria pode ter componentes aliviados e o interior é o de um carro de corrida. É preciso conservar o monobloco original (ainda que reforços tubulares sejam permitidos), e pode-se arrancar faróis, abrir dutos e trocar as janelas de vidro por plástico. As modificações são livres, desde que se mantenha o bloco e os cabeçotes originais e que se respeite o limite de deslocamento (carros com turbo ou compressor mecânico têm o deslocamento multilplicado por 1,5). A potência fica na casa dos 400 cv.

A escolha do modelo também é livre, desde que seja um BMW e que possa ser identificado só de olhar. O carro de Anthony, por exemplo, é claramente um M3 E46, e dá para vê-lo disputando contra outras gerações do Série 3, especialmente a E30. Ou melhor, devorando os rivais, porque ele só precisa de três voltas para passar à frente de algumas dezenas de carros. Não tem como não lembrar de Gran Turismo e de como você, só por diversão, pegava um carro bem mais forte do que todos os outros e ia varrendo todo mundo da sua frente com ele. Aliás, você provavelmente já fez isto em Laguna Seca, não fez?

“Corkscrew? F*da-se o Corkscrew!”

Anthony conta na descrição do vídeo que seu carro estava com problemas nos freios ABS e que um dos tubos do sistema de escape havia se soltado e estava batendo contra o asfalto – dá para ouvir o barulho a cada irregularidade no piso. Mas ele não se deixou abalar e, com cinco minutos e meio de corrida, tomou o lugar do então primeiro colocado. Deve ser uma bela sensação.

É impossível não lembrar daquele outro vídeo épico, que já tem mais de dez anos mas nunca deixou de nos impressionar: Dean Evans, ao volante de um Lotus Elise em Bathurst na Austrália, durante uma corrida da Lotus Trophy — que era a categoria de apoio da V8 Supercars.

O que ele faz? Ultrapassa todo mundo com uma facilidade que beira o absurdo e alça da 16ª posição na qual largou para uma vitória com vantagem de 14 segundos.

Outro exemplo? Em 2014, a atual apresentadora do Top Gear Sabine Schmitz mostrou porque é a rainha do Nürburgring Nordschleife ao ultrapassar nada menos que 40 carros em dois minutos!

A equipe de Sabine, a Frikadelli Racing foi punida por dirigir rápido demais sob a bandeira amarela na corrida anterior e, por isto, a piloto largou na 48ª posição entre 50 carros no grid. Em seu 911 GT3, porém, ela conseguiu ultrapassar todos os carros à sua frente. Só não conseguiu fechar o gap de 20 segundos em relação ao líder. Ela cruzou a linha de chegada em segundo lugar.

Matérias relacionadas

Esportivos VW a ar no Velo Città, um Porsche 356 A no Brasil, como anda um Fusca com motor Subaru e mais nos melhores vídeos da semana!

Dalmo Hernandes

Dirigindo na contra-mão: por que alguns países usam a mão inglesa?

Eduardo Rodrigues

Um Aston Martin Vantage de rali, saltando e deslizando na neve? Claro, por que não?

Dalmo Hernandes