FlatOut!
Image default
Lançamentos

Este carro parece um Mercedes S600, mas na verdade é um bunker com motor V12

Este negócio aí na foto é o novo Mercedes-Benz S600 Guard. Esse sobrenome,”Guard”, significa que ele saiu da fábrica blindado. Quão blindado? Bem, a Mercedes diz que ele é o primeiro carro blindado de fábrica a atender os padrões da classe VR9, o que significa ele pode suportar múltiplos tiros de fuzis com munição 7.62 ou .308 Winchester, que são as armas usadas pela maioria das forças armadas do planeta.

Para chegar a esse nível de proteção, a carroceria usa aço de graduação especial entre a carroceria e a estrutura do carro, além de fibras de aramida e polietileno, e uma grossa camada de policarbonato nos vidros. A foto abaixo, da janela do motorista ilustra melhor a espessura das camadas das janelas e também das portas do carro.

MercedesS600Guard_0013_14C683_054.jpg

Mas não foi só por isso que o chamamos de bunker V12. Além de resistir a tiros de fuzis leves, ele também tem um sistema automático de supressão de incêndio, luzes auxiliares de emergência na dianteira e na traseira e até um sistema de fornecimento de ar puro à cabine para proteger os ocupantes de gases tóxicos ou lacrimogêneo expelido por bombas.

MercedesS600Guard_0006_14C683_028.jpg

Apesar das capacidades quase bélicas do sedã, ele continua sendo um Mercedes de luxo — e por isso escolhido por ditadores, chefes-de-estado, e líderes de organizações criminosas de todo o mundo. Para agradar seus ilustres passageiros, ele tem bancos reclináveis na traseira, com direito a descanso para as pernas no banco traseiro do lado do passageiro, desembaçadores automáticos em todos os vidros, aquecimento e massageador nos bancos, sistema multimídia e até um minibar refrigerado, porque nada como comemorar a fuga de um atentado com uma dose de Don Perignon servida na temperatura certa.

MercedesS600Guard_0010_14C683_043.jpg

Por falar em fuga, um carro como este obviamente não é o que Colin Chapman usaria para viajar por aí se estivesse vivo. Na verdade, o carro é tão pesado que a Mercedes sequer divulga o peso, mas considerando que o S600 pesa 2.300 kg, podemos assumir sem medo de errar que esta versão blindada chega perto das três toneladas.

MercedesS600Guard_0003_14C683_016.jpg MercedesS600Guard_0004_14C683_019.jpg

É exatamente por isso que o modelo usa a suspensão adaptativa Airmatic, com bolsas pneumáticas, e um V12 biturbo de seis litros, 530 cv e 84,6 mkgf, capaz de levar o carro a 210 km/h — limite eletrônico devido a “questões ligadas ao peso”, segundo a Mercedes.

MercedesS600Guard_0001_14C683_007.jpg

Em outras palavras, isso significa que o carro precisaria de pneus blindados para velocidades maiores e também freios mais potentes e suspensão mais desenvolvida. Mas certamente esse limite de 210 km/h não será problema. Basta comprar uns modelos AMG para seus seguranças (ou capangas…) armados que eles dão conta do recado enquanto você foge secando a última gota de seu espumante favorito.

Matérias relacionadas

Fiat 124 Spider testado: o que andam falando do novo roadster italiano?

Dalmo Hernandes

Volkswagen Jetta: nova geração ganha novo visual e plataforma MQB

Dalmo Hernandes

Supercharger e 300 cv em uma moto! Os vídeos da Kawasaki Ninja H2R em ação

Dalmo Hernandes