A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Zero a 300

Este Chevrolet Corsa 1.8 16v é um monstrinho dos track days – e pode ser seu!

Não é nenhuma novidade, para entusiasta nenhum, que os hatches compactos estão entre os carros mais populares para o famoso “projetinho de track day”. Eles são leves e têm entre-eixos curto, o que já ajuda naturalmente na hora de contornar curvas com agilidade – o que significa que eles não precisam de muito mais potência para garantir diversão em um autódromo. O Achado meio Perdido de hoje, anunciado no GT40, é um bom exemplo disto.

Trata-se de um Chevrolet Corsa 1999 que, um dia, teve um motor 1.0 8v com injeção multiponto e 60 cv. Agora, se você lê o FlatOut e acompanha os track days no Brasil, sabe que ele já não é mais assim há algum tempo.

corsaachado (2)

O Corsa azul que pertence a Leo Novak, de Brasília/DF, certamente é conhecido de alguns leitores: o carro já apareceu por aqui, no Project Cars #12, quando ainda pertencia o dono anterior, Leonardo Perez, e estava à venda.

Para quem não lembra, este Corsa recebeu um motor de 1,8 litro (deslocamento máximo do motor Chevrolet Família I) com cabeçote de 16 válvulas. As borboletas de admissão individuais vieram de uma Yamaha R1, o radiador veio de um Vectra, e o câmbio, que permaneceu original, ganhou o trambulador adicionado por cabos do Chevrolet Agile, tornando as trocas mais precisas. O sistema de escape 4×1 foi feito sob medida e possui duas configurações – uma para as ruas, todo em aço inox e com dois abafadores; e outro para as pistas, sem qualquer tipo de restrição.

corsaachado (3)

Leo conta que comprou o carro por volta de setembro de 2015 e, em seu primeiro track day, o motor abriu o bico. Então, ele decidiu realizar algumas mudanças: instalou pistões AFP e bielas BMC, todos forjados; trocou o sistema de injeção Pandoo por uma FuelTech FT400 com sonda wideband  FuelTech Nano 2, além de novos sensores de óleo e combustível. Novak diz que não realizou qualquer tipo de retrabalho de no cabeçote mas que, graças a um bom acerto no sistema de injeção programável, o carro está com cerca de 126 cv nas rodas – bom número para um 1.8 16v naturalmente aspirado.

O Corsa originalmente já é um carro de bom comportamento dinâmico, mas o carro de Leo veio com um conjunto de molas RedCoil, de carga específica para o carro, e amortecedores ajustáveis de competição da Fênix.

Junto com os ajustes no motor, Leo também mandou rever toda a geometria da suspensão e aproveitou para voltar ainda mais o projeto para as pistas. E foi aí que começaram as verdadeiras mudanças: o interior foi pintado de branco e completamente aliviado, com a remoção de todos os revestimentos e a instalação de bancos concha Sparco com cintos de cinco pontos. O painel de instrumentos foi feito de chapa de alumínio e conta apenas com o essencial para uso nas pistas. Também foi instalada uma gaiola de proteção integral.

O pacote fica completo com os freios, que vieram do Chevrolet Astra e são resfriados com a ajuda de dois dutos no para-choque dianteiro. O Corsa usa, ainda, rodas de 15 polegadas com pneus slick, e Leo já avisa que o carro acompanha um jogo de rodas e pneus sobressalente, também com slicks, na mesma medida.

corsaachado (4)

corsaachado (5)1dc0b9ec-51fb-4bd5-9365-497c970f5b2f

Novak e a namorada no Corsa. “Não existe diversão no track day sem ela”, comenta

Para se ter uma ideia do quanto o carro melhorou seu rendimento com as modificações, Leo diz que o tempo do Corsa no Autódromo de Goiânia caiu de 1:50,0 para 1:47,3 – e que há margem para melhorar.

Se você se interessou, pode clicar aqui para acessar o anúncio e pegar todos os contatos com o proprietário.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Suzuki Swift Sport chega à nova geração mais leve e com motor turbo

Dalmo Hernandes

Pontiac: a história da fabricante que inventou o muscle car – Parte final

Dalmo Hernandes

A lista carros de Forza Motorsport 7, a volta do “mini-NSX” da Honda, Hyundai N terá tração integral e mais!

Leonardo Contesini