A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este Citroën AX GTi pode ser seu novo brinquedo de fim de semana

Um dos carros mais adorados pelos fãs de hot hatches franceses é também um dos mais difíceis de encontrar à venda por aqui: o Citroën AX GTi que, apesar do visual esquisitinho (que é até charmoso) há um carro leve, ágil e capaz de colocar um sorriso no rosto do motorista a cada curva. E nós encontramos à venda um exemplar bonito e bem cuidado, por um preço legal. Vai encarar?

O Citroën AX foi um carro que durou bastante, tendo sido lançado em 1986 e descontinuado em 1998. Neste período, o compacto que substituiu, de uma vez só, três modelos diferentes: o Axel, o LNA e o Visa, três hatches pequenos e já meio antiquados.

citroenaxachados (15)

Moderno para a época, ele tinha suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e barra de torção na traseira. Também era muito leve — a versão básica, equipada com um motor 1.0 com comando simples no cabeçote e 45 cv, pesava só 640 kg, um peso baixíssimo. Para tal, a Citroën usou plástico em algumas partes da carroceria e painéis de metal com a espessura mínima exigida, mas ainda assim resistentes.

citroenaxachados (14)

Com diversas opções de motorização ao longo de doze anos — incluindo um 1.3 com dois carburadores e 95 cv e um 1.5 a diesel que rodava 36 km/l —, o AX foi um dos compactos mais bem sucedidos da Citroën na Europa, com mais de 2,4 milhões de unidades produzidas. Obviamente, porém, a versão favorita dos entusiastas é o AX GTi, introduzido em 1991.

Trata-se da versão mais potente do AX. O motor é um quatro-cilindros de 1,4 litros com oito válvulas que, alimentado por um sistema de injeção eletrônica (daí o “i” no nome, como no nosso Golf GTI), entrega 101 cv a 6.800 rpm e 12,2 mkgf de torque. Mesmo sendo o mais pesado da linha, o AX GTi ainda é bastante leve, pesando apenas 795 kg.

citroenaxachados (5)

O baixo peso aliado à excelente aerodinâmica da carroceria (o Cx é de apenas 0,31) garantem aceleração rápida — 0-100 km/h em 8,7 segundos, com máxima de 190 km/h — e excelente comportamento dinâmico, que também é proporcionado pelo entre-eixos curto e pela suspensão mais baixa e firme.

O Citroën AX 1993 das fotos pertence ao paulista Luck Amaro e, de acordo com ele, é muiro bem cuidado. Luck conta que comprou o carro por impulso — um primo seu comprara o AX para aproveitar alguns itens de acabamento e outros componentes, mas desistiu de desmontar o carro ao ver que estava muito bem conservado. Sendo assim, decidiu vendê-lo — e Luck comprou na hora.

citroenaxachados (10)

Apesar de íntegro, porém, o carro precisava de bastante atenção. Luck trocou todo o sistema de suspensão, dianteira e traseira; trocou velas, cabos, bobinas, coxins e correias do motor, além de limpar os injetores e trocar óleo e filtros. O sistema elétrico também foi revisado.

citroenaxachados (6)

Quanto à pintura, é quase toda original com exceção do capô, que foi repintado — o carro ficava guardado em uma garagem pequena demais e metade, sob o tempo — ela já começa a descascar e merece alguns retoques. Uma vez em ordem o AX se tornou o carro de uso diário e hoje o hodômetro marca 115.300 km, que Luck garante serem originais.

citroenaxachados (11)

O interior está muito bonito, com tapeçaria que aparenta bom estado e itens de acabamento nos lugares certos. Só o volante é aftermarket — O volante é um Lotse Ring Senna 20 anos. Contudo, o volante original, que é igual ao do Peugeot 205 GTI, acompanha o carro, bem como o par de faróis auxiliares original

Há alguns detalhes, porém, a serem acertados: o ar-condicionado não está gelando pois uma das mangueiras se rompeu, e por isso o dono decidiu desligar — mas diz que o compressor está em ordem, e basta colocar mangueiras novas e gás para que o ar gele de novo.

citroenaxachados (8)

E quanto o dono quer por ele? R$ 10 mil — preço que alguns podem considerar alto mas, levando em consideração o cuidado que o dono tem com o carro e a dificuldade de encontrar um AX GTi bem conservado à venda, pode ser um bom negócio. Luck diz que também considera trocas.

Curtiu o francesinho? Você pode entrar em contato com Luck pelo email [email protected] ou pelo telefone (11) 9 6048 4450, com WhatsApp.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este Audi Sport Quattro do Grupo B à venda encerra 2014 com chave de ouro

Dalmo Hernandes

Aos fãs de Subaru: este raro Impreza GT “STI” está impecável — e à venda

Dalmo Hernandes

Este Nissan GT-R Black Edition com 1.200 cv no motor está à venda no Brasil!

Dalmo Hernandes