Edição diária: 18/06/2019
FlatOut!
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Achados meio perdidos

Este belo Honda Civic coupe com motor B16 pode ser seu próximo carro, que tal?

É praticamente impossível comprar um carro zero-quilômetro por menos de R$ 30 mil no Brasil — talvez em queimas de estoque de versões básicas, e olhe lá. E você, leitor, sendo entusiasta, certamente considera um carro usado mais potente, maior e mais equipado como alternativa. E se o tal carro for um Civic coupe, que já é atraente por natureza, equipado com o motor de uma das versões esportivas mais adoradas?

É exatamente este o caso do nosso Achado meio Perdido de hoje: um Honda Civic 1997 que, além de receber modificações estéticas de bom gosto, agora é movido por um motor B16, do mesmo tipo utilizado no emblemático Civic VTi e em outras versões esportivas do modelo.

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Mais especificamente, é o B16A3, de 1,6 litro, que equipou o Honda CR-X Del Sol, cupê com teto targa feito sobre a plataforma do Civic. É praticamente o mesmo motor do Civic VTi (que usa o B16A2), com os mesmos 160 cv (ou seja, 100 cv/L, marca impressionante para um motor naturalmente aspirado até hoje) a 7.600 rpm e 15,3 mkgf de torque a 7.500 rom, porém a taxa de compressão é um pouco mais alta (10,8:1 em vez de 10,2:1) e a faixa vermelha do conta-giros começa aos 8.200 rpm em vez de 8.000 rpm. O perfil do VTEC, como no Civic VTi, muda por volta das 5.600 rpm.

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Originalmente, o Civic coupe de sexta geração vinha equipado com outro motor de 1,6 litro e comando variável VTEC, porém menos potente, com 127 cv, e capaz de levar o carro até os 100 km/h em pouco menos de 10 segundos. Considerando que o Civic VTi levava em 7,7 segundos para chegar aos 100 km/h, dá para dizer que foi uma bela troca.

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O carro pertence a Lucas Canhoni, que comprou o carro há pouco mais de um ano, já com o motor B16 e outras modificações interessantes — volante do Honda S2000, painel do Civic VTi EK4, bancos do Civic Si e detalhes como borrachas das portas novas e revestimento do teto refeito. A pintura preta (muito bonita, por sinal) também não é original: quando saiu da fábrica, o Civic era verde.

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De lá para cá, Lucas realizou todos os serviços de manutenção na Spoon-Specs, oficina famosa entre os hondeiros que fica em São Paulo/SP, além de algumas modificações leves. Há uma vasta lista de componentes novos originais: termostado, bomba d’água, correia dentada, tensionador, correia do alternador, correia da bomba de ignição correia do ar-condicionado e filtro de combustível. A bomba de combustível é uma Walbro 255.

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Entre as modificações, destaca-se a suspensão refeita com amortecedores Tokico Illumina e coilovers da Skunk2, além de buchas de PU Energy. O escape foi feito sob medida com dutos de 2,5 polegadas e abafador Magnaflow. As rodas são da Zetta, de 17 polegadas. O motor recebeu um volante aliviado Fidanza F1, polias reguláveis Skunk2 e sensor wideband Innovate. A embreagem pe uma Exedy Stage 1 e, ao abrir o capô, depara-se com a mesma strut bar usada no Civic Type R EK9, que é mais grossa que a do Civic VTi.

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Trata-se de um projeto de alto nível, muito bem executado e cuidado. Aliás, a gente já viu este carro de perto — em agosto do ano passado, durante a sexta edição do encontro Civic Nation, em Águas de Lindoia. A pedida é de R$ 30 mil e, se você se interessou, pode entrar em contato com Lucas pelo telefone (11) 99919-1326.

[ Honda Parts ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial, tampouco de uma reportagem aprofundada. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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