FlatOut!
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Vídeo

Este deve ser o acidente de arrancada mais impressionante de todos os tempos – e o piloto sobreviveu!

Não é raro mostrarmos vídeos de acidentes absurdamente violentos dos quais os envolvidos saem ilesos ou com apenas um arranhão. É um lembrete constante de que, às vezes, as pessoas têm sorte e escapam por um triz de uma fatalidade. Desta vez, porém, é diferente: Jerry Yeoman, o piloto deste Pontiac Grand Am pro stock se machucou bastante naquele que deve ser o acidente de arrancada mais impressionante já filmado.

O vídeo foi publicado pelo canal Urban Hillbilly, especializado em vídeos extremos de arrancada. Não há data, mas os caras do Bangshift estimam que o vídeo tenha uns dez anos (ótima qualidade para um vídeo tão antigo, diga-se) — o que não o torna menos impressionante. Segundo a descrição, o vídeo só está no ar porque o próprio Jerry Yeoman, que conhece o canal há muito tempo, permitiu.

O acidente aconteceu durante as finais do Wichita Summer Nationals na dragstrip de Wichita, no Kansas, EUA. O Pontiac Grand Am era um pro stock, categoria que usa motores de aspiração natural capazes de girar acima de 10.500 rpm e entregar mais de 1.300 cv — ou seja, não era brincadeira (e ainda não é). O carro se desestabiliza e faz uma curva inesperada para a esquerda, batendo no guard rail em altíssima velocidade. Com o impacto, o carro explode e é envolto pelas chamas enquanto voa pelos ares, rolando e se desintegrando.

O carro dá umas 15 voltas em torno de seu próprio eixo antes de, finalmente, repousar sobre seu próprio teto. Durante o capotamento, pedaços da carroceria, componentes da suspensão e pneus foram atirados por todos os lados e, por sorte, não feriram ninguém. O vídeo tem vários ângulos, então dá para ter uma boa noção da gravidade do acidente.

Os equipamentos de segurança impediram que Jerry morresse, mas ele ficou muito machucado — não dá detalhes dos ferimentos mas, segundo suas próprias palavras, “não podia sair andando do carro”. Talvez seja uma lembrança forte demais para ele.

O caso é que só o fato de ele estar vivo surpreende — ainda mais quando ficamos sabendo que ele não só se recuperou totalmente, mas também voltou a disputar arrancadas assim que foi possível — não é fácil matar a paixão de um homem pela velocidade, estejam avisados. Hoje ele corre com um Corvette da década de 1950, ainda na categoria pro stock — e este carro também já deu alguns bons sustos nele. O mais recente foi esta explosão logo na largada no último mês de agosto — aparentemente um problema na central eletrônica fez com que os giros do motor subissem rápido demais com o carro ainda parado, o que fez o motor e a transmissão explodirem.

Ele levou algum tempo para conseguir sair do carro e, por isso sofreu algumas queimaduras e inalou fumaça, mas sobreviveu, e voltou a competir. Estamos começando a achar que este cara não é humano.