A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Notícias

Este é o McLaren P14, o “mini P1” que irá substituir o 650S

O McLaren 650S mal completou dois anos de estrada, mas já está marcado para morrer. Isto deve acontecer em algum momento de 2017, quando esse carro das fotos for lançado oficialmente.

O negócio é que nesses dois anos passados desde o lançamento do 650S, seus concorrentes deram um passo à frente. A Ferrari voltou a usar motores turbo e a Porsche fez alguns ajustes finos em seu 911 Turbo. Como o 650S ainda é largamente baseado no MP4-12C do distante ano de 2011, a McLaren decidiu que é preciso evoluir.

Seu nome, por enquanto, é McLaren P14. Segundo a imprensa europeia, ele será uma espécie de mini P1 e usará o mesmo monocoque de fibra de carbono dos atuais modelos, assim como o motor V8 3.8 biturbo, mas terá uma série de novas tecnologias (sim, mais tecnologias) para encarar os rivais.

São apenas duas fotos, mas é possível ver que a carroceria ficou mais “justa”, abandonando o perfil em cunha em favor de algo mais plano como protótipos de Le Mans — note como apenas o cockpit é saliente e o deque traseiro é curto e baixo, fazendo com que os para-lamas traseiros pareçam até mais elevados (algo que fica mais evidenciado pelas hastes longas dos retrovisores).

Na outra ponta, os faróis em forma de bumerangue, que remetem ao logotipo da McLaren, foram substituídos por um componente menor e integrado à uma cavidade que integra luzes de direção, DRL e uma discreta tomada de ar em sua parte inferior. Observando o restante do visual com mais atenção, você notará que os efeitos do vento foram bastante influentes no design do carro. Além da tomada de ar integrada ao conjunto óptico, a silhueta de protótipo de Mans, com a traseira bastante baixa é uma clara tentativa de usar o vento contrário a favor do esportivo.

McLarenP142

Repare também que o arco das rodas dianteiras termina atrás de uma espécie de aleta formada pela lateral do carro, em um formato muito semelhante ao dos recortes laterais da LaFerrari. Embora não apareça nas fotos, o P14 terá uma asa traseira móvel como seus antecessores.

Ainda não há data ou prazos para o lançamento do McLaren P14, mas espera-se que ele dê as caras no próximo Salão de Genebra em março de 2017

 

Matérias relacionadas

Rolls-Royce Cullinan: esta é a cara do novo SUV da marca britânica

Leonardo Contesini

A Audi criou um R8 V10 para o novo Final Fantasy XV – e ele está à venda

Leonardo Contesini

Porsche 919 Evo quebra recorde da F1 Spa-Francorchamps – e quer o recorde absoluto em Nürburgring

Dalmo Hernandes