Edição diária: 20/06/2019
FlatOut!
Image default
Notícias Vídeo

Este é o novo recordista de tração dianteira em Nürburgring Nordschleife

Parece que foi ontem, mas já faz quase três anos que o Renault Megane RS Trophy assumiu o posto de carro de tração dianteira mais rápido no traçado Norte de Nürburgring. Com o tempo de 8:07.97, ele superou esportivos do calibre de Porsche Boxster S, Honda NSX, Audi RS4 e BMW M6 — uma bela lição naquele pessoal que acha que esportivo tem que ter tração traseira.

Como todos os recordes, seria apenas uma questão de tempo para ver esse tempo superado por outro esportivo de tração dianteira ainda mais radical. O que ninguém esperava é que fosse um Seat.

novo Seat Leon Cupra 3

Bem, não é qualquer Seat, mas um Audi S3 Leon Cupra 280, que usa o motor 2.0 TSI do grupo Volkswagen configurado para produzir 280 cv e 35,7 mkgf. O hot hatch espanhol destroçou o recorde do Megane Trophy com inacreditáveis 7:58.4 — quase 10 segundos mais rápido. Isso faz do Seat um carro mais rápido que Porsche Cayman S e Aston Martin DBS, e o coloca  apenas dois segundos atrás da Ferrari Challenge Stradale.

Como isso é possível? Além de ter 15 cv a mais que o Megane, o Seat Leon Cupra 280 também contou com a ajuda de um componente quase sempre esquecido, mas que faz toda a diferença no desempenho em um traçado sinuoso como Nür: o diferencial de deslizamento limitado com controle eletrônico e atuador hidráulico, capaz de transferir até 100% do torque para uma única roda. Isso ajuda o carro a contornar curvas em velocidades muito mais altas ao eliminar o subesterço direcionando o torque para a roda do lado de fora da curva.

Agora, já vimos que a Ford está preparando um Focus RS, a Volkswagen acabou de lançar seu Golf R e a Opel apareceu com o Astra OPC. Será que veremos em breve uma guerra dos hatches em Nürburgring?

 

 

Matérias relacionadas

Ladrões roubam rodas e pneus dos carros no pátio de concessionária Audi / VW na Alemanha

Dalmo Hernandes

Piada com “muro do Trump” leva Sergio Pérez a dispensar seu patrocinador

Leonardo Contesini

Você sabia que é cientificamente possível enganar os radares de velocidade?

Leonardo Contesini