A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este é um BMW M3 Evo, com motor de 321 cv, original e bem cuidado. Quer comprar?

Se você tem boa memória (ou nem tanto assim, por que não faz tanto tempo), vai lembrar de um BMW M3 E36 branco que, recentemente, passou pela nossa seção de Achados Meio Perdidos. Calma, não é o mesmo carro! Aquele exemplar, americano, foi vendido poucos dias depois da publicação daquele post. Este aqui é outro e, para muitos fãs, ainda mais desejável: trata-se de um M3 Evo alemão, muito original e em excepcional estado de conservação. Que tal?

Como você deve saber, especialmente se leu nosso guia de compra, o BMW M3 da geração E36 veio ao Brasil em duas especificações: americana e alemã. Ambos são verdadeiros carrões, no sentido mais bacana da palavra, mas a versão europeia é mais potente porque os carros americanos eram submetido às leis de emissões de poluentes dos EUA. Assim, o seis-em-linha de três litros S50, que entregava 286 cv e 32,5 mkgf de torque no M3 europeu, passava a entregar 243 cv e 31,1 mkgf na versão americana.

m3 (19)

Ambos os modelos podem ser encontrados no Brasil com certa facilidade, visto que as importações independentes já eram comuns em 1993, quando o M3 E36 foi lançado. De qualquer forma, o esportivo deixou de ser vendido oficialmente no Brasil em 1995, retornando apenas em 1998.

Vindo da Europa, o chamado M3 Evo tinha uma versão melhorada do seis-em-linha, agora com 3,2 litros de deslocamento, 321 cv a 7.400 rpm e 35,7 mkgf de torque — suficientes para acelerar até os 100 km/h em 5,4 segundos e continuar acelerando até os 250 km/h, limitados eletronicamente. Foi o último ano de vida do M3 E36, e este exemplar é um dos mais novos M3 Evo que já vimos.

m3 (20)

O carro pertence a Douglas Carbonera, de Caxias do Sul/RS — o dono da Dougs Speed Shop e daquela Chevrolet SS10 com motor de Corvette que apareceu por aqui recentemente (e ainda está à venda, viu?). Segundo ele, o carro está realmente impecável e não traz detalhe algum a ser resolvido. Até mesmo a pintura é completamente original e, ao menos pelo que dá para ver nas fotos, está em excelente estado. O câmbio é um SMG sequencial, com seis marchas e opção por trocas manuais ou automáticas.

m3 (10)

Doug está com o carro desde 2013 e diz que desde então, rodou apenas no asfalto, com tempo seco — nada de estradas de terra. O carro não toma chuva e vive sempre coberto e não exibe sinais de desgaste no acabamento exceto por alguns sinais no couro dos bancos e do volante, o que é perfeitamente comum em um exemplar com quase vinte anos de idade e pouco mais de 85.000 km no hodômetro.

m3 (16)

Douglas também realizou alguns serviços em sua própria oficina: o sistema de comando variável VANOS foi todo refeito; o motor teve todos os sensores trocados; regulador de pressão e bomba de combustível foram substituídos; todos os fluidos foram trocados e a embreagem é nova, da Sachs Performance.

Além de tudo isto, o carro acompanha um câmbio SMG completo de reserva, que foi retirado de outro M3 Evo que foi convertido para transmissão manual.

m3 (5) m3 (4)

O valor pedido por Douglas é de R$ 95 mil, não negociáveis. É esta a média de mercado do BMW M3 europeu e, se tratando de um carro tão original, bem cuidado e com componentes de reserva, pode ser um belo negócio para quem estava procurando um bom exemplar.

m3 (8)

Se você se interessou, pode entrar em contato com Douglas pelo celular (54) 9983-9459, ou própria página da Doug’s Speed Shop no Facebook.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial, tampouco de uma reportagem aprofundada. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Fiat 128 Rural: esta peruinha italiana feita na Argentina está à venda no Brasil

Dalmo Hernandes

Barn find do mês: quatro Shelby dos anos 1980 zero quilômetro à venda

Dalmo Hernandes

Já imaginou um Dodge Dart brasileiro com motor 440? Este aqui está à venda

Dalmo Hernandes