A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Carros Antigos Projetos Gringos Vídeo

Este Ford Custom Deluxe deve ser o Doc Hudson de “Carros” na vida real

Todos nós gostamos de ver carros em lugares aos quais eles (supostamente) não foram feitos para ir. Talvez por isso seja praticamente impossível tirar os olhos deste vídeo, que mostra uma barca americana da década de 50 andando de lado em uma pista  terra e fazendo muito barulho. Só podia ser nos EUA… quer dizer, na Finlândia!

Trata-se da edição 2014 da Freak Race, promovida todos os anos pelo Ford Freak, clube de proprietários e fãs finlandeses da marca do oval azul. Não há muitas informações a respeito — e as que encontramos estavam em finlandês —, mas não precisamos entender a língua de Kimi Räikkönen para sacar que isto deve ser absurdamente divertido (e difícil). Dá só uma olhada:

Fica ainda mais impressionante quando nos damos conta de que este é um Ford Custom Deluxe 1950 — um carro grande, confortável e com suspensão macia, e não um jipe ou picape. Até nos lembra uma outra cena…

O Fabuloso Hudson Hornet de “Carros”, claro! Até diríamos que este Ford é o verdadeiro Doc Hudson da vida real se o próprio personagem da animação da Pixar não fosse baseado em um carro de corrida histórico. O Fabuloso Hudson Hornet era um… Hudson Hornet pilotado por Herb Thomas, um dos pioneiros da NASCAR. Ele começou em 1949, apenas um ano depois da criação da categoria, quando as corridas ainda eram disputadas em ovais de terra.

herbthomas (2)

Herb Thomas foi um dos pilotos mais bem sucedidos nos primeiros anos da NASCAR, mas abandonou o automobilismo depois de sofrer graves ferimentos em um acidente em 1956. Ao longo de sete anos, ele venceu 48 corridas — que o colocam em 14º lugar no ranking de maiores vencedores da NASCAR.

herbthomas (1)

Sua carreira brilhante interrompida de forma abrupta serviu de inspiração para o personagem Doc Hudson em “Carros” — o Fabuloso Hudson Hornet abandonou as corridas depois de se acidentar e acabou se tornando o médico juiz na cidadezinha de Radiator Springs.

E ele acaba ensinando Relâmpago McQueen a correr em ovais de terra — usando uma técnica bem parecida com a demonstrada no vídeo da Freak Race. É a vida imitando a arte imitando a vida.

Matérias relacionadas

Automobilismo de parede: a fina arte automotiva do brasileiro César Pieri

Leonardo Contesini

Já pensou como seria dirigir no mundo real como em um game de corrida?

Leonardo Contesini

A incrível história do primeiro Porsche 917 legalizado para as ruas

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados