Este Ford Focus é um projeto pronto de track day e está à venda!

Dalmo Hernandes 17 setembro, 2018 0
Este Ford Focus é um projeto pronto de track day e está à venda!

Com o bem-vindo aumento na popularidade dos track days no Brasil nos últimos anos, há entusiastas que decidem encarar a aventura de ir para a pista com o mesmo carro que usam regularmente – algo que, de fato, merece crédito: criar uma receita que garanta diversão na pista, porém continuar com um carro capaz de rodar com frequência de forma confiável, é algo que exige dedicação, paciência e, claro, investimento. Especialmente se você for fazer tudo do zero.

Dito isto, de vez em quando aparece um projeto já bem encaminhado à venda – como é o caso do nosso Achado meio Perdido de hoje: um Ford Focus que talvez até seja conhecido por quem acompanha o circuito dos track days na região sudeste. O carro está anunciado no GT40, e nós vamos conhecer mais detalhes a seu respeito agora.

img_320024_4_7521434c-f739-4324-88bf-2d0cb07773b3

O Ford Focus de primeira geração é conhecido por seu excelente comportamento dinâmico para um carro de tração dianteira – em especial graças ao sistema de suspensão traseira do tipo multilink, que juntava elementos do esquema de braços arrastados com a geometria de um arranjo com braços triangulares sobrepostos. Ainda que no Brasil o Focus Mk1 não sido vendido nas versões mais apimentadas, seu conjunto bem amarrado, seu desenho de muito bom gosto e conjunto mecânico competente garantiram boa reputação entre os entusiastas. Quem procura um daily driver espaçoso, bem equipado e com manutenção relativamente simples tem no Focus um bom candidato.

image-4

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Ford Focus GL 2008, último ano da primeira geração no Brasil. O carro está há alguns anos com seu dono, Milton Rubinho, de São Caetano do Sul/SP. O carro já foi um daily driver original há alguns anos, mas já passou por várias modificações para se sair bem em eventos de pista – incluindo um título no Torneio de Regularidade Interlagos em 2014. Milton participa de track days, hot laps e eventos de pista em geral com o carro, que tem 218.000 km marcados no hodômetro.

img_320012_4_7521434c-f739-4324-88bf-2d0cb07773b3

Não se assuste com a alta quilometragem: Milton, que é engenheiro mecânico, conta que o motor do Focus foi montado no ano passado, usando um bloco zero-quilômetro, cabeçote preparado e comando de válvulas SWR1. O motor é alimentado por um sistema de injeção programável ProTune PR330, com injetores Bosch e acerto no Etanol. Foi o próprio Milton quem acertou o motor, que rende 108 cv e 17,4 mkgf nas rodas. No motor a potência fica nos 135 cv. Originalmente o Zetec RoCam de 1,6 litro entrega 113 cv.

image

O motor é acoplado à caixa manual de cinco marchas original, que foi revisada há alguns meses, com direito à troca da embreagem. O diferencial teve a relação final encurtada, e a alavanca recebeu um sistema short shifter.

Os freios do carro usam discos e pinças de Ecosport, enquanto a traseira recebeu os discos da versão Ghia do Focus, com pastilhas de cerâmica Bosch. Já a suspensão recebeu um jogo de molas Eibach ProKit, amortecedores do Ford Focus SVT norte-americano, barra estabilizadora traseira com buchas Energy e uma strut bar Imohr no cofre. As rodas são originais Ford de 16 polegadas, originais do New Fiesta Titanium.

O interior do carro também passou por algumas modificações. A mais notável delas é o banco do tipo concha AMB para o motorista, com revestimento de couro, instalados sobre os trilhos originais. Já o volante é um Momo champion, enquanto as pedaleiras são a Sparco. O sistema de som é um JVC com CD player, módulo de potência e subwoofer com caixa. Milton diz que a direção hidráulica e o radiador foram revisados há pouco tempo, mas observa que o ar-condicionado não está gelando.

36829582_10212301004389207_4097648337983897600_n

Outros detalhes do carro são os mud flaps na traseira, tow hooks nos para-choques, escape 4x2x1 dimensionado com abafador final Silenpro e saída de 2” e CAI. O Focus também acompanha duas rodas de aço estampado, cinco pneus slick Pirelli P Zero Copa Clio usados e um tablet para ajustar os parâmetros da injeção. Volante, molas e comando de válvulas originais também vão junto.

img_320004_4_7521434c-f739-4324-88bf-2d0cb07773b3 img_320000_4_7521434c-f739-4324-88bf-2d0cb07773b3

Estes extras tornam a oferta tentadora pelo valor pedido. Milton diz que estuda trocas pelo Renault Sandero RS para dar início a um novo projeto. Se o que você quer é mesmo um carro modificado, mesmo que seja como ponto de partida para novas melhorias, já sabe o que fazer: é só clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!