Este Gol Star 1989 é raro, bem cuidado e original – e está à venda

Dalmo Hernandes 9 julho, 2018 0
Este Gol Star 1989 é raro, bem cuidado e original – e está à venda

Quando se fala em versões especiais do Gol, logo vêm à mente as esportivas GT, GTS e GTI. Mas existiram outras séries limitadas na história do VW mais popular do Brasil, especialmente na geração “quadrada” – fabricada entre 1980 e 1996, com duas reestilizações no meio do caminho. Uma delas é o Gol Star, edição limitada que estreou em 1989 e só foi produzida naquele ano. Há um exemplar muito bem cuidado anunciado no GT40, e não por acaso ele é nosso Achado meio Perdido de hoje.

Em 1989 o Gol já havia passado por sua primeira reestilização, promovida dois anos antes: tinha para-choques envolventes de plástico, lanternas traseiras mais largas, piscas que invadiam os para-lamas dianteiros e novos faróis e grade. Era um visual mais sofisticado, que cumpriu bem a tarefa de modernizar o Gol – com a ajuda, claro, da chegada do Gol GTI como o primeiro da família com injeção eletrônica de combustível. Motor 2.0 8v de 121 cv, visual exclusivo, rodas de liga leve, acabamento interno diferenciado e equipamentos que incluíam ar-condicionado, direção hidráulica, vidros elétricos e travas elétricas (não se podia ter muito mais do que isto no fim dos anos 80) lhe tornavam altamente desejável.

img_237772_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5

Mas e quem quisesse um Gol exclusivo mas não tivesse condições de pagar por um GTI? Talvez a versão Star tenha sido uma forma de atender a estas pessoas, e também de comemorar o sucesso do Gol em quase uma década de existência. Não há informações concretas a respeito dos números de produção – fala-se em cerca de 1.800 unidades, mas são dados meramente especulativos.

img_237808_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5

Em todo caso, o Gol Star trazia visual e acessórios exclusivos e alguns equipamentos extras, porém o mesmo motor do Gol GL da época, ou seja, o AP 800 carburado a álcool ou gasolina, com 99 cv e 16,5 mkgf de torque. O câmbio era manual de cinco marchas e, de acordo com o material publicitário da época, tinha escalonamento mais esportivo – provavelmente o mesmo do Gol GTS, que também lhe cedia os freios. As rodas tinham “super-calotas” (termo que a VW usa até hoje…) pintadas de branco, combinando com os frisos dos para-choques e dos borrachões laterais, que eram os mais largos vindos do Gol GL.

8655239091_1b559882d3_b

Os piscas dianteiros eram brancos, como no Gol GTS, e as lanternas traseiras eram fumê. O toque final era a grade pintada na cor da carroceria, que podia ser branca ou vermelha.

img_237728_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5 img_237740_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5 img_237744_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5

O interior também era exclusivo; os bancos tinham revestimento próprio da versão com o logotipo Star bordado no encosto. O painel também era o mais simples, da versão CL, porém o quadro de instrumentos tinha conta-giros e velocímetro que marcava até 220 km/h. O volante era o “quatro bolas”, de excelente pegada, usado pelo Santana e pelos Gol GTI e GTS.

img_237792_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5

O exemplar anunciado no GT40 é, de acordo com seu anunciante, completamente original e está com a mecânica rigorosamente em ordem. Calotas, adesivos, faróis, lanternas e grade são originais, e a pintura está visivelmente conservada.

img_237732_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5 img_237788_4_3bb2fcf1-0cef-4f27-95ee-63b9d17e95b5

O mesmo vale para o lado de dentro, que não sofreu nenhuma alteração e não apresenta defeitos aparentes. Rádio e alto-falantes das portas são de época. O hodômetro marca mais de 100.000 km, mas a quilometragem neste caso pode ser um bom sinal.

Se você é entusiasta dos Volkswagen e pensa em começar uma coleção de modelos mais raros, este pode ser um bom ponto de partida – com potencial para ser um bom clássico de fim de semana, ao que tudo indica. Ficou interessado? Então clique aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do vendedor!

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!