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Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Este Golf GTI Mk4 teve seu motor 1.8 turbo preparado para render 340 cv – e está à venda

Certos carros são apostas certas na hora de fazer um projeto, oferecendo uma boa base em termos de estrutura e suspensão, variedade de componentes de preparação e até algumas receitas já consagradas. O Volkswagen Golf GTI é um exemplo: de fábrica, já vem com um quatro-cilindros turbo de 1,8 litro e 180 cv, suspensão bem acertada (sua dinâmica sempre foi referência entre os tração-dianteira) e, por que não?, visual bem interessante, com linhas bem resolvidas e proporções harmônicas. O Golf GTI da foto acima não parece um carro bacana de acelerar? Ele está anunciado no GT40, e é nosso Achado meio Perdido de hoje.

Como você já deve saber, o Golf GTI Mk4 foi o primeiro turbinado da linhagem. Seu quatro-cilindros de 1,8 litro parte do mesmo projeto básico do motor EA827 (que deu origem ao nosso VW AP), porém com diversas modificações desenvolvidas pela Audi para aplicação no “irmão” do Golf Mk4, o Audi A3 de primeira geração – sendo as principais o cabeçote de 20 válulas (cinco por cilindro, três de admissão e duas de escape) e o turbocompressor. A primeira versão deste motor desenvolvia 150 cv, aumentando depois para 180 cv e garantindo desempenho bem interessante em aceleração: o 0-100 km/h era cumprido em menos de oito segundos e a velocidade máxima era de 227 km/h, segundo a fabricante.

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O carro que pertence a Adriano Roesler, de Brasília/DF, é um Golf GTI 2003, comprado em 2014 já com componentes forjados no motor. A ideia era montar um carro versátil, confiável para as ruas e bom de potência e chão na pista, e este foi o foco nos três anos que se seguiram, começando pela troca da turbina, visto que a original estava fumando. Adriano não economizou na escolha dos componentes e não deiou de fora nenhum aspecto do carro no projeto.

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Para começar, o turbo agora é um Garrett 2860RS, roletado. Pistões e bielas são forjados, sendo que os pistões são Iapel e as bielas, SpaTurbo. O motor ainda recebeu um coletor de escape de ferro fundido, também da SpaTurbo, e dutos feitos sob medida em aço inox com 3 polegadas de diâmetro. O motor ainda recebeu um sistema de injeção customizado, com oito injetores – quatro da Bosch, de 40 lb, e quatro Siemens Deka de 80 lb, tudo gerenciado por um módulo FuelTech FT350 com sonda wideband.

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O resultado, de acordo com Adriano, são cerca de 340 cv no dinamômetro (moderados pelo câmbio original com embreagem de cerâmica), queimando etanol. De acordo com Adriano, o setup lhe dá economia e confiabilidade para que o Golf seja seu carro de uso diário com eventuais idas ao autódromo de Goiânia/GO.

O carro ainda recebeu suspensão ajustável JOM, com novas buchas, borrachas, amortecedores, coxins e cubos de roda trocados por peças novas. O interior tem rollcage parcial traseira, feita de aço carbono, com pintura eletrostática, e parafusada ao monobloco do carro – ou seja, é removível. As rodas são Enkei RPF1 forjadas de 18 polegadas, calçadas em pneus Continental na traseira e Achilles na dianteira. Completam o pacote freios da Powerbrakes e bancos do tipo concha Sparco Evo.

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Adriano garante que, apesar do visual radical, o carro é até bastante dócil e econômico de conduzir nas ruas (graças, em parte, à opção entre duas bancadas de injetores), e diz que o motivo da venda tem a ver com isto: ele pretende montar outro carro, desta vez sem concessões, só para a pista.

Se você se interessou pelo Golf e quer saber mais, é só clicar aqui para acessar o anúncio e pegar todas as informações e contatos do dono!

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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