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Achados meio perdidos

Este Honda Civic CR-X Del Sol impecável é nosso Achado Meio Perdido de hoje

Em 1992, a Honda criou um roadster que faria um bocado de sucesso aqui no Brasil. Era o CR-X Del Sol, uma referência ao fato de ser descapotável, também conhecido, nos EUA, como Civic Del Sol. Em boa medida porque a plataforma do CR-X era a mesma Civic, assim como seu trem de força. Um deles, com 88 mil km rodados e uma série de modificações muito bem feitas, é o nosso Achado Meio Perdido de hoje.

O CR-X foi lançando na Europa e no Japão em 1992, chegando aos EUA um ano depois. Tinha 4,01 m de comprimento e apenas 2,37 m de entre-eixos, mais do que suficientes para seus dois ocupantes, mas sinal inequívoco de que o carro tinha balanços dianteiro e traseiro significativos. A largura era de 1,70 m e a altura, de apenas 1,26 m. O peso não passava dos 1.150 kg.

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No Brasil, o carro foi vendido com o mesmo motor 1.6 de 160 cv das versões VTI. Sua carreira foi relativamente curta, acabando em 1998, mas não se pode dizer que tenha sido mal sucedida. Só nos EUA, cerca de 75 mil unidades foram vendidas.

O exemplar que encontramos é do ano do lançamento americano, 1993. Pertence a Eduardo Augusto, que é o terceiro dono do modelo. Os dois primeiros donos do Del Sol eram amigos. O primeiro ficou com o carro por 7 anos e o segundo, por 13 anos. Eduardo o comprou em 2013, com 76.500 km. Foi indicação de seu mecânico, o mesmo que cuida dele desde 2000.

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O carro se encontra em ótimo estado. O único reparo por fazer é uma nova pintura do para-choque dianteiro, cuja tinta está um pouco trincada, pelo tempo. Em relação a batidas, ele só sofreu uma, leve, na traseira. O para-choque foi desamassado e continua a ser o mesmo. A lataria, pouco afetada, foi desamassada por martelinho e repintada.

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O restante da pintura do carro está bonita e uma das fotos principais do anúncio é do FlatOut. Eduardo aproveitou que clicamos o carro em um evento e colocou a imagem para ajudá-lo a vender o possante.

Hoje o modelo está com 88 km. Os amortecedores são os originais, para se ter ideia. E, segundo Eduardo, ainda estão em excelente estado.

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Toda a documentação do carro está em dia, sem pendências. Até o rebaixamento da suspensão, feito com a ajuda de molas H&R, foi legalizada e consta do documento. Segundo Eduardo, a altura melhorou a estabilidade e, como as molas são progressivas, o fundo do carro não raspa em ondulações da estrada e o conforto foi preservado.

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O vendedor mudou bastante coisa no modelo, mas conservou todos os itens originais, que seguem com o veículo na venda. As rodas, por exemplo, não são mais de aro 14, mas sim roda de aro 16 König, modelo Feather Gold, com pneus Maxxis Maz1 205/45 R16. A mudança aconteceu quando o carro tinha 81 mil km.

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O volante original, que não tem qualquer tipo de desgaste, foi trocado por um Momo Corse. O coletor de admissão é Simota, modelo Powerchamber, de fibra de carbono. O radiador, de alumúnio, traz duas colmeias. As polias, reguláveis, são da marca VMS e a correia dentada é Gates Racing. O escapamento também foi trocado por um de menor restrição ao fluxo, ainda que com o diâmetro original, e o abafador tem ponteira dupla em inox.

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Toda a parte mecânica do carro foi revisada na troca das peças, o que significa que as correias, os rolamentos, o óleo do motor, do câmbio, o fluido de embreagem e da direção hidráulica foram trocados há menos de 7 mil km. Eduardo diz que basta abastecer o tanque com gasolina aditivada e curtir o carrinho. A capota, elétrica, está em perfeito estado de funcionamento.

Esteticamente, o carro recebeu um front lip Type R, parabarros originais, uma nova tampa de válvulas, com recorte que permite ver as polias reguláveis, e tem pintura especial VHT Wrinkle vermelha, a mesma usada no Civic Type R. A capa dos cabos de vela é de fibra de carbono. As lanternas traseiras foram trocadas por um modelo Red/EuroClear. A manopla do câmbio e as pedaleiras também são novas, de modelos esportivos. O carro foi equipado com DVD retrátil, com TV digital, e alto-falantes Pioneer.

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Segundo Eduardo, os bancos estão excelentes, a não ser por uma pequena parte do tecido do banco do motorista que está descolada, assim como um pedaço do forro da porta.

Considerando as peças que usou no carro, e o fato de as originais seguirem com ele, desde o volante até os parafusos e calotinhas das rodas, Eduardo pede por seu Del Sol R$ 45 mil. Para quem está procurando por um roadster com motor de respeito, ele é um belo exemplar.

 

[ Mercado Livre ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

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