Este Honda Civic Si com motor K24 e 210 cv pode ser seu novo project car

Dalmo Hernandes 12 agosto, 2018 0
Este Honda Civic Si com motor K24 e 210 cv pode ser seu novo project car

O Honda Civic Si da oitava geração, que foi vendido no Brasil entre 2007 e 2012, é considerado um dos esportivos mais legais já fabricados no Brasil. O motor K20, elástico, potente e girador, era capaz de levar o carro de zero a 100 km/h em 7,9 segundos, com velocidade máxima de 215 km/h. Além disso o Civic tinha dinâmica excelente para um tração-dianteira, com suspensão (McPherson na frente e braços triangulares sobrepostos atrás) muito bem acertada e equilibrada. E seu visual, discreto porém facilmente identificável, também contava pontos com os entusiastas.

O motor K20 já era incrível originalmente, com dois litros 192 cv e capacidade para girar a mais de 8.000 rpm (8.400 rpm, para ser mais exato). Mas não faltam receitas de preparação aspiradas e turbinadas, além dos famosos swaps – como no caso do nosso Achado meio Perdido de hoje: um Civic Si com motor K24, de 2,4 litros, e algumas outras modificações bem interessantes. O carro está anunciado no GT40, e nós vamos conhecê-lo um pouco melhor agora!

Se você acompanha o FlatOut Midnight, provavelmente deve ter visto o episódio que gravamos com um Civic Si com motor K26 de 2,6 litros e 320 cv, dotado de um ronco sensacional. Se já viu, relembre. E se ainda não viu, aprecie:

Nosso Achado meio Perdido de hoje é outro projeto de Pedro, o dono do Civic Chernobyl. Trata-se de um carro mais “civilizado”, por assim dizer, mas que nem por isso é menos interessante. O carro recebeu um bloco K24A1, o mesmo do Honda CR-V, porém manteve o cabeçote do motor K20Z3 do Civic Si – com o sistema de comando duplo variável i-VTEC nas válvulas de admissão e escape incluso, naturalmente.

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O aumento no deslocamento provém de maiores diâmetro dos cilindros e curso dos pistões: enquanto o K20 tem 86×86 mm, o K24 tem 87 mm de diâmetro e 99 mm de curso. O motor também recebeu componentes internos forjados, sendo pistões Wiseco com taxa de compressão de 12,5:1 e bielas Manley, e bronzinas Cosworth. Além disso tem injetores ID1050X novos, sonda Wideband AEM Uego e ECU Hondata com conexão Bluetooth. O bloco foi reforçado com uma girdle plate, e o K24 ainda ganhou junta do cabeçote, correias, polias, tensores e bombas novas. Já o cabeçote foi retrabalhado com molas novas, além de guias, travas e retentores de válvulas Supertech. Coletor e tubulação de escape são da Invidia, e o motor ainda tem filtro cônico K&N.

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Originalmente o motor K24 usado no Honda CR-V rende 160 cv e 22,3 mkgf de torque. Com as modificações e o cabeçote K20, porém, este aqui entrega 210 cv e 25 mkgf. Também é mais do que os 192 cv e 19,2 mkgf de um Si original.

O Civic de Pedro aindaa recebeu um kit completo de buchas em PU da Energy Suspension; bieletas, batentes e terminais de direção novos; camber kit traseiro Skunk2; molas Eibach Pro e discos de freio de 345 mm na dianteira. As rodas são um jogo de RAYS Gram Light de 17×8,5 polegadas, calçadas com pneus Pirelli P7.

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De acordo com Pedro, o objetivo com o projeto era turbinar o K24 (por isto os componentes forjados e o cabeçote original) e participar de track days, mas as prioridades mudaram e isto acabou não acontecendo. Segundo o proprietário, o Si tem cerca 112.000 km rodados mas desde que ficou pronto, em dezembro de 2017, rodou cerca de 7.000 km apenas. Pedro ainda afirma que o carro está revisado, com toda a manutenção em dia, e que a documentação está em ordem. Exterior e interior estão em boas condições e sem modificações estéticas.

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O valor pedido está obviamente acima do que se costuma pedir por um Si original. Em troca, o que se tem é um motor já preparado e forjado, pronto para ser sobrealimentado caso o novo dono assim deseje.

Se você pensa em ser este novo dono, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.

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