A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Este Kadett 2.4 está prontinho para track days e para as ruas – e está à venda, claro

Dual-purpose – o desejo de muitos entusiastas. Um carro capaz de se sair bem no autódromo depois de ir rodando até lá, e depois voltar rodando pra casa, mesmo que aceitando alguns desconfortos trazidos pelo acerto dinâmico mais adequado pra pista. No Brasil, por questões de disponibilidade e custo, os hatchbacks mais acessíveis são uma escolha comum – e a partir daí, podem nascer projetos extremamente interessantes, mesmo que a muito custo (afinal, não existe carro preparado bom que saia barato). O nosso Achado meio Perdido de hoje é um belo exemplo disto: trata-se de um Chevrolet Kadett GL que foi totalmente restaurado, caracterizado como GSi, recebeu no cofre um motor GM de 2,4 litros preparado – mesmo projeto básico do 1,8-litro original, o Família II – e teve seu conjunto dinâmico redimensionado. O carro está anunciado no GT40, e nós vamos ver mais alguns detalhes sobre ele.

Agora, se você é leitor de longa data, certamente reconheceu o Kadett. Trata-se do Project Cars #16, de Weiler Júnior, que participou da seção entre setembro de 2014 e setembro de 2017 – três anos de upgrades, em uma transformação que pode ser acompanhada neste link (vale a pena ver, ou rever).

img_91604_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cb

Vamos ao carro em si. Weiler comprou um Kadett GL 1.8 até que inteiro, escolhendo a versão básica sem opcionais por duas razões: 1) o carro seria todo modificado de qualquer jeito e 2) menos peso. Além disso, um Kadett GSi em bom estado teria custado bem mais caro.

De início, a ideia era montar um carro para track days que pudesse rodar nas ruas e concentrar as modificações na mecânica, mas um acidente na pista em novembro de 2014 que danificou o para-lama dianteiro esquerdo fez com que Weiler optasse pela caracterização como Kadett GSi, usando os para-choques originais, lanternas do Opel Kadett GSi alemão e setas Hella, made in Germany. Por dentro, o carro tem o mesmo painel digital usado no GSi brasileiro, bancos concha Sparco na dianteira e volante Momo Champion. Por fora, a carroceria foi pintada de Azul Pacific, tonalidade original do Nissan March (que lembra bastante o Azul Almirante da Chevrolet, diga-se).

img_91620_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cb

É claro que, para muitos aqui, o que interessa mesmo é o que há debaixo do capô. Na contramão da receita mais comum para o Kadett, que consiste na adoção do motor 2.0 16v C20XE usado no Calibra e no Vectra GSi, Weiler partiu para um 2.4 Flexpower da Chevrolet Blazer, atraído pela mecânica mais simples e pelo torque em baixa. Original, o quatro-cilindros tem 147 cv a 5.200 rpm e 21,9 mkgf de torque já a 2.800 rpm. Dito isto, o motor do Kadett de Weiler recebeu diversas modificações. Para começar, pistões forjados Iapel e bielas forjadas Ancona, com diâmetro x curso de 88×100 mm. Com isto, o deslocamento foi ligeiramente ampliado de 2.405 cm³ para 2.435 cm³. O bloco ainda recebeu um virabrequim do Vectra 2.4, aliviado e balanceado. O cabeçote é do Astra, com oito válvulas e tuchos hidráulicos, e teve o fluxo retrabalhado. O comando é um Kent Cams feito sob medida, enquanto o coletor de admissão é feito de alumínio com borboletas individuais.

img_91616_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cb

O motor é alimentado por um sistema de injeção programável Megasquirt MS2 Racing, sequencial, com injetores Siemens Deka de 80 lb/h e duas bombas de combustível, sendo uma delas externa e ligada a um reservatório externo de aço inox. O resultado: 173 cv nas rodas a 6.000 rpm e 22 mkgf de torque a 4.750 rpm, moderados por um câmbio manual de cinco marchas F16CR com marchas mais curtas e um diferencial Quaife autoblocante e relação final de 3,94:1. O trambulador, com acionamento por cabo, veio do Chevrolet Prisma.

img_91628_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cb img_91636_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cb

Completam o conjunto do carro freios redimensionados para a potência e aplicação em pista, com discos ventilados de 284 mm na dianteira e sólidos de 260 mm na traseira, além de pinças Wilwood na frente e pastilhas Powerbrakes nas quatro rodas; amortecedores ajustáveis Bilstein e barra estabilizadora mais grossa na dianteira; e rodas de 15 polegadas Scorro S242 calçadas com pneus Bridgestone Potenza G3 de medida 195/55. Por fim, a direção tem assistência eletro-hidráulica, usando a caixa original GM e a bomba do Mercedes-Benz Classe A.

img_91632_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cbimg_91624_4_9bdfb722-ca4f-4b19-99fa-e812fe5972cb

A história deste carro é bem conhecida de muitos leitores do FlatOut, e o fato de ele já estar pronto e acertado pode torná-lo uma opção bem interessante para quem quer comprar um carro de track day e ir direto para a pista. Lembrando que este é um carro que foi preparado em seu conjunto dinâmico, algo que é muito mais caro do que fazer apenas o upgrade de motor, caminho mais comum para carros de rua.

Se você se interessou, é só acessar o anúncio aqui e pegar os contatos do dono.

inbanner-fim-post


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Este é o incrível Porsche 911 Singer com motor aircooled Williams de 500 cv

Dalmo Hernandes

Jeep Renegade ganha cara nova na linha 2019, Porsche Taycan terá versão perua, Shelby GT500 vazou antes do lançamento e mais!

Leonardo Contesini

Importados poderão ter mais impostos em 2015, um encontro em homenagem a Paul Walker, Jeremy Clarkson apronta mais uma (por uma boa causa) e mais!

Leonardo Contesini