FlatOut!
Image default
Projetos

Este Lada Niva com motor 2JZ de Toyota Supra é a arma secreta dos russos para dominar o mundo

No início da década de 1990, quando começaram a chegar os primeiros carros importados, não foram apenas os BMW e Mercedes-Benz que começaram a ser vistos com frequência nas ruas brasileiras: vindos lá da antiga União Soviética, os Lada também atraíram muita gente por seu preço baixo e sua robustez. Quando se pensa em Lada, é bem provável que o primeiro carro que venha à sua mente seja o Laika — afinal, o sedã quadradão com origem no clássico Fiat 124 é praticamente sinônimo de Lada. Mas outro carro também fez bastante sucesso por aqui, principalmente entre a galera do off road: o Niva, lançado em 1977. Para se ter uma ideia, ele foi o utilitário mais vendido no Brasil durante a década de 1990. E não foi à toa: com estrutura em monobloco (ele foi o primeiro SUV produzido em massa com este tipo de construção), mecânica simples, tração integral com reduzida, suspensão independente nas quatro rodas e mais conforto que os jipes vendidos na época, o Niva era capaz de enfren