A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Este Lamborghini Countach dragster não é um Lamborghini Countach, mas não importa: ele é animal!

O Lamborghini Countach é, sem dúvida, um dos supercarros mais incríveis da galáxia: seu visual é exagerado, seu motor é barulhento e ele era muito, muito rápido para os padrões de sua época. Só tem uma coisa que ele não é: um carro de arrancada.

Quer dizer, nada te impede de pegar o seu Countach, levá-lo para uma dragstrip e disputar uma puxada com muscle cars, funny cars e congêneres (a não ser o fato de você não ter um Countach, mas vamos nos ater à hipótese aqui), mas nem todo mundo faz isso. Quer dizer, ninguém faz isso.

O australiano Alf Sciacca, contudo, encontrou uma solução: pegou a estrutura de um funny car — aqueles carros de arrancada com motor dianteiro e carroceria que lembra a dos modelos de produção — e colocou sobre ela uma bolha de Countach, completa com um emblema gigante da Lamborghini na dianteira.

countach-dragster (4)

Isto significa que você provavelmente nunca viu um Countach tão rápido, ainda que este não seja um Countach de verdade. De qualquer forma, o vídeo abaixo, gravado no último sábado (31), é absurdamente cool:

Durante o evento em Sydney Dragway, este foi o melhor tempo do Countach — 7,27 segundos a 307 km/h no quarto-de-milha. Mas, acredite, este não foi o melhor tempo do carro, que ficou famoso quando bateu em um muro durante um evento em 2011. Talvez você até já tenha visto o vídeo:

Em nossas buscas, descobrimos que o dono deste carro se chama Alf Sciacca, e que ele chama seu carro de “Beleza Negra”. Não é todo mundo que consegue apreciar a beleza de um carro de arrancada mas, de fato, é bonito ver um carro com formas tão fora do convencional. Também descobrimos que o motor usado é um V8 de três válvulas por cilindro projetado pela companhia australiana Sainty — um projeto desenvolvido pela própria companhia que usa bloco e cabeçotes de alumínio billet.

countach-dragster (5)

Equipado com um compressor mecânico, o motor do Countach chega perto dos 1.000 cv — o bastante para não baixar dos sete segundos no circuito australiano de arrancada. Olha só alguns outros vídeos dele em ação:

Agora, aparentemente este Countach de arrancada já existe há um bom tempo: o vídeo abaixo é de 2008 e também foi gravado na Austrália:

E dê uma olhada nas fotos abaixo — a da esquerda é de 2004 e a da direita, de 2010. Repare na placa — IB6UB9, a mesma do “Beleza Negra”.

countach-dragster (3)

countach-dragster (2)

Isto significa que, há pelo menos dez anos, alguém teve a ideia de transformar um carro de arrancada em um Countach ou vice-versa. Este cara, quem quer que seja, merece nosso respeito.

 

Matérias relacionadas

Pegue uma carona visceral na Ferrari F40 LM com Jacques Laffite ao volante (bônus: backfire!)

Dalmo Hernandes

Eis o que acontece quando se coloca Walter Röhrl ao volante de um Audi A1 de 560 cv

Dalmo Hernandes

Corvette Z06 vs. Viper ACR: o embate dos superesportivos americanos na pista e fora dela!

Dalmo Hernandes