A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Projetos Gringos

Este neozelandês de 21 anos construiu um carro de rali sozinho

Quantos anos você tem? Talvez 15 anos, ou 25, ou 40. E você já construiu um carro de rali? Bem, Alex Kelsey, de 21 anos, já. E ele fez tudo praticamente sozinho, partindo do zero. E o cara ainda pilota muito! 

Alex é estudante e diz que “era um inútil na escola”, e por isso se focava em seu carro de rali quando chegava em casa — usando todos os recursos que tinha disponíveis para projetar, pesquisar e fabricar, sozinho, o MC2 — Mad Creation 2, por causa da “insanidade natural” do carro, como ele mesmo diz.

alex kelsey (3)

Alex escolheu a carroceria de um Peugeot 207 porque gostava do visual, e usou um carro como molde para produzir os painéis em fibra de vidro e de carbono. E escolheu um motor Renault de competição — um V6 de 3,5 litros, montado em posição central-traseira  — porque “gostava do ronco”. Por sorte, os fãs de carros franceses são mais flexíveis e não se revoltam ao ver um Peugeot com motor Renault. E eles nem teriam este direito: o carro é absolutamente incrível, e simplesmente não parece ter sido criado por um moleque de 21 anos.

As dificuldades na escola são justificadas: Alex é disléxico. E, por incrível que pareça, a dislexia teve seu papel na entrada de Alex para o mundo do rali: uma de suas maiores inspirações é John Britten, designer neozelandês que também era disléxico, e projetou uma das motos mais rápidas do mundo — a Britten V1000, que conquistou, entre outras coisas, o recorde mundial de velocidade em uma milha, atingindo 302,705 km/h em 1993. A história de Britten motivou Alex a seguir firme projetando carros e componentes.

E ele leva a sério o que diz: quase tudo no carro foi projetado por Alex, do chassi tubular à suspensão. Ele teve ajuda, contudo, com algumas partes do processo de fabricação, especialmente da carroceria. Afinal, ninguém faz tudo, absolutamente tudo sozinho.

alex kelsey (2)

O detalhe mais legal: apesar do visual totalmente racer, o carro é legalizado para as ruas — gente aposta que ele vai com o carro para a faculdade de vez em quando. Faríamos o mesmo.

alex kelsey (4)

Você pensa que acabou? Pois tem mais: o MC2 não foi o primeiro carro de rali de Alex. Ele também pilota um Subaru Impreza modificado no circuito nacional de rali da Nova Zelândia e, aos 19 anos, se tornou o piloto mais jovem a vencer uma etapa do NZRC — um recorde que ainda não lhe foi tomado.

O foco de Alex agora é o Rally Xtreme, uma espécie de categoria alternativa ao Nacional de Rali da Nova Zelândia. A primeira corrida acontecerá no dia 1 de junho e, se o que Alex tem feito até agora for um sinal, o jovem tem tudo para se sair bem.

[ Fotos: Geoff Ridder ]

Matérias relacionadas

Mercedes C30 CDI: quando a AMG decidiu fazer um o esportivo movido a diesel

Leonardo Contesini

Top Cars: os carros de Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May

Dalmo Hernandes

A incrível arte de trocar um câmbio em menos de cinco minutos

Leonardo Contesini