A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos Carros Antigos

Este Opel Olympia Coupe pode ser seu primeiro clássico alemão

Estamos no comecinho de 2015 e talvez este seja o ano em que você decidiu comprar um carro antigo — e você sabe que é um caminho sem volta, meu chapa. Só que está cada vez mais difícil encontrar carros bem cuidados a um preço justo, ainda mais se você procura um clássico nacional, pois eles estão sendo engolidos pelos especuladores.

Sendo assim, talvez a solução seja pensar fora da caixa e procurar um antigo importado — como este Opel Olympia, um legítimo cupê alemão compacto, leve e de tração traseira. Um clássico, e à venda!

olympia

Se o nome “Opel Olympia” não lhe é exatamente familiar, talvez se o chamarmos de Kadett você se situe melhor: o Olympia era uma versão especial, mais potente e luxuosa do Kadett de segunda geração. Este, por sua vez, foi lançado em 1965 com a missão de melhorar as vendas do já bem sucedido Kadett A, apresentado três anos antes, que era um carro bastante competente mas tinha um visual comportado demais.

Sendo assim, o Kadett B ganhou um visual mais arrojado e proporções que o faziam parecer maior e mais esportivo sem perder suas boas características: praticidade, espaço interno e diversos motores de quatro cilindros e comando no bloco de concepção antiga, mas robustos e confiáveis — de 1,1 litro e 45 cv a 1,9 litro e 106 cv (existia até uma versão de 1,7 litro e 75 cv para o mercado argentino). Foi também na segunda geração que a Opel introduziu o modelo fastback, ou LS, sem dúvida o mais atraente dos Kadett B.

opel-kadett (21)

Para tentar encaixá-lo em uma faixa superior do mercado — entre o Kadett e o Rekord, que deu origem ao nosso Opala —, em 1967 a Opel transformou o Kadett LS no Opel Olympia, reutilizando um nome que fora abandonado em 1959. Com um novo nome, acabamento mais luxuoso (que incluía teto de vinil opcional) e um motor de 1,1 litro com dois carburadores Solex 35 e 60 cv (o bastante para chegar aos 140 km/h), o Olympia foi vendido como um modelo separado até 1970, quando a Opel lançou a primeira geração do Ascona.

opel-kadett (25)

A partir daí as coisas começam a ficar mais familiares para nós, brasileiros: a terceira geração do Ascona, lançada em 1981, daria origem ao nosso Monza, e o Kadett C, de 1973, virou nosso conhecido Chevette.

Foram produzidos cerca de 80.000 Olympia entre 1965 e 1970, e o carro branco das fotos é um deles. Trata-se de um Olympia 1968 branco que, segundo seu dono, Hélcio, está há mais de vinte anos em sua família. O carro está anunciado no OLX.

Ele diz que o carro jamais sofreu qualquer tipo de acidente ou dano e que, fora uma repintura no fim da década de 1980, esteticamente é todo original e está praticamente impecável por fora. O interior está mais desgastado do que o lado de fora, mas também conta com todos os componentes originais e está totalmente íntegro.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA opel-kadett (30)

Em termos de mecânica, o carro teve o motor e o câmbio (manual de quatro marchas) refeitos nos padrões originais, usando componentes importados da Alemanha, há quatro anos.

OLYMPUS DIGITAL CAMERA

Deste então, o carro rodou cerca de 8.000 km, e Hélcio garante que o funcionamento do conjunto é perfeito e que não há nada a fazer em termos de mecânica, ainda que o interior mereça uma boa restauração. As fotos abaixo dão uma noção dos detalhes:

O preço para venda é de R$ 25 mil, e Hélcio diz que aceita trocas — avaliando caso a caso e aceitando apenas veículos fabricados depois de 2010, dando preferência a utilitários. O carro acompanha um catálogo de peça e dois manuais de manutenção para os fuçadores de plantão.

Se você se interessou, envie um email para [email protected] ou ligue para (41) 8806-6525.

opel-kadett (26)


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Um VW Gol 1980 arrefecido a ar, todo original e à venda por um preço bacana

Dalmo Hernandes

Variant Porsche? Quase isto: essa perua Volks esconde um motor flat-6 do 911

Dalmo Hernandes

Este Volkswagen Santana Sport está à venda – e pode ser seu próximo project car

Dalmo Hernandes