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Projetos

Este Porsche 911 Turbo Cabriolet de Lego tem motor e câmbio PDK funcionais e até capota elétrica!

Enquanto a maioria de nós só consegue usar Lego para fazer aqueles carrinhos quadrados e disformes, há alguns caras verdadeiramente talentosos por aí. É o caso de “Sheepo”, que usa kits da linha Lego Technic para criar coisas humilhantes: como este Porsche 911 Turbo Cabriolet da geração 997 que tem faróis que acendem, motor e câmbio que realmente o fazem andar, e até uma engenhosa capota elétrica. Que bruxaria é esta?

Não é bruxaria — está mais para engenharia: os kits Technic vão bem além dos simples blocos e homenzinhos aos quais sempre associamos os Lego e você pode até considerá-los brinquedos, mas para gente grande.

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A Lego Technic existe desde desde 1977 e seu objetivo, desde o início, era oferecer a possibilidade de construir modelos mais complexos usando peças especiais como dobradiças, juntas, eixos e engrenagens e até mesmo peças pneumáticas e motores elétricos. A linha oferece uma boa variedade de kits prontos, com instruções — mas não se engane, eles não são fáceis de montar. Só que os caras mais experientes usam as peças para dar corpo a suas próprias criações — e muitas delas são réplicas de esportivos cultuados.

Sheepo é um destes caras, e em seu blog ele mostra o processo por trás de cada um de seus veículos de Lego Technic, e um dos mais famosos é o tal Porsche 911 Turbo Cabrio com capota elétrica, que você pode ver em detalhes neste vídeo (só abaixe o volume antes, porque a música é legal, mas está alta demais):

O projeto começou em dezembro de 2009 e ficou pronto em maio de 2011, depois de 18 meses — o suficiente para que Sheepo  conseguisse criar uma réplica tão detalhista que vários de seus recursos foram baseados no 911 de verdade. A estrutura é do tipo monobloco, e conta com sistemas de suspensão independente do tipo McPherson na dianteira e multilink na traseira. Os freios são a disco, funcionais nas quatro rodas.

Há outros detalhes ainda mais impressionantes: o motor elétrico tem seis cilindros opostos e pistões que se movimentam como em um boxer de verdade. Há um sistema de engrenagens com duas embreagens, sete marchas e ré — uma embreagem fica com as marchas pares, e outra com as ímpares. É como se fosse um câmbio PDK com dupla embreagem — só não tem as borboletas atrás do volante.

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Um controle remoto, também feito de lego, controla as funções do carro: capota, aerofólio retrátil, faróis, freio de estacionamento e esterçamento — este, com  um volante que dá 2,6 voltas, exatamente como o 911 997 de verdade. Todos os ângulos — de esterçamento, cáster, cambagem, etc — são o mais fiéis possível ao do carro real, e até o peso de 3,65 kg da miniatura é distribuído em 40% para a dianteira e 60% para a traseira.

Foram necessárias mais de 3.500 peças diferentes, além de oito motores, três controles remotos infra-vermelho, três pares de luzes e quase sete metros de fiação. O conjunto todo é alimentado por baterias de íon de lítio.

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Além do 911, Sheepo já fez um Caterham Seven, um Land Rover Defender, um Shelby GT500, um Bugatti Veyron, um Mini Cooper clássico e um caminhão Peterbilt 379 — e você pode conferir todas elas em seu blog.

Mas seu projeto mais recente foi o avô do 911: um Fusca que, apesar de não ter tantos recursos quanto um 911, também ficou bastante fiel. O carro tem motor boxer na traseira, câmbio de quatro marchas e freios a disco na dianteira e a tambor na traseira, além de todo o sistema de suspensão baseado no Fusca de verdade.

É isto, nunca mais vamos chegar perto de um kit de Lego em nossas vidas. Chega de humilhação!