Este raríssimo Mitsubishi Lancer Evolution X com câmbio manual está à venda

Dalmo Hernandes 8 agosto, 2018 0
Este raríssimo Mitsubishi Lancer Evolution X com câmbio manual está à venda

O Mitsubishi Lancer Evolution X foi o último represente de sua linhagem. Ele teve uma longa vida, iniciada em 2007 e encerrada em 2016, quando a Mitsubishi decidiu priorizar modelos com foco na economia de combustível e na redução de emissões. E crossovers.

O Achado meio Perdido de hoje veio para satisfazer os puristas. É fato conhecido que o Evo X só foi importado oficialmente pela Mitsubishi na versão MR com câmbio de dupla embreagem e seis marchas. Contudo, extra-oficialmente vieram alguns exemplares com câmbio manual, 11 ao todo, todos ano/modelo 2008. Este exemplar, anunciado no GT40, é um deles.

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Não este, este é o carro do Tommi Mäkinen

Os dez anos do Evo X foram bem vividos, e ele mostrou-se mais do que digno de carregar o legado de seus antecessores nos ralis – o que não era tarefa fácil, considerando a reputação de lenda que as conquistas no Campeonato Mundial de Rali, o WRC, renderam ao Lancer Evolution. Entre 1996 e 1999 o finlandês Tommi Mäkinen venceu quatro títulos em sequência no WRC ao volante dos Evo III ao VI, conquistando também o título das fabricantes em 1998, quando pilotava o Evo V.

Entre 1992 e 2007, todas as gerações do Lancer Evolution (nove, no total) usaram o mesmo motor – o 4G63T, quatro-cilindros turbo com comando duplo no cabeçote e potência de 280 a 320 cv, dependendo da versão. Para o X a Mitsubishi estreou um novo motor, o 4B11T – que também era um quatro-cilindros de dois litros com comando duplo no cabeçote, porém era todo de alumínio e, por isso, 11 kg mais leve. E tinha algumas outras vantagens, como um bloco mais rígido e maior rendimento em baixas rotações. Além disso, o Evo X tinha uma plataforma totalmente nova, desenho muito agradável e, nas versões mais extremas, rendia mais de 400 cv de fábrica – os modelos FQ-400 e FQ-440, criados pela divisão britânida da Mitsubishi. “FQ” vem de fucking quick, ou “rápido pra c*ralho” em uma tradução livre e parcialmente censurada.

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No Brasil o Evo X foi importado oficialmente entre 2010 e 2016, sempre com motor de 295 cv, o já citado câmbio de dupla embreagem e seis marchas, rodas de 18 polegadas BBS, bancos Recaro e sistema multimídia com tela de sete polegadas. No fim de sua carreira, em 2015, houve a versão John Easton.  Série de despedida exclusiva para o Brasil, com motor remapeado para render 340 cv (a mesma potência dos Lancer RS de competição), limitada a 90 unidades. O câmbio também era o SST de dupla embreagem e seis marchas.

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Se faz questão de um pedal de embreagem no seu Evo X, você vai ter de recorrer a nosso Achado de hoje. O carro, que pertence a Luis Claudio Marcon, de Bagé/RS, é um dos 11 exemplares com câmbio manual que foram trazidos em 2008, está com pouco mais de 31.000 km rodados e é bastante original.

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Luis conta que comprou o carro há cerca de um ano e meio de um amigo, e diz que o Evo é muito bem cuidado e possui algumas modificações leves, feitas apenas para melhorar a experiência ao volante. O motor 4B11T foi passou por uma reprogramação básica e ganhou um filtro esportivo K&N e downpipe AMS, além de um coletor de escape Invidia e um novo intercooler. A embreagem é uma Exedy Stage 1, com menos de 5.000 km de acordo com Luis. O câmbio recebeu uma caixa de transferência forjada da Jacks Transmission, e as linhas dos freios agora são de inox.

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O proprietário afirma que o Evo X é muito bem conservado e que costuma usar o carro com mais frequência em viagens longas, mantendo sempre toda a manutenção em ordem e revisada.

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Fora estas modificações mecânicas, o Lancer é bastante original – rodas pintura, todos os emblemas e itens de acabamento, interior e sistema de som Rockford Fosgate de fábrica. Os pneus e todos os fluidos, de acordo com Luis, são novos.

Por fim, Luis garante que o carro está impecável e que não possui quaisquer detalhes a acertar, estando apto a qualquer tipo de avaliação presencial. Se você ficou interessado, basta clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos do proprietário.

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