A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este raro VW Gol Furgão é todo original está à venda

Enquanto o Volkswagen Gol atual não está em seus melhores dias em termos de popularidade, o mesmo não pode ser dito da primeira geração. É claro que as versões esportivas – mais potentes, melhor equipadas e mais raras – são as mais procuradas; assim como os exemplares da primeira leva, com motor a ar e estilo bem alemão. Mas mesmo o mais humilde dos Gol quadrados, como um CL ou até mesmo um Gol 1000, pode se tornar colecionável se estiver suficientemente bem conservado.

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

Uma versão que não costuma ser muito lembrada, apesar de sua raridade, é o Gol Furgão, versão utilitária que foi vendida na década de 1980. Há pouquíssimos exemplares circulando hoje em dia, e dificilmente um deles está em “estado de novo” – na verdade, boa parte deles ainda está em serviço, ou foi convertida para uso comum.

Nosso Achado meio Perdido de hoje, porém, é o oposto disto: segundo seu proprietário, trata-se de um Gol Furgão intocado, pouco rodado e completamente original. Um exemplar bastante exótico de um modelo comum e bastante popular. Ou seja: certamente haverá algum fã da Volks interessado, seja para um projeto ou para integrar uma coleção. Ele está anunciado no GT40, e nós vamos conhecê-lo um pouco melhor agora!

O Gol Furgão foi lançado em 1980, pouco depois do hatchback – e compartilhava quase tudo com suas versões mais básicas, incluindo o motor boxer arrefecido a ar, que utilizou até 1986.

Depois disto, passou a usar o motor AP de 1,6 litro e 80 cv, acoplado a um câmbio de quatro marchas. O acabamento era bastante simples, com rodas de aço estampado, bancos e portas com revestimento de curvim preto e nenhum item de conforto de série. O habitáculo trazia uma divisória entre os bancos dianteiros e a área de carga, onde também ficava o estepe. O Gol Furgão tinha capacidade para transportar até 1.200 litros no compartimento traseiro, com carga útil de até 420 kg.

Nosso Achado de hoje é um Gol Furgão 198. O carro pertence a Alexandre Ule Ramos, de São Paulo/SP. Ele conta que comprou o Gol há cerca de quatro anos, interessado justamente no bom estado de conservação e no alto nível de originalidade.

Segundo ele, o carro tem a pintura de fábrica, na cor Bege, acompanhada de faróis, grade, lanternas, para-choques e rodas originais. O interior, igualmente preservado, possui alguns opcionais: o rádio Bosch São Francisco e os bancos revestidos em tecido. O vigia traseiro, aliás, também era opcional – de série, vinha uma chapa metálica em seu lugar.

Alexandre diz que o carro veio toda a documentação de época, incluindo o catálogo da Volkswagen com informações sobre esta versão em específico do Gol. Ele também ressalta a dificuldade em se encontrar um Furgão que não tenha sido bem usado a trabalho ou modificado para corridas de arrancada – na verdade, o Gol Furgão ficou bastante popular nas dragstrips por já vir aliviado de fábrica, de certa forma. Alguns carros ainda foram convertidos para passeio novamente – instalava-se os vidros traseiros e os bancos. Alexandre comenta que, na época, nem era tão complicado conseguir alterar a documentação do carro: bastava conhecer as pessoas certas e pagar um “extra” pela mudança.

O proprietário também observa que o ano de 1989 foi o último do Gol Furgão com o motor AP. A partir de 1990, devido à Autolatina, o carro passou a utilizar o motor 1.6 CHT da Ford.

 

Se você é um entusiasta da Volkswagen, não precisa de cinco lugares no carro e quer um Gol que seja raro e bem conservado, este Furgão pode ser uma opção interessante – e talvez mais ainda para colecionadores que buscam um exemplar raro. De todo modo, os interessados podem clicar aqui para acessar o anúncio e pegar os contatos.


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

Matérias relacionadas

Quer um Fiat pequeno diferente? Este 128 Sport Coupe pode ser a resposta

Dalmo Hernandes

Este DeLorean vermelho passou os últimos 31 anos esquecido em um galpão sob uma capa

Leonardo Contesini

Salve uma perua: este Alfa Romeo 156 Sportwagon V6 é nosso Achados Meio Perdidos de hoje

Gustavo Henrique Ruffo