A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este raro VW Gol GTI GIII 16V foi um dos últimos com o motor 2.0 16v – e é nosso Achado Meio Perdido de hoje

O VW Gol GTI já entrou em nossa lista de hot hatches mais legais do universo, mas nem por isso deixamos de ressaltar que a estratégia de vendas da marca foi o que o fez desaparecer. O chamado GIII tinha um pacote de acessórios que podia ser comprado por qualquer motorização, o que tirava do carro o ar exclusivo que ele apresentou desde seu lançamento, com sua pintura azul escura e parte inferior de plásticos cinza claros. Mas o que vende pouco na apresentação costuma ganhar status de raridade. E este é o caso do GIII GTI 16V que encontramos à venda.

A história dos GIII começou em 1999. Lançado como modelo 2000, o GIII, na verdade, era um Gol de segunda geração (mais conhecido como “bolinha”) com profundas mudanças estéticas. Em outras palavras, usava a mesma plataforma AB9 que só foi aposentada pelo G5, com a plataforma PQ24, mesma do Polo e do Fox.

DSC08695

Em vez de adotar as versões CL, GL, GLS (ainda sem conotações de gênero) ou GT, a Volkswagen criou os tais pacotes de acabamento. Eles eram chamados de Básico, Luxo, Conforto e Estilo. Era possível ter um 1.0 com pacote Estilo, dotado de rodas de aro 15, ou um 2.0 Básico, com rodas de aço sem calotas e vidros “manivelétricos”. A única versão que permaneceu foi a GTI, mas sem nenhuma distinção visual.

DSC08696

A famosa bolha no capô do GTI 16v anterior havia sumido, mas o motor rendia mais: 153 cv brutos, ou 145 cv a 6.250 rpm e 18,5 mkgf a 4.750 rpm. A velocidade máxima, de 206 km/h, fazia dele o Gol mais rápido já produzido até então e desde então, já que este foi o último GTI. O 0 a 100 km/h era de respeitáveis 8,7 segundos.

O GTI GIII 16 V poderia ser chamado de “o Breve”. Saiu de linha em setembro de 2000. E é daí que vem boa parte de sua raridade. Mais raro do que ele é a Parati GTI, mas essa fica para o dia em que vocês encontrarem uma em boas condições e enviarem para nossa caixa de sugestões.

DSC08703

DSC08706 DSC08704

A unidade que encontramos à venda está na região de Caxias do Sul e Passo Fundo, no Rio Grande do Sul. Seu atual proprietário conta que é o quinto dono do GTI GIII e que tem a relação dos proprietários anteriores. Ele conta que o carro está absolutamente impecável, com 92.000 km originais. Recentemente revisado, o carro está com a mecânica em dia. Só foi necessária a substituição do coxim de um dos amortecedores dianteiros. Dentro de uns 2.000 km será a hora de trocar as pastilhas dianteiras. Como o carro roda relativamente pouco, o proprietário ainda não se preocupou com isso, e recomenda que o próximo dono só as substitua quando chegar a hora.

DSC08708

O único defeito de lataria que o carro tem é um cisco de menos de meio centímetro no capô, provocado por um pedrisco na estrada. O vendedor diz que não fez o reparo para que não pensem que seu Gol foi batido.

DSC08698

O carro está com toda a documentação em dia e seu IPVA vence no dia 7 de julho. Nunca foi batido e está todo original, com equipamentos como ABS, airbags dianteiros, computador de bordo, ar-condicionado, vidros, retrovisores e travas elétricas, faróis de neblina, CD-Player de fábrica, brake-light, alarme, rodas de liga leve e limpador e desembaçador traseiro. Os quatro pneus são seminovos, segundo o dono, e o carro tem chave reserva. Pela preciosidade, o vendedor pede R$ 25.000. Achou justo?

DSC08686

[ OLX ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Leilão de clássicos no Rio Grande do Sul arrecada mais de R$ 1 milhão, veja os destaques

Dalmo Hernandes

Este raro Volkswagen Santana GLS 2000i de duas portas com câmbio automático está à venda!

Dalmo Hernandes

Este VW Golf MK3 tem um motor VR6 sob o capô. E está à venda no Brasil!

Gustavo Henrique Ruffo