FlatOut!
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Achados meio perdidos GT40 Classificados Zero a 300

Este Renault Clio 1.6 16v turbo prontinho para track days está à venda!

A cultura dos hatchbacks apimentados é bastante forte no Brasil – tanto que boa parte dos esportivos lançados no Brasil pode ser incluída na categoria dos hot hatches. E mesmo alguns modelos que sequer se vendem como esportivos apresentam características que agradam aos entusiastas.

O Renault Clio de segunda geração com motor 1.6 16v é um deles: por baixo do visual pacato do compacto francês está um quatro-cilindros bastante potente para os padrões da época e um excelente conjunto dinâmico, arrematado com bom acabamento e design bacana. E este aqui, à venda no GT40.com.br, foi turbinado e preparado para track days – o trabalho sujo já foi feito, que tal?

O motor K4M, utilizado pelo Clio 1.6 16v vendido de 2000 a 2007 no Brasil, já é uma pequena gema original de fábrica, considerando a época em que foi fabricado: com cabeçote de alumínio com comando duplo, e bloco de ferro fundido, entregava 115 cv a 5.750 rpm e 16 mkgf de torque a 3.750 rpm, suficientes para chegar aos 100 km/h em 9,3 segundos com máxima próxima dos 200 km/h.

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Este motor caía bem à versão Dynamique, vendida em meados dos anos 2000, oferecida apenas com carroceria de duas portas e equipada com spoiler (com brake light embutida), roda de 15” com desenho exclusivo, volante revestido em couro e instrumentos com fundo branco – e o interior ainda contava com ar-condicionado, direção assistida e trio elétrico.

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É claro que este carro, que pertence a Gabriel Ramos, de Florianópolis/SC, tem outros atrativos. O proprietário conta que comprou o carro em 2009 de seu primeiro dono, já com o intuito de prepará-lo para track days, e foi para a pista regularmente com ele de 2009 a 2013. Gabriel diz que o carro já acelerou nos autódromos de Guaporé, Curitiba (onde virou 1:39), Interlagos e Brasília – e que apenas neste último o carro foi levado de cegonha. Nos outros, foi e voltou rodando.

Gabriel preparou o motor com um turbocompressor Master Power Racing R444 com intercooler SPA na dianteira e coletor de admissão de alumínio. Além disso, bloco recebeu bielas TFC Engineering e pistões Iapel, as velas são NGK Iridium e foram instaladas duas bombas de combustível, uma Bosch e uma SPA. A alimentação fica por conta de um sistema de injeção FuelTech RacePro 1Fi, com oito injetores. A transmissão é a mesma do Mégane/Scénic 2.0 16v, e foi comprada nova, na caixa. Este câmbio é mais resistente, homologado para 30 mkgf de torque contra 20 mkgf de torque da transmissão original do Clio.

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O reforço foi necessário: o motor preparado passou a entregar cerca de 240 cv e 32 mkgf de torque operando a 1,2-1,4 bar de pressão. Houve, também, modificações na suspensão e nos freios: molas Eibach, mais firmes, amortecedores retrabalhados com mais carga (naturalmente, o carro ficou mais baixo), além de buchas das bandejas, bieletas e barra estabilizadora em PU. Por dentro, o carro recebeu um volante FuelTech by Shutt e um relógio da Auto Gauge para conferir a pressão do turbo.

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É importante lembrar que se trata de um projeto de uso misto nas ruas e track days – o desgaste é mais severo pelo uso pesado. No entanto, Gabriel afirma que a manutenção preventiva é sempre realizada em dia, e que o carro é bastante confiável no dia-a-dia, observadas as condições de uso.

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Se você curtiu este monstrinho turbinado, pode acessar o anúncio no GT40.com.br para pegar os contatos do dono e detalhes do carro!

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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