A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este Saab 900 Turbo é único no Brasil e pode ir para a sua garagem

Nos últimos anos, várias marcas de automóveis desapareceram graças à crise econômica global de 2009. Entre elas, estava a sueca Saab, adorada por fazer carros inovadores, seguros e robustos. No Brasil nunca tivemos a chance de poder ir à uma concessionária Saab e sair de lá com um carro novo, mas você pode ter um clássico da marca agora mesmo: este Saab 900 Turbo S 16 Aero, único de que se tem notícia por aqui.

O Saab 900 é uma evolução do Saab 99, lançado em 1967 como modelo 1968. O 99 foi um carro único em seu tempo, com motor de quatro cilindros em linha inclinado a 45°, tração dianteira (a mais indicada para enfrentar as estradas cobertas de neve em uma época que tração integral era coisa de jipes), versões sedã, hatchback e cupê e estilo diferente de tudo o que havia então — principalmente no perfil da carroceria. E foi com ele que a Saab, começou a experimentar a injeção eletrônica e os turbocompressores.

O ponto alto disso tudo foi o Saab 99 Turbo, com motor 2.0 com comando simples no cabeçote e 145 cv, capazes de fazê-lo acelerar até os 100 km/h em 9,2 segundos, 0 a 160 km/h em 26,2 segundos, e atingir os 196 km/h de velocidade máxima. Foi com um Saab 99 Turbo que Stig Blomqvist venceu o Rali da Suécia no WRC em 1979.

saab-99-stig

Em 1978, com o sucesso do 99, a companhia sueca decidiu aproveitar o projeto para lançar seu sucessor. O resultado foi o Saab 900, que lembrava um 99 crescido — e em essência era isso mesmo, mas trouxe novidades suficientes para se manter atual até o fim de sua carreira, em 1994.

O 900 Turbo foi lançado ao mesmo tempo que o resto da família 900, inicialmente com o mesmo motor e câmbio manual de quatro marchas do 99. Em 1984, porém, uma grande mudança aconteceu: a adoção um motor com cabeçote de 16 válvulas e comando duplo. Com o novo motor, o carro passou a atingir os 100 km/h em 8,5 segundos e chegava aos 202 km/h, ou 210 km/h na versão Aero que, como o próprio nome diz, trazia um kit aerodinâmico que aumentava sua velocidade máxima.

saab_900_achados (9)

É justamente um Saab 900 Turbo S 16 Aero o carro das fotos deste post. Propriedade do engenheiro Valter Prieto, o exemplar fabricado em 1991 pertence à última leva do modelo, que foi descontinuado em 1993. O ano de fabricação e o estado de conservação permitem que, neste carro, vejamos como a Saab conseguiu manter o 900 atual e inovador mesmo depois de tantos anos — afinal, era um projeto dos anos 60!

saab_900_achados (2)

O para-brisa curvado, o painel, de visual datado, mas ainda assim coerente com o carro, e o capô que se abre deslizando para a frente antes de ser levantado são só algumas de suas características. Ao abrir o capô, nota-se uma profusão de fios e tubos — “culpa” dos vários módulos eletrônicos usados para controlar as funções do carro, que estavam sendo adotados em peso pela Saab na época.

saab_900_achados (5) saab_900_achados (4)

O carro também traz recursos interessantes em qualquer carro, como interior em couro, teto solar, vidros, travas e retrovisores elétricos. Além disso, é pouco rodado — marca apenas 54 mil km no hodômetro.

Este post do Autoentusiastas, publicado em 2011, dá detalhes sobre o 900, que foi importado pela GM do Brasil para avaliação. Ele conta como o dono cuidou do carro com muito carinho e dedicação, realizando todos os reparos e serviços de manutenções por conta própria com muito capricho e usando peças importadas da Suécia, e rodando com frequência na medida para manter o carro sempre em forma. E agora ele está à venda, à espera de um novo dono que se dedique tanto quanto Valter.

saab_900_achados (7) saab_900_achados (8) saab_900_achados (6)

E quanto ele pede pelo carro? Um valor, se nos perguntam, mais do que razoável, incluindo peças sobressalentes e um manual extremamente informativo, que traz dica de manutenção de quase todo o carro. Considerando o fato de que, quase com certeza, este é o único Saab 900 Turbo rodando no Brasil e o estado de conservação, é um valor bem atraente. Você não concorda?

Se você está realmente interessado, envie um email para [ carro vendido ]. Boa sorte!

saab_900_achados (3)

[ Sugestão de post: Rodrigo, Fotos: Marco Antônio Oliveira e Paulo Keller/Autoentusiastas ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este BMW M5 E34 feito à mão, raro e muito bem cuidado, está à venda

Dalmo Hernandes

Por R$ 48 mil, este Opala V8 350 é um verdadeiro muscle car

Dalmo Hernandes

Este Subaru Impreza WRC97 já foi de Colin McRae – e agora está à venda!

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados