A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Achados meio perdidos

Este Saab 900 Turbo é único no Brasil e pode ir para a sua garagem

Nos últimos anos, várias marcas de automóveis desapareceram graças à crise econômica global de 2009. Entre elas, estava a sueca Saab, adorada por fazer carros inovadores, seguros e robustos. No Brasil nunca tivemos a chance de poder ir à uma concessionária Saab e sair de lá com um carro novo, mas você pode ter um clássico da marca agora mesmo: este Saab 900 Turbo S 16 Aero, único de que se tem notícia por aqui.

O Saab 900 é uma evolução do Saab 99, lançado em 1967 como modelo 1968. O 99 foi um carro único em seu tempo, com motor de quatro cilindros em linha inclinado a 45°, tração dianteira (a mais indicada para enfrentar as estradas cobertas de neve em uma época que tração integral era coisa de jipes), versões sedã, hatchback e cupê e estilo diferente de tudo o que havia então — principalmente no perfil da carroceria. E foi com ele que a Saab, começou a experimentar a injeção eletrônica e os turbocompressores.

O ponto alto disso tudo foi o Saab 99 Turbo, com motor 2.0 com comando simples no cabeçote e 145 cv, capazes de fazê-lo acelerar até os 100 km/h em 9,2 segundos, 0 a 160 km/h em 26,2 segundos, e atingir os 196 km/h de velocidade máxima. Foi com um Saab 99 Turbo que Stig Blomqvist venceu o Rali da Suécia no WRC em 1979.

saab-99-stig

Em 1978, com o sucesso do 99, a companhia sueca decidiu aproveitar o projeto para lançar seu sucessor. O resultado foi o Saab 900, que lembrava um 99 crescido — e em essência era isso mesmo, mas trouxe novidades suficientes para se manter atual até o fim de sua carreira, em 1994.

O 900 Turbo foi lançado ao mesmo tempo que o resto da família 900, inicialmente com o mesmo motor e câmbio manual de quatro marchas do 99. Em 1984, porém, uma grande mudança aconteceu: a adoção um motor com cabeçote de 16 válvulas e comando duplo. Com o novo motor, o carro passou a atingir os 100 km/h em 8,5 segundos e chegava aos 202 km/h, ou 210 km/h na versão Aero que, como o próprio nome diz, trazia um kit aerodinâmico que aumentava sua velocidade máxima.

saab_900_achados (9)

É justamente um Saab 900 Turbo S 16 Aero o carro das fotos deste post. Propriedade do engenheiro Valter Prieto, o exemplar fabricado em 1991 pertence à última leva do modelo, que foi descontinuado em 1993. O ano de fabricação e o estado de conservação permitem que, neste carro, vejamos como a Saab conseguiu manter o 900 atual e inovador mesmo depois de tantos anos — afinal, era um projeto dos anos 60!

saab_900_achados (2)

O para-brisa curvado, o painel, de visual datado, mas ainda assim coerente com o carro, e o capô que se abre deslizando para a frente antes de ser levantado são só algumas de suas características. Ao abrir o capô, nota-se uma profusão de fios e tubos — “culpa” dos vários módulos eletrônicos usados para controlar as funções do carro, que estavam sendo adotados em peso pela Saab na época.

saab_900_achados (5) saab_900_achados (4)

O carro também traz recursos interessantes em qualquer carro, como interior em couro, teto solar, vidros, travas e retrovisores elétricos. Além disso, é pouco rodado — marca apenas 54 mil km no hodômetro.

Este post do Autoentusiastas, publicado em 2011, dá detalhes sobre o 900, que foi importado pela GM do Brasil para avaliação. Ele conta como o dono cuidou do carro com muito carinho e dedicação, realizando todos os reparos e serviços de manutenções por conta própria com muito capricho e usando peças importadas da Suécia, e rodando com frequência na medida para manter o carro sempre em forma. E agora ele está à venda, à espera de um novo dono que se dedique tanto quanto Valter.

saab_900_achados (7) saab_900_achados (8) saab_900_achados (6)

E quanto ele pede pelo carro? Um valor, se nos perguntam, mais do que razoável, incluindo peças sobressalentes e um manual extremamente informativo, que traz dica de manutenção de quase todo o carro. Considerando o fato de que, quase com certeza, este é o único Saab 900 Turbo rodando no Brasil e o estado de conservação, é um valor bem atraente. Você não concorda?

Se você está realmente interessado, envie um email para [ carro vendido ]. Boa sorte!

saab_900_achados (3)

[ Sugestão de post: Rodrigo, Fotos: Marco Antônio Oliveira e Paulo Keller/Autoentusiastas ]


“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! na qual selecionamos e comentamos anúncios de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de uma reportagem aprofundada e não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios – todos os detalhes devem ser apurados com o anunciante.

Matérias relacionadas

Este raro Volkswagen Santana GLSi duas-portas com câmbio automático está à venda

Dalmo Hernandes

Este belo Honda Civic coupe com motor B16 pode ser seu próximo carro, que tal?

Dalmo Hernandes

Este Peugeot 205 “Rallye” pode ser seu próximo project car

Dalmo Hernandes