A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Sessão da manhã

Este stop motion do Monterey Motorsports Reunion foi feito com mais de 20.000 fotos – e é maravilhoso

Todos os anos, no mês de agosto, um dos eventos de clássicos mais incríveis do planeta acontece no coração da Califórnia: é o Monterey Motorsports Reunion, um fim de semana de corridas de carros clássicos no famoso circuito de Mazda Raceway Laguna Seca.

O evento é transmitido pela TV há alguns anos – primeiro, no Speed Channel e agora, na Fox Sports 1, que é como o canal se chama atualmente. Por isso, há certas restrições na hora de gravar vídeos do evento (afinal, o canal quer exclusividade).

Quer colocar uma GoPro no seu carro para gravar um onboard ou filmar os carros com seu celular? Sem problemas. Mas se você for de uma produtora de vídeo ou algo do gênero, são grandes as chances de ser impedido de gravar qualquer coisa – ou ao menos é o que dizem, embora existam alguns vídeos no YouTube sobre o evento.

Na edição do ano passado, os caras do eGarage decidiram não arriscar, então pensaram em uma solução criativa: munidos de três câmeras capazes de fotografar em resolução 4K (ou seja, imagens de 4096×2160 pixels), eles tiraram mais de 20.000 fotos (mais precisamente, 22.387 fotos) e juntaram todas elas nos mais belos minutos que você verá hoje.

O Monterey Motorsports Reunion faz parte da Monterey Car Week, que reúne vários eventos automotivos realizados na Califórnia, como o Concours d’Elegance Pebble Beach; o The Quail, a Motorsports Gathering e diversos leilões realizados por companhias como a Bonhams e a RM Auctions (sabe todos aqueles carros raros e clássicos que mostramos aqui e dizemos que serão leiloados em breve? Então: boa parte é leiloada durante a Monterey Car Week).

Sem dúvida, porém, o Monterey Motorsports Reunion é o ponto alto da Monterey Car Week. Realizado sempre no fim da semana (sexta, sábado e domingo), o evento consiste em dezenas de corridas que são disputadas em categorias. Os carros são divididos por idade, tipo, local de origem e outros critérios – apenas monopostos pré-guerra, apenas carros americanos, apenas protótipos etc.

protos

Também há corridas temáticas. Em 2013, por exemplo, uma corrida só de Porsche 911 foi realizada para celebrar os 50 anos do modelo. Em 2012, o mesmo foi feito com o Shelby Cobra e em 2011, com o Jaguar E-Type (que nos EUA é chamado de XKE).

E são corridas mesmo, e não desfiles. O que demonstra como a paixão pela velocidade é insuperável: por mais valiosos que vários carros que participam destes eventos sejam, seus donos preferem arriscar e levá-los para correr em um dos circuitos mais desafiadores dos EUA, com variações bruscas de relevo e curvas extremamente técnicas (se você já jogou Gran Turismo, certamente tem lembranças agridoces do Corkscrew, ou “Saca-Rolha”), a deixá-los pegando poeira em algum galpão.

Por esta razão, há punições severas para quem pilotar de forma arriscada ou agressiva demais, fechando outros pilotos ou os jogando para fora da pista: o responsável pela colisão é banido de todos os eventos nos anos seguintes. É possível apelar da decisão após um ano mas, de qualquer forma, não é uma boa ideia. Até porque a classificação nas corridas não vale pontos e nem prêmios – estes são concedidos a pilotos, carros e equipes escolhidos por um comitê de juízes.

O que não impede, de forma alguma, verdadeiras demonstrações de pilotagem alucinante – como no vídeo abaixo, com o americano Patrick Long em um Porsche 911S 1967:

Não é um evento realmente incrível?

Matérias relacionadas

Para o alto e avante: acelere com esta bela seleção de vídeos de hillclimb

Dalmo Hernandes

Este Kadett de quase 700 cv devora Ferrari e Porsche nas pistas de arrancada

Dalmo Hernandes

Banana com bacon: é o Bentley Continental GT3-R andando de lado com 600 cv e duas toneladas

Dalmo Hernandes