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Este Subaru Impreza WRC97 já foi de Colin McRae – e agora está à venda!

Nós aqui no FlatOut não fazemos questão nenhuma de esconder nossa admiração por Colin McRae. Sua famosa frase “if in doubt, flat out!” (“na dúvida, pisa fundo!”) inspirou o nome do site, e nós já falamos dele inúmeras vezes aqui — quando contamos a história do Subaru Impreza e do Ford Focus no WRC, quando falamos sobre o clássico Colin McRae Rally, e também em duas ocasiões quando seus carros de rali apareceram à venda: um Impreza 1997 e um Impreza 2007.

Pois aconteceu de novo! O Subaru Impreza WRC 97 de chassis nº3 — ou seja, o primeiro exemplar construído pela Prodrive, preparadora oficial da equipe de fábrica da Subaru — está à venda. Com ele, Colin McRae e seu navegador Nicky Grist estrearam na temporada de 1997 do WRC no Rali Monte Carlo, e agora uma concessionária alemã chamada Mohr Klassik está com ele.

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Como sabemos, em 1997 a FIA introduziu uma nova categoria no Campeonato Mundial de Rali, a World Rally Car. Diferentemente do Grupo A, onde os carros deveriam ser baseados em modelos de fábrica, na World Rally Car (ou WRC) não eram necessários especiais de homologação, reduzindo custos e dando mais liberdade às equipes para realizar modificações estruturais nos carros.

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Desse modo, em 1997 o Subaru Impreza de rali deixou de ser um sedã de quatro portas para se tornar um cupê de duas portas, com entre-eixos mais curto e bitolas mais largas, conferindo-lhe um visual mais agressivo e um stance matador.

Olhe bem as fotos. Vai dizer que este carro não te faz sentir coisas?

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O motor é um flat-four turbinado de dois litros e 300 cv a 5.500 rpm, com 47,9 mkgf de torque — potência obtida com comandos mais bravos, câmaras de combustão retrabalhadas e dutos de admissão e escape refeitos.

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Pois bem: exatamente com este carro, Colin McRae e Nicky Grist correram na edição de 1997 do Rali Monte Carlo, disputada entre os dias 19 e 22 de fevereiro em um percurso de 398,31 km cronometrados, sendo que o primeiro estágio foi disputado no Circuito de Monaco. McRae e Grist, contudo, não terminaram a prova, sofrendo um acidente que os forçou a abandoná-la. Naquele ano, McRae ainda venceu cinco ralis, ficando com o segundo lugar no Mundial de Pilotos e ajudando a Subaru a conquistar o título no Mundial de Construtores.

 

O Impreza, por sua vez, seguiu carreira solo. No fim dos anos 1990, foi usado por Krzysztof Holowczyc, vencedor do Campeonato Polonês de Rali três vezes, em 1995, 1996 e 1999; e do Campeonato Europeu de Rali em 1999. Com este Impreza, ele chegou ao quarto lugar no Rali da Argentina de 1998 e garantiu o melhor resultado de um piloto polonês na história do WRC.

Entre 1999 e 2008, o carro foi usado por equipes privadas e disputou diversos ralis na Europa. Em seguida, foi restaurado a tempo de correr no Rali Histórico de Monte Carlo em 2009. Desde então, permaneceu nas mãos de um colecionador, que só o dirigiu em test drives e eventos para carros de competição clássicos.

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De acordo com a Mohr Klassik, o Subaru está “em condições perfeitas e pronto para competir”. Eles até oferecem um pacote de peças sobressalentes, que pode ser adquirido separadamente.

Por quanto? É aí que o bicho pega: para saber quanto custa este verdadeiro pedaço de história, é preciso ter interesse e entrar em contato com os caras. E é óbvio que não vai sair barato. Já que não podemos comprá-lo, vamos ao menos admirar todos os seus detalhes na galeria abaixo?

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[ Sugestão de Gus Loeffler ]

 

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