A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Projetos Gringos

Este Subaru Impreza anfíbio encara qualquer terreno… mesmo quando não há terreno!

Dizem que visitar a Austrália só é uma boa ideia se você tiver muita vontade de encontrar um animal que possa (e provavelmente vá) te matar, algo que combina muito mais com o Crocodilo Dundee do que com qualquer um de nós, temos quase certeza. No país vizinho — a Nova Zelândia — também é possível encontrar algumas criaturas bem bizarras. Quer dizer, não é bem uma criatura, mas uma criação: este Subaru Impreza Wagon, que foi transformado por algum aspirante a engenheiro naval em um veículo anfíbio.

Normalmente os carros anfíbios que vemos por aí (força de expressão, afinal eles não são exatamente comuns) possuem a carroceria adaptada para ficar mas parecida com uma embarcação — caso do Schwimmwagen, veículo anfíbio feito sobre a plataforma do Fusca e usado pelas forças militares alemãs na Segunda Guerra Mundial; ou do Batráquio, versão brazuca feita do zero e inspirada no próprio Schwimmwagen.

subaruanfibio (3)

Em vez da carroceria abaulada, porém, o criador do Impreza anfíbio optou por uma transformação menos usual, instalando pranchas sob o carro para que ele flutue na água, deixando livres as rodas para quando se quiser passear em terra firme. Quer dizer, assim que o carro for legalizado para rodar pelas ruas — algo que, segundo o criador, não deverá ser muito difícil. Ele parece ser um cara otimista…

subaruanfibio (4)

Se livrar das garrafas de cerveja pode ser um bom começo

O Impreza anfíbio, encontrado pelo Carscoops, está anunciado em um site de classificados neozelandês, o TradeMe, e ainda que o proprietário não dê detalhes da transformação, a seção de perguntas e respostas (que funciona exatamente como a encontrada no Mercado Livre) traz algumas informações, digamos… esclarecedoras.

subaruanfibio (1)

Bem, quase isto — a maioria dos visitantes faz perguntas em tom de brincadeira, mas o vendedor entra na onda e explica algumas coisas. Olha só:

P: Eu estava pensando em comprar um iate para velejar para a Austrália e pensei “por que velejar se eu posso dirigir?” [O carro] é capaz disso? Quantas pessoas podem dormir nele?

A: Definitivamente seria capaz, mas ainda não. [O carro] precisa ainda de mais algumas modificações para chegar lá. Ele foi projetado para pesca esportiva e passeios.

P: Eu vi esse carro e ele me lembrou de “O Espião que me Amava” (Nota: o filme de James Bond com o Lotus Esprit submarino). Ele tem outros gadgets no estilo de James Bond, e é tão anfíbio quanto ele?

A: Definitivamente. O Subaru AM2015 vem com um monte de equipamentos extras, porta-garrafas de cerveja, pistola pneumática, macaco etc.

subaruanfibio (5)

O cara ainda diz que o carro é capaz de vejelar a 12 km/h em velocidade de arrasto e até 18 km/h em velocidade de cruzeiro. Ele também diz que, com o conjunto mecânico ainda conectado às rodas dianteiras, é possível atracar na praia e não ficar encalhado na areia molhada. A propulsão é feita por uma hélice no assoalho, e o leme direcional precisa ser controlado por alguém na parte traseira do Subaru. O vídeo abaixo não deixa dúvidas: o negócio funciona, mas é meio desengonçado.

Ele também revela (provavelmente entrando na brincadeira) que não está sendo fácil responder a todas as perguntas porque diversos “investidores, exércitos e empresas de segurança particular de outros países estão interessadas nesta máquina”. Se for verdade, provavelmente não será um investimento muito alto: o Impreza anfíbio foi colocado para leilão com reserva de 1 dólar neozelandês (cerca de R$ 2,28 em conversão direta) e, até agora, atingiu módicos 515 dólares australianos, ou R$ 1.178, em 24 lances. A oferta expira no dia 14 de maio, então este valor ainda pode subir bastante. Ou não.

Por outro lado, a gente prefere outro tipo de Impreza anfíbio…

Matérias relacionadas

Um Toyota Prius com motor V8! Mas espera só um minuto…

Dalmo Hernandes

Dê um passeio virtual pela sede da Pagani e entre no Zonda e no Huayra!

Dalmo Hernandes

Fast Fox: é assim que se transforma um Mustang de terceira geração em um monstro

Dalmo Hernandes
error: Direitos autorais reservados