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Achados meio perdidos

Este Subaru Impreza WRX 2011 preparado tem 415 cv — e está à venda!

Em 2007 a Subaru lançou a terceira geração do Impreza — a primeira grande renovação depois de oito anos de reestilizações e, naturalmente, as versões WRX e STI acompanharam. Até recentemente, carros como este Subaru Impreza WRX 2011 que encontramos à venda eram o ápice da linha evolutiva do modelo. Com o lançamento do WRX 2015, este não é mais o caso — o que não significa que não sejam carros para lá de desejáveis.

Não é para menos. Mesmo o WRX , com os 265 cv a 6.000 rpm e 33,7 mkgf de torque a 4.000 rpm de seu boxer 2.5 turbo, tem excelentes desempenho e comportamento dinâmico graças à suspensão bem acertada e à tração integral — além do câmbio manual de seis marchas. E o que dizer de um Impreza WRX preparado para render 415 cv?

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O potencial do motor boxer é bem conhecido e por isto, tanto o WRX quanto seu rival, o Lancer Evo, têm muita força na cena de customização e modificação, com receitas bem conhecidas e eficazes de extrair mais potência de forma relativamente simples com ótimos resultados.

É o caso do WRX 2011 sedã de Nicolas Costa, o Achado Meio Perdido de hoje. Nicolas, piloto que começou a carreira em 2002 nos karts, é um dos destaques da Formula Abarth desde 2011. Em 2012, foi o primeiro brasileiro em 11 anos a levar para casa um título na categoria italiana. Em 2014, decidiu vender seu Impreza WRX sedã 2011.

Com 29.000 km rodados, o WRX — que Nicolas garante não ter usado em track days, e sim como carro de dia-a-dia — está muito bem conservado. Mas não está totalmente original: o motor foi preparado para render cerca de 415 cv (um aumento de 150 cv em relação aos 265 cv originais), novos componentes aerodinâmicos foram instalados e a suspensão retrabalhada.

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As modificações no motor incluem um novo sistema de escape da Invidia, intercooler da australiana ProcessWest, novos injetores de combustível e um remapeamento no módulo de controle do motor. Com 415 cv, o carro vai de zero a 100 km/h na casa dos 4,5 segundos (contra 5,8 segundos do original). Um carro mais potente precisa de freios melhores, e por isto o carro recebeu novas pastilhas de freio e linhas de Aerokip.

A suspensão foi toda refeita usando componentes do Impreza WRX STI — que tinha suspensão mais firme e baixa, que utilizava componentes de alumínio. Do STI também veio o kit aerodinâmico completo, enquanto o spoiler dianteiro é do Subaru WRX V-Limited. As rodas douradas de 18” são forjadas, de medidas 18×8,5, e são calçadas por pneus Pirelli PZero. Segue abaixo a lista completa de  modificações, como fornecida pelo dono:

Performance:
Catback Invidia Q300
Downpipe Invidia
Intercooler Process West
K&N Typhoon C.A. Intake
Solenoide Grimmspeed
Bicos ID1000
Bomba P/ álcool
Remap
Perrin heatshield
Suspensão completa STI
Short shifter Perrin
6L Motul 300V
Brake Up (pastilhas stoptech, aerokip, pentosin racing)
Barra de torção Whiteline

Estética:
Aero original STI
V-limited front lip
Kit multimídia Subaru
Capa de motor em fibra de carbono
Cintos Sabelt homologados
Subwoofer
Rodas 18’8×5 forjadas/ pneus pirelli P Zero
Brake light Sti JDM
Manopla em fibra de carbono”

E quanto ele quer pelo carro? Dentro da média: R$ 110 mil — os carros mais baratos podem custar menos de R$ 90 mil e os mais caros se aproximam dos R$ 120 mil, portanto este, que teve cerca de R$ 30 mil investidos em componentes, está bem no meio.

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Sabemos que, para muita gente, grande parte do barato de ter um carro como este é prepará-lo e ir aperfeiçoando as modificações com o tempo. Contudo, para quem quer comprar um carro mais forte sem se preocupar com o “trabalho sujo”, este WRX pode ser uma boa pedida. Se você se interessou, pode mandar uma mensagem — o carro está anunciado em uma postagem pública no Facebook que você pode conferir aqui — ou contatá-lo pelo email [email protected].

[ via Facebook / Foto de abertura por Andre Romero ]

 

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