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Achados meio perdidos Zero a 300

Este Volvo 850 Turbo com 360 cv e câmbio manual está à venda

Os carros da Volvo costumam ser lembrados por estarem entre os mais seguros do mundo, e muitoss não-entusiastas sequer sabem que a companhia sueca também fabrica automóveis, além dos caminhões. Quem perde são eles, porque os entusiastas sabem que a Volvo tem muitos carros bacanas, e que isto inclui esportivos. Um deles é o Volvo 850 T-5, que originalmente usava um motor cinco-cilindros de 2,3 litros com turbo e 228 cv. E não deixava de ser um dos carros mais seguros de seu tempo.

Nosso Achado meio Perdido de hoje é um Volvo 850 T-5, e mais: trata-se de um raro exemplar com com cãmbio manual de fábrica, preparado para render 360 cv no motor. O carro está anuncido no GT40, e nós vamos conferir mais detalhes a respeito dele agora.

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O Volvo 850 foi lançado em 1991 como sedã, enquanto a perua chegou em 1993. Ainda que o perfil da carroceria fosse muito semelhante do Volvo 240, seu antecessor, o Volvo 850 era um carro bem mais moderno, com uma nova plataforma, eixo traseiro com suspensão semi-independente e, dianteira com aspecto mais moderno e, talvez o mais importante, um cinco-cilindros montado em posição transversal movendo as rodas dianteiras – o Volvo 240 ainda tinha motor longitudinal e tração traseira. O Volvo 850 também foi o primeiro modelo da marca com barras de proteção nas laterais e com cintos de segurança ajustáveis na dianteira.

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Todas as versões do Volvo 850 usavam motores de cinco-cilindros, incluindo um motor turbodiesel de 2,5 litros e 140 cv. De início os motores a diesel começavam em um 2.0 naturalmente aspirado de 143 cv, enquanto a versão mais potente era exatamente o 2.3 turbo de 228 cv. Este só foi superado em 1996, quando foi lançado o Volvo 850 R com motor 2.5 turbo de 250 cv. Também naquele ano foi lançada uma versão com motor 2.5 turbo de 195 cv e tração nas quatro rodas.

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Este Volvo 850 T5 com motor 2.3 turbo, fabricado em 1993, anunciado no GT40 pertence a Igor, de Itapecerica da Serra/SP. Como já dissemos, o carro não é original – ele foi preparado e entrega 360 cv no motor, ou 132 cv a mais que a potência de fábrica.

Igor é um entusiasta do Volvo 850 e possui outros dois exemplares do modelo, porém ambos são peruas – o exemplar azul metálico anunciado no GT40 é o único sedã. O proprietário do carro diz que o comprou há cerca de quatro anos, atraído pela rara configuração de motor 2.3 turbo e câmbio manual, pois a maioria dos 850 encontrados no Brasil é equipada com câmbio automático.

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De acordo com Igor o carro precisava de cuidados quando foi adquirido, e que todos os serviços necessários para deixá-lo confiável e pronto para a preparação foram feitos imediatamente.

O projeto foi montado, segundo Igor, há menos de 15.000 km. O cinco-cilindros turbinado recebeu um sistema de injeção eletrônica programável FuelTech FT300, acertado para etanol; o turbo ganhou o conjunto rotativo do Subaru Impreza WRX STi; pistões e bielas foram trocados por componentes forjados e o cabeçote teve o fluxo retrabalhado. O motor também tem injetores de 80 lb, mangueiras de arrefecimento em silicone, velas NGK mais frias, filtro K&N, dutos de admissão de 3 polegadas e escape também com dutos de 3”, feito na Giba Escapes.

A suspensão teve molas e amortecedores retrabalhados pela Impacto Suspensões, enquanto os freios ganharam discos frisados IPD, com pastilhas de cerâmica. A embreagem é nova.

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As modificações estéticas são poucas: o Volvo 850 recebeu os para-choques e as rodas de 17 polegadas escurecidas da versão T5R. No mais, o visual do carro é totalmente original, o que é um deleite para os fãs das formas retilíneas e escandinavas do sedã turbinado.

Se você ficou interessado, já sabe o que fazer: basta clicar aqui e acessar o anúncio para pegar os contatos do proprietário.

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“Achados Meio Perdidos” é o quadro do FlatOut! no qual selecionamos e comentamos anúncios do GT40.com.br de carros interessantes ao público gearhead, como veículos antigos, preparados, exclusivos e excêntricos. Não se trata de publieditorial. Não nos responsabilizamos pelas informações publicadas nos anúncios nem pelas negociações decorrentes – todos os detalhes devem ser apurados atenciosamente com o anunciante!

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