A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Car Culture Carros Antigos Projetos Gringos

Estes clássicos foram acumulados ao longo de 75 anos – e agora estão à venda!

leilao-1 (7)

Histórias de concessionárias que guardam verdadeiras coleções de joias sobre rodas pipocam pela internet de tempos em tempos, sempre uma mais impressionante do que a outra. A bola da vez é uma antiga concessionária e restauradora especializada nos veículos da General Motors que fechou as portas e agora está vendendo todo o seu acervo, que inclui peças, acessórios, memorabilia e, obviamente, muitos carros.

A concessionária Bullock Chevrolet, em Nebraska, nos EUA,  era uma das maiores da região e operou por mais de 75 anos. Sua história começou na década de 30, quando Wayne Bullock decidiu dar sequência à tradição de sua família em abrir negócios comprando uma franquia da Oldsmobile. Detalhe: ele só tinha 19 anos, e a General Motors quase o forçou a devolver a franquia quando descobriu — diziam que ele deveria ter pelo menos 21 anos para se tornar dono de uma concessionária.

bullocks

O argumento de Wayne era direto: “se continuarem me mandando carros, vou continuar vendendo carros”. A GM decidiu dar a ele um voto de confiança que se mostrou acertado, e em pouco tempo ele adicionou modelos da Chevrolet, da Pontiac e da Buick a seu showroom. À medida que os anos se passavam, a Bullock Chevrolet batia recordes e ganhava prêmios da General Motors por seu desempenho nas vendas— como o Prêmio John DeLorean por vender a maior quantidade de Pontiac GTO 1965 (John DeLorean foi o idealizador do GTO, o primeiro muscle car da história — leia mais aqui!).

No fim das contas, seus filhos cresceram dentro da concessionária e sendo sustentados por ela, e os filhos de seus filhos também — até que, em 2002, os netos de Wayne decidiram abandonar a franquia e passaram a oferecer serviços de manutenção e restauração de carros clássicos.

Nada mais apropriado: ao longo das décadas, a Bullock Chevrolet acumulou muitos carros, peças e equipamentos de manutenção — e agora, em 2014, praticamente tudo vai a leilão pela VanDerBrink Auctions.

leilao-1 (20)

O inventário do leilão é digno de fazer não apenas fãs da General Motors, mas de clássicos em geral, suspirarem. É comum ver concessionárias abandonadas que acabam tendo seus carros zero km ou quase sem uso sendo vendidos a preços exorbitantes, mas o caso aqui é diferente: a maioria dos lotes do leilão abrange alguns carros em estado razoável e outros precisando desesperadamente de cuidados. No entanto, como a Bullock Chevrolet também foi uma restauradora, boa parte dos carros acompanha componentes para deixá-los perfeitos como eram quando saíram da concessionária. Ou melhor, quando chegaram, nesse caso.

leilao-1 (9)

Isto também significa que existem alguns carros restaurados, ainda que em menor número, disponíveis para a venda. Um dos mais interessantes, sem dúvida, é este Pontiac GTO The Judge totalmente restaurado com componentes originais.

leilao-1 (14)

É a mesma situação deste outro GTO — um exemplar do modelo anterior, fabricado em 1967. O acervo de carros restaurados inclui ainda um punhado de picapes Chevrolet da década de 50, um Chevrolet Monte Carlo 1970, um Bel-Air 57, um Buick Roadmaster 1949 e um par de Cadillac — um conversível 1959 e um Sedan DeVille 1969.

E que tal um Dodge Challenger 1971 em estado até que razoável por míseros US$ 3 mil (R$ 6,8 mil)?

leilao-1 (15)

Atualmente o lance mais alto é de US$ 8.000 pelo Pontiac GTO “The Judge”. Por outro lado, há lances ínfimos — como o do Buick 1925 de competição abaixo, que atualmente é de US$ 50. Sim, cinquenta dólares. Outros itens, como as carcaças de carros que estão gastas pelo tempo, ainda não receberam lances.

leilao-1 (8)

Outros lotes do leilão incluem placas decorativas, blocos de motor e até um Buick Roadmaster para crianças, movido a pedal. Um dos mais interessantes itens de memorabilia é uma bomba de combustível vintage, cujo lance atual é de US$ 2.100 (cerca de R$ 4.800).

leilao-1 (1)

O leilão virtual promovido pela VanDerBrink Auctions tem data para terminar: dia 6 de setembro de 2014 — ainda faltam 28 dias. Depois, será realizado um leilão presencial. Até lá, temos certeza de que certos valores ainda subirão bastante. Você pode ver a relação completa dos lotes e mais detalhes sobre eles no site do leilão.

[ Fotos: VanDerBrink Auctions

Matérias relacionadas

Vuhl 05: um carro de track day feito no México | Lasanhas sem Fronteiras

Dalmo Hernandes

As maneiras mais gearheads de se usar uma sala de estar

Dalmo Hernandes

Cinco carros de rua que usam motores derivados da Fórmula 1

Leonardo Contesini