A revista semanal dos entusiastas | jorn. resp. MTB 0088750/SP
FlatOut!
Image default
Humor Projetos Gringos

Estes malucos levaram um jipe da Barbie para a trilha de Moab

Todos nós gostamos de project cars – e muitos de nós têm os seus. Como a vida não é fácil, a situação de geralmente envolve pegar um carro de verdade e prepará-lo para as pistas, restaurá-lo ou modificá-lo para ficar ao nosso gosto. Ou talvez mais de um, se houver espaço na garagem.

Ainda não é assinante do FlatOut? Considere fazê-lo: além de nos ajudar a manter o site e o nosso canal funcionando, você terá acesso a uma série de matérias exclusivas para assinantes – como conteúdos técnicoshistórias de carros e pilotosavaliações e muito mais!

 

FLATOUTER

Membro especial, com todos os benefícios: acesso livre a todo o conteúdo do FlatOut, participação no grupo secreto no Facebook (fique próximo de nossa equipe!), descontos em nossa loja, oficinas e lojas parceiras!

A partir de

R$20,00 / mês

ASSINANTE

Plano feito na medida para quem quer acessar livremente todo o conteúdo do FlatOut, incluindo vídeos exclusivos para assinantes e FlatOuters.*

De R$14,90

por R$9,90 / mês

*Não há convite para participar do grupo secreto do FlatOut nem há descontos em nossa loja ou em parceiros.

Há, porém, quem prefira dedicar-se a projetos alternativos, quase surreais, sem qualquer tipo de aplicação prática, pelo simples prazer de fazer algo que nunca ninguém fez. São caras como os americanos Ethan e Edwin, que comandam no Youtube o canal “Grind Hard Plumbing Co.” Eles não são encanadores, mas passam o tempo todo soldando, serrando, construindo e destruindo project cars “alternativos”. Talvez você lembre deles graças ao Ford Mustang da Barbie com motor de Honda CRF230 de 24 cv – o monstrinho é capaz de ir de zero a 100 km/h em seis segundos e não serve para absolutamente nada além de garantir altas doses de diversão em uma mini-cadeira elétrica (que não é elétrica, óbvio).

Foi o leitor Geraldo Teixeira de Lima que nos mandou a aventura mais recente dos caras: uma expedição pela famosa trilha de Moab – uma espécie de Meca dos jipeiros. E eles levaram seu próprio jipe. Quer dizer, é um Jeep da Barbie, fabricado pela Power Wheels. Mais ou menos como foi feito com o Mustang, o jipe infantil deixou de ser um brinquedo e se transformou em uma máquina de diversão fora-de-estrada.

Assim como o Mustang, o Jeep ganhou uma estrutura tubular para garantir certa resistência. Os painéis da carroceria de plástico são apenas decorativos e, obviamente, não têm força para suportar um motor a gasolina. Este, aliás, também veio da Honda CRF, porém da versão de 450 cm³ – na verdade, um monocilíndrico com comando no cabeçote, arrefecimento a ar e 449 cm³. Segundo Ethan e Edwin, o motor entrega 53,7 cv. O câmbio da CRF foi mantido, com trocas sequenciais e transmissão por corrente. Foi instalada uma embreagem automática Rekluse – e a tração por corrente continua, movendo apenas as rodas traseiras.

O “jipe” teve o entre-eixos alongado e ganhou uma nova suspensão do tipo 4-link nas quatro rodas. Os demais componentes são próprios para karts, incluindo eixos de competição e rolamentos, os freios a disco, o banco e o tanque de combustível, os cubos de roda e as próprias rodas e pneus – sim, existem rodas e pneus específicos para mini-veículos off-road, feitos com os mesmos padrões de qualidade das peças em tamanho grande. A suspensão usa quatro amortecedores DMT feitos para mountain bike. Isto é que é retrofit!

Nada disso significa, porém, que não houve muito do-it-yourself. Pelo contrário: itens como sistema de escape e os braços da suspensão tiveram de ser feitos sob medida. O vídeo abaixo deixa isto bem claro: é um time lapse que resume seis meses de muito trabalho em cerca de dez minutos. Fica até difícil de acreditar quanta engenharia está por trás do jipinho cor-de-rosa.

Como há muita experimentação e a dupla costuma testar na prática a eficácia de suas criações, é natural que nem tudo dê certo – o que ajuda a explicar a quebra da suspensão dianteira durante um salto mais animado em Moab.

Por outro lado, a trilha em Utah é severa até com jipes de verdade. Então, um Jeep da Barbie construído artesanalmente merece reconhecimento apenas por sobreviver à empreitada. Mesmo que, com o excesso de torque nas rodas traseiras, empinadas repentinas sejam inevitáveis.

O detalhe é que a aventura em Moab foi apenas a última e mais desafiadora aventura do jipe da Barbie: Ethan e Edwin já lidam com esta maluquice há tempos, e há alguns meses puderam levá-lo, junto com o Mustang Power Wheels, para a pista de testes da Honda nos EUA, onde ninguém menos que Jay Leno deu uma voltinha nos dois. O jipe até que se vira bem sobre o asfalto – talvez até melhor que o Mustang. Basta trocar os pneus!

É impossível ver estes dois em ação e não lembrar da minha infância, quando meu sonho era colocar um motor no meu Fórmula 1 de pedal. Gostaria de ter a mesma disposição e a mesma habilidade que Ethan e Edwin para fazer algo parecido. Parece absurdamente divertido.

 

Matérias relacionadas

Um carro feito de Lego que funciona de verdade é o sonho dourado de todo geek

Dalmo Hernandes

Bullitt, 1968: tudo o que você sempre quis saber sobre a perseguição mais famosa do cinema

Dalmo Hernandes

115 cv a 12.000 rpm: este Honda N600 com o motor de uma VFR800 é um hot rod em miniatura

Dalmo Hernandes