Estes são os melhores canais automotivos do YouTube

Leonardo Contesini 27 outubro, 2014 245
Estes são os melhores canais automotivos do YouTube

Apesar de todos os inconvenientes de ser um gearhead nos anos 2010, esses tempos modernos têm suas vantagens. Não podemos acelerar livremente como nossos pais, e as viagens são um pouco mais tumultuadas do que quando éramos crianças. Mas nunca antes tivemos tanto acesso à informação e a conteúdo de primeira como nos últimos anos no YouTube.

Graças aos canais especializados em carros, assistir à programas TV tornou-se uma atividade praticamente obsoleta. Perguntamos aos leitores quais são os canais mais legais sobre carros no YouTube, e agora aqui estão as respostas.

 

Acelerados

O mais novo canal brasileiro estreou no final de agosto mas parece ter conquistado a audiência dos gearheads. Com Rubens Barrichello, Cassio Cortes e Gerson Campos o canal traz voltas rápidas no Velo Città — um dos melhores traçados do Brasil —  com uma variedade enorme de carros, que vai do Escort XR3 1.8 ao Jaguar F-Type. Além das voltas rápidas, eles também entrevistam os grandes nomes do automobilismo nacional e aceleram em duas rodas com Alex Barros.

O destaque mesmo fica por conta de Rubens Barrichello, que durante suas voltas rápidas comenta a dinâmica dos carros e solta algumas dicas de pilotagem — com toda a sua experiência de quase duas décadas na Fórmula 1.

Car Throttle

Além de ser um site de cultura inútil automotiva, o Car Throttle também é um canal do YouTube, e pela quantidade de votos, é um dos preferidos dos nossos leitores. Pense nele como um Reddit só com vídeos de carros sobre memes, estereótipos e uma dose de humor, como neste vídeo sobre os motivos para preferir carros com câmbio manual.

 

Roadkill

Seu negócio são os muscle cars e carros americanos? Então Roadkill da Motor Trend é o seu canal. A dupla David Freiburger e Mike Finnegan apresenta sua relação de amor e ódio com hot rods, carros e rua e modelos preparados — quase sempre americanos — em programas de vinte minutos.

No episódio acima, por exemplo, eles decidem sair pelo sul da Califórnia com um Lamborghini Aventador e um Hot Rod Ford 1930 — uma combinação que só alguém muito americano poderia pensar —, mas há muito mais no canal, por exemplo, um modesto Ford Ranchero 1968 ou um Camaro de 1.500 cv.

 

Antti Kalhola

Antti Kalhola é um finlandês de apenas 24 anos que edita vídeos sobre automobilismo desde os 14. Diferentemente dos outros canais desta lista, Antti não captura as imagens que usa, mas usa trechos de outros vídeos de automobilismo para fazer uma colagem que mostra como ele enxerga o universo dos carros e corridas.

O resultado são vídeos incríveis, com trilha sonora acertada, imagens históricas e narrações cheias de emoção. E você já deve ter assistido pelo menos um, mesmo sem saber que era dele.

Os vídeos de Antti fizeram dele quase uma celebridade da Internet. Cada vídeo seu era aguardado ansiosamente por todos e, assim que ia ao ar, imediatamente era postado em fóruns automotivos, sites sobre automobilismo e redes sociais. Bernie Ecclestone e sua obsessão por controlar o conteúdo da Fórmula 1 já acabou com alguns canais do garoto finlandês, mas os fãs e ele mesmo sempre dão um jeito de refazer o upload dos vídeos e manter tudo no ar.

 

Turboleks

Pense em todos os lugares-comuns, clubismos e preconceitos do cenário automotivo que você conseguir lembrar de bate-pronto. Agora misture tudo com uma dose de tosquice proposital e muita tiração de sarro. É exatamente esta a receita do Turboleks.

Marea bomba? Chevettão? AP treiskilimei? Ninguém escapa da metralhadora zoeira dos caras. E o mais legal é que mesmo os proprietários e fãs dos carros sacaneados pelos vídeos se rendem às piadas. Em tempos de humor politicamente correto, fazer pessoas rirem de si mesmo já é uma grande conquista.

 

XCar

Boas histórias, fotografia de primeira e uma variedade matadora de carros. A descrição poderia ser do canal Petrolicious, mas na verdade estamos falando dos britânicos do XCar. A proposta deles é bem parecida com a do Petrolicious: contar grandes histórias que giram ao redor de um carro, mas em vez de cenas tranquilas e contemplativas, nos vídeos do XCar também encontramos mais roncos e uma dose de agressividade na condução dos carros e das câmeras.

Eles também não se limitam aos clássicos, e incluem na salada os melhores lançamentos que todos esperam para ver em ação. Outra diferença para o Petrolicious é a forma da narrativa: enquanto os americanos usam trechos de depoimentos intercalados com cenas do carro em movimento, XCar tem um apresentador que pilota os carros e narra suas impressões, além da própria história.

 

Marchettino

Em todo o mundo há uma legião de fãs de supercarros que não se contentaram em admirar seus objetos de desejo em fotos oficiais e miniaturas e decidiram ver seus ídolos pessoalmente. No Brasil temos os caras do Exclusivos no Brasil, que manjam tudo sobre os supercarros e raridades que circulam por aqui.

Mas se há um deles que se destaca é o YouTuber conhecido como “Marchettino”. Ele é um italiano que se especializou nos supercarros que circulam por seu país e, de alguma forma, conseguiu manter contatos com os proprietários destes carros, que já concordaram em levá-lo de carona para experiências imersivas nos maiores sonhos dos gearheads, e até mesmo emprestaram seus carros para umas voltas.

Por exemplo, foi ele um dos primeiros a conseguir um onboard na LaFerrari, há alguns meses, antes mesmo que os jornalistas conseguissem publicar suas produções a bordo do hipercarro. E graças à fartura de material para os vídeos, ele geralmente consegue combinações matadoras, como a F50 e a LaFerrari juntas na mesma tela. Obrigatório para os fãs de supercarros — e da Ferrari em especial.

 

Garagem do Bellote

A Garagem do Bellote é um dos canais automotivos mais populares do Brasil. Segundo nossas contas foram mais de 400 carros de todos os tipos, épocas e nacionalidades, exibidos em detalhes em uma volta rápida acompanhada da história dos modelos e, claro, dos roncos dos motores.

Uma característica bem legal do canal é que ele não se limita a modelos originais de fábrica e traz com algumafrequência modelos preparados, ou clássicos modificados.

 

Marcelo Tonella

Marcelo Tonella é um mecânico brasileiro especializado nos motores mais clássicos do mercado brasileiro, segundo seu vídeo de apresentação do canal. Como tantos outros canais do YouTube, Tonella ganhou fama com suas dicas de mecânica para os entusiastas que querem meter a mão na graxa e fazer manutenções e reparos por conta própria. Mas o que garantiu a ele os votos dos leitores e um lugar na nossa lista é sua especialidade: os motores boxer “a ar” da Volkswagen e a mecânica dos modelos mais clássicos da marca, como o Fusca, a Kombi e a Brasília.

São quase 600 vídeos (sim: seiscentos vídeos) que falam sobre basicamente tudo o que você precisa saber para reparar seu Volkswagen. Pensando bem, talvez você consiga até mesmo restaurar seu carro usando apenas seus vídeos como referência, uma vez que ele fala desde uma troca simples de correia à regulagem de carburadores e até pintura com base em PU.

 

Petrolicious

O canal já começa a ser legal pela sonoridade e pelo conceito do nome: petrol + delicious. Mas ele conquista mesmo é pela receita do conteudo: uma paixão pelos carros como poucos têm na frente e atrás das câmeras, uma seleção matadora de carros e histórias, e uma cinematografia fabulosa com fotografia, áudio e cenários quase sempre perfeitos. Cada vídeo do Petrolicious nos coloca exatamente no banco do passageiro, na mesma estrada ou na mesma garagem que os personagens aos quais estamos assistindo.

A variedade de assuntos também é um dos destaques: os caras conseguem alternar um Honda CRX original, um Porsche 356 com um milhão de milhas, uma Ferrari P3/4 de corridas e um muscle car dos anos 1960 com a mesma competência e naturalidade na abordagem dos temas.

 

/Drive

Depois de deixar a Evo e publicar seus textos no Speedhunters, Chris Harris mergulhou de cabeça no projeto /DRIVE, encabeçado pelo idealizador do Jalopnik US, Mike Spinelli. O jornalista inglês era a principal atração do canal, com seu quadro “Chris Harris on Cars”, no qual apresentava os carros do jeito que mais nos interessa: acelerando forte na pista — e com o tempero classudo das avaliações britânicas.

Além de Harris, o grandalhão Matt Farrah com seu quadro “Tuned” é outro que puxa a audiência com carros preparados e modificados dos EUA, e também há os especiais como uma viagem até a sede da Koenigsegg que mostrou em detalhes o nascimento e a construção dos supercarros da marca sueca.

 

Mighty Car Mods

A dupla de australianos do Mighty Car Mods também está entre os preferidos da galera. Como o nome sugere, o canal trata somente de modificações de carros, só que nesse caso, é a própria dupla de apresentadores quem faz todo o serviço sujo. Um dos melhores programas foi o que eles viajaram até o Japão (que é pertinho da Austrália e também tem a direção no lado errado) e construíram um kei car para um track day drifter.