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Etanol pode não ter rendimento de 70% em relação à gasolina, aponta levantamento

Desde o surgimento dos carros flex, convencionou-se dizer que o etanol deixa de ser vantajoso quando seu preço ultrapassa a margem de 70% do preço da gasolina. O cálculo por si é algo pouco preciso, pois motores têm características diferentes de um modelo para o outro, que podem influenciar diretamente o consumo de combustível, mas assim mesmo tomou-se por convenção adotar a regra dos 70% baseado em sua eficiência energética em relação à da gasolina. Só que há pouco menos de um mês, uma empresa brasileira chamada Ecofrotas, que presta serviços de gerenciamento de frotas corporativas, descobriu que essa relação teórica tem um resultado um pouco diferente na prática. Como? Durante 31 meses a empresa acumulou dados de consumo de combustível e quilometragem de 410 mil veículos flex de seus clientes abastecidos em 12 mil postos diferentes, e ao perceber que todos aqueles números poderiam esclarecer detalhes sobre consumo e eficiência (o que resulta em economia para os frotistas), eles