FlatOut!
Image default
Vídeo

Exclusivo: veja (e ouça) o vídeo do primeiro teste do McLaren Honda em Silverstone!

A menos que você tenha lido somente sites de fofocas sobre a Kim Kardashian nos últimos dias, é bem provável que você já saiba que nesta sexta-feira rolou o primeiro teste não-oficial do McLaren Honda, com o novo motor que a equipe irá usar na temporada de 2015 da Fórmula 1.

O problema é que os testes foram fechados e sequer eram testes propriamente ditos: o atual regulamento da Fórmula 1 proibiu testes privados como forma de conter custos (a Ferrari passava dias girando seus carros em Fiorano torrando quantias astronômicas para dominar a F1). Uma brecha no regulamento, contudo, permite que os carros da atual temporada sejam postos na pista para filmagens, porém com a quilometragem limitada.

maccahonda

Obviamente, o que as equipes acabam fazendo é aproveitar o tempo para testar qualquer coisa que seja preciso. No caso da McLaren, eles usaram as tais filmagens para testar a instalação do motor Honda em um carro da atual temporada para adiantar o trabalho dos testes oficiais que acontecerão após o GP de Abu Dahbi.

mclaren-honda-2014-2-886x569

Isso significa que os portões de Silverstone não foram abertos à imprensa e por isso ninguém pôde assistir à estreia do McLaren Honda. Ou melhor: quase ninguém. O leitor Rodrigo de Oliveira é um estudante de engenharia que mudou-se recentemente para Coventry, a fim de fazer um estágio em sua área. Ele sonha em ser engenheiro da Fórmula 1 e até começou um blog em inglês sobre o tema, o Racing Car Dynamics.

Quando soube dos testes, ele não pensou duas vezes: pegou o trem para para Silverstone e passou o dia nos arredores do circuito com sua câmera ligada esperando flagrar o primeiro ronco e as primeiras voltas do novo motor Honda para a Fórmula 1. A espera valeu a pena: ele conseguiu em primeira mão dois clipes curtos, porém exclusivíssimos, e que agora são compartilhados com todos os leitores do FlatOut! Confira a seguir a história contada pelo próprio Rodrigo:

Soube perto da meia-noite de quinta-feira que a McLaren ia testar o motor Honda na sexta. Doido como sou, resolvi viajar até Silverstone mesmo tendo quase certeza que o evento era fechado. Daqui da minha cidade (Coventry) até lá são duas horas de viagem, então saí de casa lá pelas 6:30 pra pegar o trem às 7:00. Cheguei em Silverstone às 9:00 e o segurança não me deixou passar do portão, porque o evento era fechado, passei a manhã toda andando ao redor do circuito tentando achar um lugar que desse pra ver a pista. Por volta de 11:00, os carros históricos da McLaren tavam na pista, mas até então eu não tinha achado um lugar que desse pra ver a pista, então não consegui ver nada, apenas ouvir.

Ao meio-dia, eu saí pra ver a fábrica da Force India, que fica do outro lado da rua do circuito. Quando voltei, tive a oportunidade de ver um estacionamento que dava uma visão perfeita da Club Curve e um pedaço da Vale. Lá estavam mais três pessoas que, assim como eu, foram lá só pra ver a McLaren andar, além de dois funcionários da Flybrid, a empresa que desenvolveu o KERS que a Honda iria usar na temporada de 2009 se não tivesse sido vendida pra Ross Brawn.

Lá pelas 14:30, o carro interino com motor Honda saiu pra volta de instalação. Procedimento normal, o carro voltou pro pit desligaram o motor. Lá pelas 15:00 o carro saiu para as primeiras voltas, mas assim que completou a primeira, o carro morreu na curva 10, logo depois da entrada dos pits, fazendo os mecânicos correrem até a pista pra trazer o carro de volta. Perto das 15:30 o carro voltou pra pista, deu umas três voltas e voltou pro pit. Depois disso fiquei até ver que tinham retirado os carros de bombeiros que antes tavam na pista, o que era um sinal claro que o teste tinha encerrado, até porque já estava escurecendo.

Os próximos testes oficiais da Fórmula 1 acontecem em Abu Dhabi nos dias 25 e 26 e novembro e, como dito anteriormente, a McLaren já deve entrar na pista com os novos motores Honda.

Matérias relacionadas

Sébastien Loeb arrepia em Nordschleife nos preparativos para o WTCC em Nürburgring

Dalmo Hernandes

Ferrari 288 GTO e Porsche 964 Turbo: pare o que estiver fazendo e assista a estes dois vídeos matadores

Dalmo Hernandes

O ronco deste Alfa Romeo Giulia Super é o melhor “bom dia” que você vai ouvir hoje

Dalmo Hernandes