Os testes da F1 no Bahrein, Alonso define treino em Indy, drama na F4 inglesa e mais!

Projeto Motor 21 abril, 2017 0
Os testes da F1 no Bahrein, Alonso define treino em Indy, drama na F4 inglesa e mais!

Seja bem-vindo a mais uma edição do Racing News, com a seleção das principais notícias do mundo do automobilismo pela equipe do Projeto Motor, mais a programação do fim de semana para você. Acelere conosco!

banner-pm2

F1 realiza sessão de testes no Bahrein; Bottas faz o melhor tempo

A F1 realizou sua primeira sessão de testes da temporada entre terça e quarta-feira, poucos dias após à disputa do GP do Bahrein. Todas as equipes estiveram presentes nas atividades em Sakhir, com Valtteri Bottas registrando o melhor tempo combinado.

O piloto da Mercedes completou 143 voltas no segundo dia, com a marca de 1min31s280. O segundo mais veloz no geral foi Lewis Hamilton, seu companheiro de equipe, que ficou 0s078 atrás.

teste bhr

O líder do campeonato, Sebastian Vettel, foi o terceiro mais rápido. A Ferrari foi uma das equipes que não utilizaram seus dois pilotos titulares – Kimi Raikkonen foi substituído no primeiro dia de atividades por Antonio Giovinazzi, que ficou com a quinta marca.

Outras caras novas foram Gary Paffett (Williams), Sergey Sirotkin (Renault), Pierre Gasly (Red Bull), Sean Gelael (Toro Rosso), Alfonso Celis (Force India) e Oliver Turvey (McLaren).

A F1 terá mais duas baterias de treinos durante a temporada de 2017: a próxima será poucos dias após o GP da Hungria, em Hungaroring; por fim, os carros irão à pista em Abu Dhabi instantes depois da conclusão do campeonato.

 

Alonso fará seu primeiro teste na Indy no início de maio

Foi definida a data da primeira experiência de Fernando Alonso com um carro da Indy. O espanhol iniciará sua preparação para as 500 Milhas de Indianápolis no dia 3 de maio, quando pilotará o DW12 da Andretti Autosport no mítico oval americano.

Alonso

Durante a atividade, Alonso terá a chance de treinar por oito horas, entre as 9h e 17h locais. Os testes oficiais da prova terão início poucas semanas depois, no dia 15 de maio – quando o espanhol precisará passar pelo Rookie Orientation, prática obrigatória a todos os pilotos que fazem sua estreia na prova.

Alonso participará pela primeira vez das 500 Milhas de Indianápolis no dia 28 de maio, quando deixará de competir no GP de Mônaco de F1 para buscar a vitória nos Estados Unidos.

 

Red Bull ameaça deixar F1 caso não entrem fabricantes independentes de motores

O consultor da Red Bull na F1, Helmut Marko, avisou que a equipe poderá deixar a categoria em 2021 caso não haja a entrada de nenhuma fabricante independente de motores durante a aplicação do novo regulamento técnico.

REd Bull

Em quatro anos, a F1 deverá contar com motores tidos como mais simples, mais baratos e que produzem mais som. Desta forma, Marko espera que haja a entrada de fornecedoras que não possuem relação com empresas gigantes do setor automotivo – o que não acontece hoje em dia, já que as responsáveis pelas unidades são Mercedes, Ferrari, Renault e Honda.

“Isso é mais do que necessário. O motor precisa ser simples, barulhento e com custos inferiores a 10 milhões. Estamos falando de um motor que é muito menos sofisticado do que aquele que temos agora. Há várias empresas por aí que poderiam virar fornecedoras. Então, esperamos dos novos proprietários da F1, junto da FIA, que encontrem uma solução até o fim desta temporada. Se isso não acontecer, nossa permanência na F1 não está garantida”, disse Marko, em entrevista ao site oficial da F1.

A última fornecedora independente da F1 foi a Cosworth, cuja passagem mais recente pela categoria aconteceu entre 2010 e 2013.

 

Piloto de 17 anos sofre amputações nas pernas após grave acidente na F4 inglesa

Um acidente chocante marcou a rodada de Donington Park da F4 inglesa, realizada no último domingo (16). Billy Monger não conseguiu ver o carro de Patrik Pasma parado no meio da pista e atingiu em cheio a traseira do rival.

Monger, de 17 anos, ficou preso às ferragens do carro por cerca de 90 minutos, quando conseguiu ser removido e transportado ao hospital. Lá, foi colocado em coma induzido e passou por algumas cirurgias – os médicos, no entanto, não conseguiram salvar as pernas do piloto, que tiveram de ser amputadas pouco abaixo dos joelhos.

A equipe de Monger iniciou uma campanha de financiamento coletivo para ajudar a custear seus tratamentos, o que já arrecadou mais de £ 620 mil (quase R$ 2,5 milhões na cotação atual). O dirigente também disse que o adolescente, quando foi retirado temporariamente do coma, mostrou otimismo ao ficar sabendo das lesões e já disse considerar continuar no automobilismo com carros adaptados.

 

Kubica testa na GP3 e pilota um monoposto pela primeira vez em seis anos

Ex-piloto da F1, Robert Kubica teve a oportunidade de guiar um monoposto pela primeira vez em mais de seis anos. O polonês realizou um teste privado com um carro da GP3 no circuito de Franciacorta, na Itália.

Kubica

Kubica, que não pilota um fórmula desde que sofreu graves lesões no braço direito em um acidente de rali, em fevereiro de 2011, completou mais de 70 voltas e se mostrou feliz com o que viu.

“Voltei às águas onde nadei por tantos anos e devo dizer que a sensação é ótima. Fiz o teste em condições complicadas – o circuito de Franciacorta é travado e o carro de GP3 não tem direção hidráulica. Mas estou feliz de ter tido essa chance”, comentou o piloto, em entrevista ao site Motorsport.

Kubica ainda não definiu se competirá em alguma categoria em 2017. Ele estava confirmado na equipe ByKolles para a temporada do WEC, mas desistiu da participação a poucos dias do início do campeonato.

 

Fórmula E fica próxima de confirmar corrida em Roma para temporada 2017/2018

A Fórmula E poderá introduzir mais uma grande cidade em seu calendário na próxima temporada. A capital italiana, Roma, autorizou a realização de corridas no baixo do EUR, situado na zona sul da cidade, sendo que já se estuda um traçado para ser utilizado pela categoria de carros elétricos no campeonato de 2017/2018.

Fórmula E

“A possibilidade de Roma sediar um ePrix é empolgante. Estamos gratos à cidade por garantir todos os pré-requisitos. Agora, estamos um passo mais próximos de trazer as corrias à capital da Itália, um país com tanta cultura e raízes com o automobilismo”, celebrou Alejandro Agag, diretor da Fórmula E.

“Estamos considerando a possibilidade de incluir Roma no calendário do ano que vem, na primavera [do Hemisfério Norte] de 2018. Tenho certeza de que Roma pode realizar eventos marcantes ao lado de locais como Hong Kong, Montreal, Paris e Nova York”, continuou o dirigente.

 

Veach substitui Hildebrand na Ed Carpenter e faz sua estreia na Indy

O grid da Indy terá uma novidade na etapa de Barber, no próximo domingo (23). Zach Veach fará sua estreia na categoria pela equipe Ed Carpenter Racing, substituindo o lesionado JR Hildebrand.

indy

Hildebrand sofreu uma lesão na mão na última volta da corrida de Long Beach, no dia 9. Na ocasião, o piloto colidiu com o carro de Mikhail Aleshin e fraturou um osso, o que exigiu a realização de uma cirurgia.

Assim, Veach, terceiro colocado da Indy Lights no ano passado, terá a oportunidade de estrear na categoria pela equipe com a qual já testou no ano passado. O piloto, de 22 anos, já estava confirmado para competir nas 500 Milhas de Indianápolis pela AJ Foyt Racing.

 

Masters de F3 cancela edição de 2017 e promete retorno no ano que vem

Tradicional prova do calendário internacional da F3, o Masters de Zandvoort não será realizado em 2017. O anúncio foi feito pela organização da prova, que culpou a agenda para o cancelamento da edição deste ano.

FIA Formula 3 European Championship 2016, round 10, race 1, Hockenheimring (DEU)

O evento de F3 ocupava posição durante a programação do ADAC GT, que, em 2017, correrá em julho em Zandvoort. O problema é que, caso a corrida de F3 acontecesse na mesma data, isso desrespeitaria o regulamento esportivo da F3 Europeia – a categoria terá uma etapa no circuito holandês em agosto, e, se o Masters ocorresse um mês antes, a proibição de atividades em pista nos locais que recebem etapas seria violada.

Uma alternativa seria transferir o evento para um outro circuito – em 2007 e 2008, o Masters de F3 aconteceu em Zolder, na Bélgica. No entanto, a organização optou por cancelar as atividades.

“Esperamos que fiquemos apenas um ano sem realizar a prova para que possamos cumprir os regulamentos da FIA no futuro”, disse Barry Bland, coordenador do Masters de F3, ao site da Autosport.

Realizada desde 1991, o Masters de F3 já consagrou nomes como Lewis Hamilton, Valtteri Bottas, Max Verstappen, Nico Hulkenberg e Jules Bianchi.


 

Fique ligado na TV

Sábado (22)

12h55 – SporTV 2: Stock Car/Etapa do Velopark (classificação) – ao vivo

14h00 – Fox Sports 2: Nascar Xfinity Series/Etapa de Bristol (corrida) – ao vivo

14h00 – SporTV 3: Moto3/GP dos Estados Unidos (classificação) – ao vivo

15h30 – SporTV 3: MotoGP/GP dos Estados Unidos (treino livre) – ao vivo

16h10 – SporTV 3: MotoGP/GP dos Estados Unidos (classificação) – ao vivo

17h05 – SporTV 3: Moto2/GP dos Estados Unidos (classificação) – ao vivo

18h30 – SporTV 3: Stock Car/Etapa do Velopark (classificação) – VT

20h30 – Fox Sports 2: Nascar Xfinity Series/Etapa de Bristol (corrida) – VT

Domingo (23)

03h30 – SporTV 3: MotoGP/GP dos Estados Unidos (classificação) – VT

04h30 – SporTV 3: Moto2/GP dos Estados Unidos (classificação) – VT

12h30 – SporTV 2: Stock Car/Etapa do Velopark (corrida) – ao vivo

12h40 – SporTV 3: Moto3/GP dos Estados Unidos (corrida) – ao vivo

14h20 – SporTV 3: Moto2/GP dos Estados Unidos (corrida) – ao vivo

15h00 – Fox Sports 2: Nascar Monster Energy Cup/Etapa de Bristol (corrida) – ao vivo

16h00 – SporTV 3: MotoGP/GP dos Estados Unidos (corrida) – ao vivo

16h00 – Band/BandSports: Indy/Etapa do Alabama (corrida) – ao vivo

21h45 – Fox Sports 2: Nascar Monster Energy Cup/Etapa de Bristol (corrida) –