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Factory Five F9R: um supercarro com motor V12 aspirado de 9,5 litros e até 1.000 cv

Downsizing. Domínio dos carros elétricos. Fim do motor a combustão interna. Tempos sombrios. Discursos com estas palavras e expressões já estão até começando a ficar manjados. Mas isto não impede os entusiastas de lamentar, claro – nos mesmos já lamentamos bastante, aqui no FlatOut e em off.

Por outro lado, parece que com a iminência desta transição inevitável, há quem esteja se esforçando para dar aos nossos amados motores old school uma despedida digna. Gordon Murray, por exemplo, vai fazer um sucessor para o McLaren F1 com três lugares e um V12 naturalmente aspirado puro – sem sobrealimentação ou tecnologia híbrida – capaz de girar a 12.000 rpm. Mas tem mais gente, como os caras da Factory Five, fabricante americana especializada em esportivos artesanais com design ousado e componentes de empresas consagradas.

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Na primeira vez que falamos deles, o assunto era um esportivo de motor central-traseiro com mecânica de Subaru Impreza WRX, o Factory Five 818 – batizado assim por pesar 818 kg. De lá para cá, eles apresentaram outras criações interessantes. A bola da vez, porém, é algo completamente diferente: um supercarro com um V12 central-dianteiro. Mas não estamos falando de qualquer V12, e sim de um V12 small block LS com nada menos que 9,5 litros de deslocamento. Sim, também achamos difícil de acreditar mas, aparentemente, é real.

O projeto, batizado Factory Five F9R, foi anunciado no SEMA Show 2019. Ele ainda não começou a ser fabricado – isto só vai acontecer em 2020 ou 2021 de acordo com a empresa – mas o desenvolvimento já está praticamente concluído. E, só de olhar, o bicho já impressiona.

O estilo é bastante agressivo, com algo de Chevrolet Corvette C7, Aston Martin Virage (especialmente nas proporções da dianteira) e até um pouco de Lexus LFA (na traseira), tudo amarrado com um body kit igualmente extremo, com enormes spoilers, uma asa traseira gigante e, para dar aquele toque retrô, uma persiana sobre o vigia traseiro. O carro tem estrutura tubular e carroceria de fibra de carbono, coberta por uma camada de verniz translúcido, que poderá ser incolor ou tingido, para deixar à vista a trama do material. Segundo a Factory Five, o peso total do carro deve ficar em menos de 1.100 kg, o que é pouquíssimo para um supercarro com suas pretensões.

A estrela da festa, contudo, é mesmo o motor V12. Trata-se de um projeto externo, feito pela australiana Race Cast Engineering, que pode ser resumido como um V8 LS com quatro cilindros a mais. Faz sentido porque o projeto do GM LS é consideravelmente simples e old school, com comando pushrod, alto torque em baixo giro e construção extremamente robusta e flexível.

Isto posto, não estamos falando de um V8 com mais meio V8 soldado em uma das extremidades. O negócio aqui é mais refinado, usando como base as medidas e outras características dos V8 LS – como o diâmetro dos cilindros de 104 mm, como os LSX de sete litros; e o curso de 92 mm dos LS menores. O bloco é de ferro fundido, o virabrequim é capaz de girar a até 7.100 rpm, e a proposta foi manter a simplicidade e a resistência, apostando no deslocamento e na quantidade de cilindros para entregar rendimento.

First start of V12 LS engine for new Factory Five Supercar.

Posted by Factory Five Racing on Wednesday, October 23, 2019

O resultado são 755 cv a 6.500 rpm, com o pico de 96 kgfm de torque aparecendo a 4.900 rpm. Isto posto, entre 3.500 e 6.500 rpm o V12 já desenvolve mais de 80 kgfm. O negócio aqui é força bruta mesmo, como podemos constatar no vídeo abaixo.

Posted by Factory Five Racing on Friday, November 15, 2019

Os australianos ainda dizem que, com um comando mais agressivo e um acerto mais extremo, o V12 de 9,5 litros (como é bom digitar isto!) é capaz de chegar tranquilamente e com relativa segurança aos 1.000 cv.

O V12 não será o único motor disponível no Factory Five F9R, porém: conforme a legislação norte-americana, o carro será vendido sem motor, e este será entregue à parte, podendo ser um V8 LS Chevrolet all stock, um Ford Coyote, ou tecnicamente qualquer crate engine que estiver disponível nos Estados Unidos.

Eles também prometem que o FF9R será revelado em “carne e osso” em fevereiro de 2020, com a fabricação começando, na pior das hipóteses, nos primeiros meses de 2021. E eles já estão aceitando encomendas!